fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Dúvidas sobre COVID-19: uso de máscara, luvas e higienização

A COVID-19 tem mudado a forma de viver e de se relacionar. Em 11 de março de 2020, foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. E mesmo antes desta data já se falava muito sobre formas de prevenção, tratamentos e vacina.

Na Semana da Enfermagem 2020, foi transmitida uma talk ao vivo específica sobre o assunto da COVID-19: contextualização das pandemias do mundo, como age o vírus no nosso corpo, contaminação e transmissão. Sabendo que este é um assunto pertinente à comunidade trazemos para vocês os principais tópicos apresentados pela professora do curso Técnico em Enfermagem, Enfermeira Michelle Ruprecht, mestre em saúde coletiva pela UNISINOS e especialista em Controle de Infecção Relacionado à Assistência em Saúde pela UNIFESP.

“A prevenção é pensada no coletivo e não apenas no individual. Usar máscara, higienizar as mãos é sim uma forma de prevenção individual, mas também é pensar no coletivo. Usar proteção te protege e protege o outro.” Michelle Ruprecht em 21 de maio de 2020.

Cuidados com fake news e verdades absolutas

As dicas que estão sendo relatadas abaixo, podem sim sofrer alterações a medida que o vírus for mais estudado. Cuidado com as fontes de informação: informações vindas do whatsapp ou outros aplicativos de comunicação. Escolha as fontes confiáveis: Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Sociedade Brasileira e Infectologia.

Preciso sair, como me proteger?

  • Uso de máscara (obrigatório).
  • Evite aglomerações e espaços fechados.
  • Evite levar as mãos a boca, nariz ou rosto. Se precisar fazê-lo na rua (para ajustar a máscara), higienize suas mãos antes com álcool gel.
  • Se tossir ou espirrar, faça uso da etiqueta respiratória, sempre no braço, próximo ao cotovelo e nunca nas mãos. Assim, você evita de contimar o ambiente!
  • Mantenha uma distância de 1,5m entre as pessoa (no mínimo 02 passos), mesmo que para conversar.
  • Não tire a máscara para “conversar melhor”, assim você se coloca em exposição.
  • Lave as mãos com água e sabão sempre que retornar para casa. Se possível sempre que o ingressar e sair no ônibus, carro particular ou de aplicativo higieniza as mãos com álcool gel.

Como devo descartar a máscara utilizada?

A máscara descartável deve ser descartada no lixo orgânico. Se possível armazenada em um sacos plástico devidamente lacrado. Assim você protege outras pessoas do serviço de coleta.

Como devo higienizar minha máscara de tecido?

A máscara de tecido deve ser lavada e desinfectada separada das demais roupas.

Você pode higienizar com água e depois desinfectada com solução de água e água sanitária, vulgo, “misturinha” (15 ml de água sanitária/cloro* – colher de sopa rasa – ativo por 1 litro de água)** de 20 a 30 min. Secar ao sol e se possível passá-la depois.

E também pode ser higienizada somente com água e sabão, secada ao sol e depois passá-la. O novo coronavírus tem uma proteção lipídica que é destruída mesmo apenas com o uso do sabão, informação muito importante principalmente para as pessoas têm alergia ao hipoclorito.

*o teor do cloro ativo deve ter entre 2,0 e 2,5%.

**proporção recomendada pelo Conselho Federal de Química (CFQ).

Por que eu devo utilizar máscara mesmo sem sintomas?

Para proteger a si e os outros. Há estudos que indicam a eficácia do uso da máscara na disseminação do vírus. O uso da máscara não substitui a necessidade do distanciamento de 1,5m (dois passos) entre as pessoas.

Dicas de uso da máscara

  • A máscara de tecido deve ser trocada durante o dia. O ideal é que cada pessoa tenha em média 5 máscaras, e que faça a troca de 2h em 2h ou quando senti-la úmida.
  • As máscaras de acrílico, faceshield, devem ser utilizadas como complementação da proteção de máscara descartável ou de tecido. E higienizadas a cada atendimento ou de hora em hora com álcool 70%.
  • A máscara deve cobrir seu nariz e abaixo do queixo, este é o tamanho ideal para o seu rosto.
  • Higienize suas mãos antes e depois de manusear a sua máscara.
  • Retire as máscaras sempre pelas alças, pelos elásticos, nunca toque no tecido da máscara, pois é a área de contaminação.

E as luvas, quando devo utilizar?

Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha, você deve usar luvas quando: trabalhar na área da saúde ou estiver cuidando de alguém doente.

As luvas devem ser descartadas da mesma forma que as máscaras: no lixo orgânico dentro de uma sacola plástica devidamente lacrada.

O que e quais superfícies higienizar?

Estações de trabalho, alimentos, mesas, maçanetas de portas, interruptores de luz, objetos de uso comum, computador, teclado, mouse, mesa, celular etc.

O local de trabalho deve ser higienizado de acordo com a demanda de trabalho. Estações de trabalho sem grande rotatividade de pessoas podem ser higienizadas a cada turno e de preferência pelo seu usuário. Outras superfícies precisam ser higienizadas a cada atendimento ou de 2h em 2h horas.

Todas as suas compras do mercado, embalagens de recebidos e entregas a domicílio devem ser higienizadas.

Como faço a higienização adequada?

Com pano umedecido em álcool 70% ou com pano umedecido com diluição de água com água sanitária/alvejante/cloro ativo.

Qualquer álcool gel serve para se prevenir contra o vírus?

Não. Estudos mostram que o álcool 70% é o mais eficaz no combate ao vírus pela tempo de ação na superfície até evaporar eliminando o vírus da superfície.

Para as mãos

Dê preferência sempre ao álcool gel 70% ou a higienização com água e sabão (por mais de 20 segundos). Estudos indicam que o álcool líquido pode vir a ser muito agressivo à pele causando dermatites e/ou intoxicação por álcool.

Para superfícies e objetos

Álcool líquido 70% ou diluição de água e água sanitária cloro ativo ou alvejantes.

Por que não o álcool 40%?

Por que sua concentração de álcool é muito menor e não possui a concentração necessária para reagir e combater o vírus.

Por que não o álcool 90%?

Porque ele evapora muito rápido e não possui o tempo necessário de reação para combater o vírus na superfície.

Estas são as nossas dicas. Veja na íntegra a talk da Enfermeira Michelle e esclareça suas dúvidas. Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gabriel de Oliveira
Gabriel de Oliveira
3 anos atrás

Excelentes dicas, vamos todos nos cuidar!

2
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x