A importância do estágio no curso Técnico em Enfermagem

O estágio curricular obrigatório é um dos mais importantes módulos de formação do Técnico em Enfermagem para a conclusão do curso. E, muitas vezes, é facilitador da inserção do aluno, futuro profissional, no mercado de trabalho.

Estágio: durante ou após a carga horária teórica

O aluno deve ao procurar pelo curso de seu interesse se informar sobre as parcerias e convênios proporcionados pela instituição de ensino.

Esta etapa geralmente requer dos estudantes dedicação de aproximadamente 400 horas de estágio antes de se formarem.

Algumas instituições de ensino concedem o estágio curricular obrigatório diluído em diversos encontros ao longo dos módulos/etapa do curso. Outras oferecem uma etapa específica para a rotina prática da profissão – realizando o encaminhamento do aluno ou não. Esta questão dependerá da proposta pedagógica de cada instituição. Então, é fundamental prezar por instituições de ensino que valorizam esta etapa.

Aqui na Escola de Enfermagem da Paz, ressaltamos a importância dos estágios curriculares obrigatórios ao final do curso, ou seja, ao término de toda a carga horária teórica. Desta forma, o aluno conhece todos os setores do hospital, assimila a teoria através da realidade vivenciada no dia a dia e possui maior autonomia e segurança quanto ao contexto geral da sua formação.

O estágio, segundo a diretora da Escola da Paz, Enfermeira Maria Análise Rodrigues:

“É um processo de aprendizagem indispensável no ensino da enfermagem. A Escola disponibiliza um enfermeiro supervisor de estágio para cada nove alunos.

O Estágio como porta de entrada ao mercado de trabalho

Os estudantes passam a vivenciar a rotina profissional e criar sua própria rede de contatos com profissionais da área.

Na Escola da Paz os professores enfermeiros são reconhecidos na área da saúde, tendo alguns cargos de coordenação e chefia nas instituições de saúde, logo para o aluno é a oportunidade de criar sua rede de contatos. O bom aluno, que se tornará um ótimo profissional, será lembrado na hora de uma futura contratação diretamente ou por indicação.” salienta Diretora Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues.

As parcerias entre empresas e escolas favorecem os alunos da instituição conveniada, através da divulgação exclusiva de vagas ou até mesmo da indicação dada pelos professores.

“O estudante deve ficar atento às empresas conveniadas à escola e ao corpo docente, pois se são profissionais com experiência, com certeza servirão como ponto entre a escola e o mercado de trabalho”, aponta a diretora da Escola de Enfermagem da Paz, Maria Anália Hansen Rodrigues.

Crescimento – estágio foi um diferencial na carreira do técnico em enfermagem Volnei Ayres, formado em 2010

Para o Técnico em Enfermagem, Volnei Ayres, formado pela Escola de Enfermagem da Paz em 2010, o estágio foi um grande diferencial para o entendimento da rotina e sucesso profissional.

“Foi a própria escola que ofereceu o estágio através do convênio com uma instituição de saúde. Com certeza esse é um dos primeiros passos para o sucesso profissional e o estágio oferecido pela própria instituição acarreta num peso maior quando a pessoa entra no mercado de trabalho”, afirma.

A formação aliada ao estágio garantiu a Volnei uma posição no maior complexo hospitalar privado do Estado. A partir do estágio curricular obrigatório que o estudante conhece a realidade de cada área dentro da Enfermagem, facilita escolhas para o futuro profissional como a busca por qualificação profissional especializada em determinada área. Como foi o caso de Volnei, que com a boa perspectiva de carreira, decidiu investir em uma um curso de qualificação pós-Técnica.

“Após me formar como técnico, já busquei uma especialização na própria escola, a de instrumentação cirúrgica. Hoje atuo na Unidade de Internação de Transplantados e transplante de Medula Óssea, como instrumentador cirúrgico” conta.

Ao escolher um curso que dará aos estudante um profissão no futuro, é importante analisar todos os âmbitos desta escolha: quais instituições de saúde, professores. Pois poderá ser uma ponte para uma boa colocação no mercado de trabalho e também a qualidade da sua formação quanto profissional.