fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Saiba como ter motivação para não desistir de estudar e seguir em frente

É preciso ter motivação para não desistir de estudar mesmo diante de imprevistos, de situações ruins e de períodos de incertezas e turbulência, como o que estamos vivendo atualmente no Brasil. Afinal de contas, o estudo possibilita mudar de vida e ter uma carreira mais promissora.

Para alcançar o sonho de se formar e conquistar um diploma, não basta dominar boas técnicas de estudo. Na maioria dos casos, aqueles que se dedicam mais e que são organizados nos estudos são os que recebem a aprovação.

Tendo isso em mente, trouxemos algumas dicas relevantes para que você mantenha o foco em seu projeto de concluir um curso. Com elas, esperamos motivá-lo a seguir em frente e mudar de vida por meio do estudo. Confira e boa leitura!

Planeje seu futuro

A primeira dica é planejar o seu futuro. Leve em consideração que tudo isso que você está estudando hoje vai ter efeitos em um futuro bem próximo e vai proporcionar um bom cargo, melhores viagens, mais conhecimento, estabilidade financeira e muito mais. Saiba que não importa quais sejam seus objetivos, pois o importante mesmo é que eles mantenham você bem motivado para conquistá-los.

Tenha um plano de ação

Se você não tem metas definidas e não sabe para onde deseja ir, como quer alcançar resultados positivos? Como você vai saber se está chegando lá? É preciso fazer um plano de ação e um levantamento da sua meta para, então, atingir seus objetivos.

Pergunte-se:

  • é preciso finalizar um curso profissionalizante, mas por que você deseja seguir essa profissão? O que você quer tanto que aconteça que hoje não está acontecendo?
  • Qual é sua situação atual de forma detalhada?
  • Quais atitudes já tomou até agora para conseguir a aprovação?
  • O que já funcionou antes que você pode aplicar em seu processo de estudos?
  • O que pode ser feito hoje para ter mais condições de ser aprovado?
  • Quais são seus recursos?
  • Quais são suas opções?
  • Como, quando e onde vai estudar? Do que você precisa?

Esses são bons exemplos de perguntas que fazem com que a desistência jamais seja uma possibilidade na sua vida. A partir do momento em que você estiver comprometido com seus objetivos, vai ser a hora exata de colocar tudo em prática.

Lembre-se do motivo pelo qual está estudando

Você jamais pode se esquecer do motivo inicial que o levou a estudar. Uma excelente dica é criar o seu “mural dos sonhos”. Lembrando que é preciso deixá-lo em um lugar bem visível, na sua área de estudos.

Nesse mural, procure anexar fotos da empresa onde deseja trabalhar e anote também as vantagens dessa carreira escolhida. Se possível, insira um contracheque atualizado do cargo que você pretende ocupar.

Pense sempre positivo

Você é uma pessoa que fica cheia de preocupação assim que se lembra da quantidade de tarefas que precisa fazer em pouco tempo? Se sim, procure relaxar. Pensar assim não vai levar você a nada. O mais indicado é anotar todas as atividades que precisa fazer durante o dia ou semana e reorganizar seu tempo. Saiba que ficar se lamentando por não ter entendido a matéria não vai adiantar.

Estude e anote todas as dúvidas que tiver sobre os conteúdos para perguntar ao amigo, ao professor ou então para pesquisar na Internet. Jamais fique chateado com você mesmo quando não conseguir fazer alguma tarefa ou quando não tiver tempo para colocar as matérias atrasadas em dia. É só se planejar que tudo vai dar certo.

Crie uma rotina de estudos

É importante conhecer uma técnica de base científica para, então, desenvolver um hábito. Que tal repetir uma rotina (no seu caso, a rotina de estudos) durante três semanas? Lembrando que é preciso ser durante o mesmo período de tempo e sempre no mesmo horário, seja final de semana, dia útil ou feriado. O ideal é sentar, ligar seu cronômetro e levantar apenas depois do período que determinou para os estudos. Fazendo isso, você consegue criar um hábito.

Esse hábito contínuo vai ajudar você a manter a motivação para não desistir de estudar. O atleta que malha todos os dias, se parar, vai sentir falta da rotina. Dessa forma, você vai sentir falta de malhar seu cérebro. Lembre-se de que esse tipo de vício importante e saudável de estudar vai fazer parte dos seus dias até que você alcance seu objetivo.

Converse com outras pessoas do meio

É fundamental trocar ideias com pessoas que estão passando pela mesma rotina que você e que entendem a dificuldade que está enfrentando. Muitas vezes, ter esses momentos para desabafar acaba tirando um peso de você, fazendo com que se sinta mais leve e aliviado.

Ao saber que não está sozinho nessa jornada de estudos e que pode contar com outras pessoas, você vai ter um grande motivo para continuar tentando. Dica: relacione-se sempre com pessoas que realmente torcem pelo seu sucesso.

Tenha um tempo para o descanso

É preciso ter uma pausa para o descanso. Se você está com muito sono e nem mesmo a cafeína está ajudando, saiba que há um problema sério no seu planejamento diário. Você precisa dormir bem, pois quando se estuda cansado, não há rendimento algum, afinal de contas, você tem que “reiniciar o cérebro” para que possa continuar os trabalhos.

Tenha certeza de que, quando você recuperar suas energias, vão surgir novas ideias para aquele problema que parecia não ter solução. Você vai resolvê-lo em um curto tempo. A motivação volta assim que você se recupera.

Não descuide da saúde

Não adianta passar noites sem dormir para entender os tópicos de cada matéria com exatidão. Caso você queira aprender bem os conteúdos e se diferenciar da concorrência, é preciso se preocupar com a saúde. Então, busque sempre ter uma alimentação balanceada, um sono de qualidade e praticar exercícios físicos com frequência.

Pode ter certeza de que nenhuma pessoa que esteja com a mente cansada consegue encontrar forças e motivação para superar seus próprios limites. É fundamental reservar um tempo para cuidar de si mesmo. Quando você tem uma rotina organizada, torna-se muito mais fácil cumprir as metas de estudos do dia a dia e fazer uma ótima preparação. É como diz o velho ditado popular: “mente sã, corpo são”. É preciso pensar nisso e estudar sempre com qualidade.

Por fim, é importante mencionar que apenas uma instituição de ensino de qualidade é capaz de ajudar os alunos em relação aos estudos, afinal de contas, quando se tem uma boa estrutura e uma equipe docente de excelência, fica mais fácil ter motivação e dedicação. Por isso, é fundamental considerar esse fator antes de escolher onde estudar.

Portanto, é necessário ter um cuidado especial para selecionar uma instituição séria, que tenha total comprometimento com o desenvolvimento acadêmico e, claro, com a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Enfim, essas dicas que citamos aqui são essenciais e vão ajudar você a ter motivação para não desistir de estudar. Procure não perder tempo com pensamentos negativos. Siga nossos conselhos e realize o seu sonho de concluir um bom curso. No final, saiba que há apenas dois tipos de alunos: aqueles que passam e aqueles que desistem.

E aí, as dicas foram importantes para você? Aproveite e compartilhe o texto nas suas redes sociais para motivar seus amigos e ajudá-los a não desistir dos estudos!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x