Escola da Paz

A Escola de Enfermagem da Paz é uma Instituição de Ensino pioneira em educação na área da saúde com o objetivo formar os melhores profissionais da saúde em nível técnico, e ainda oferecer qualificações para que estes profissionais possam atuar com maior autonomia e qualificação.

Reconhecida e recomendada no ambiente profissional da área da saúde, a Escola de Enfermagem da Paz já formou, aproximadamente, 10 mil profissionais entre auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, especialistas em enfermagem do trabalho e outros.

Nossa trajetória

A Escola de Enfermagem da Paz abriu suas portas em 1986 para dar continuidade à trajetória percussora de ensino no Vale do Rio dos Sinos da Escola de Auxiliares de Enfermagem Jaci Porto, da Cruz Vermelha Brasileira – Filial São Leopoldo.

Fundada por dois professores e enfermeiros da Escola Jaci Porto, que se empenharam em possibilitar a continuidade da formação dos seus alunos, destacamos a presença incansável da atual diretora da Escola, Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues que desde o início acompanha o crescimento da Instituição com dedicação e preocupação no nível de ensino oferecido.
 
Em 2016, a Escola de Enfermagem da Paz completou 30 anos de história e reconhecimento de sua atuação no ensino da área da saúde.
 
Desde a sua fundação, tem o compromisso de formar profissionais na área da Enfermagem  com eficácia, autonomia, ética e respeito ao ser humano. Desta forma, contribuindo para melhoria da qualidade de vida individual e da sociedade.
 

Missão

Formar prossionais competentes e qualificados que compreendam seu papel social como pessoas que cuidam de pessoas.

Visão

Ser referência no ensino da área da Saúde (Enfermagem) no Vale dos Sinos e região metropolitana até 2021.

Valores

 Competência

 Cuidado

 Empatia

 Humanização

 Responsabilidade

Sustentabilidade

 

Objetivos

  • Formar profissionais, Técnicos em Enfermagem, capazes de atuar como agentes na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação dos que adoecem visando à integridade da pessoa humana.
  • Atualizar os profissionais da saúde, através do oferecimento de oportunidades para adquirirem conhecimentos teórico-práticos de qualidade e assegura padrão de excelência no ensino, através de cursos diferenciados e de práticas modernas.
  • Oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional, com estrutura física e organização pedagógica, que valorizam o aluno, fazendo-o sujeito de seu aprendizado e de sua transformação social.
  • Incentivar o desenvolvimento e pesquisa, especialmente na área da saúde, com ações que envolvam a comunidade em geral;
  • Preparar profissionais com conhecimentos na área da saúde, desenvolvendo suas habilidades, atitudes, postura e ética no desempenho de suas competências são finalidades da Escola.
  • Proporcionar as melhores condições e meios para a execução das atividades práticas do estágio.

Infraestrutura

A Escola de Enfermagem da Paz proporciona aos seus alunos a oportunidade de adquirir conhecimento cientifico numa escola que, além de tradição, oferece um ambiente agradável e bem estruturado.
 
A Escola conta com:
  • Dez salas de aula com audiovisual, arejadas, climatizadas e com ótima iluminação; garantido excelentes condições de ensino.
  • Um laboratório de procedimentos equipado com máquina de hemodiálise, balanças antropométricas, camas, macas, bonecos de treinamento adulto e infantil, prancha de salvamento, entre inúmeros outros materiais e instrumentos utilizados em aulas práticas.
  • Biblioteca com mais de 1600 títulos cadastrados em seu acervo, revistas de enfermagem, publicações e polígrafos da Secretaria de Saúde. O aluno conta também com fitas DVDs para empréstimo.
  • Espaço de informática, com computadores para pesquisas, aulas de informática e elaboração de trabalhos escolares.

     

     

Para complementar os ambientes didáticos, a Escola de Enfermagem da Paz conta com um amplo espaço, bancos e bar, onde os alunos se encontram durante os intervalos e desenvolvem laços de amizade iniciados em sala de aula.

Equipe diretiva

Diretora:
Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues (Coren/RS nº5083)
direcao@escoladapaz.com.br

Gerente Administrativo:
Sheila D. Hansen Rodrigues (Cra/RS nº29900)
 
Coordenação Teórica:
Enfermeira Inês Hennemann Klaser (Coren/RS nº 9373)
 
Coordenação de Estágio: 
Enfermeira. Maria Regina Ferreira (Coren/RS nº23509)
 
Supervisão Pedagógica:
Susana Beatriz de Oliveira (Mec nº9501568)