Escola da Paz

A Escola de Enfermagem da Paz é uma Instituição de Ensino pioneira em educação na área da saúde. Tem como objetivo formar os melhores profissionais da saúde em nível técnico, além de oferecer especializações para profissionais já formados da área. Reconhecida e recomendada no ambiente profissional da área da saúde, a Escola de Enfermagem da Paz já formou, aproximadamente, 10 mil profissionais entre Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Especialistas em Enfermagem do Trabalho e outros.

Trajetória

A Escola de Enfermagem da Paz abriu suas portas em 1986 como  continuação da trajetória percussora (pioneira) de ensino no Vale do Rio dos Sinos, da então Escola de Auxiliares de Enfermagem Jaci Porto, da Cruz Vermelha Brasileira – Filial São Leopoldo.

A Escola foi fundada por dois professores e enfermeiros da Escola Jaci Porto, que se empenharam na continuidade da formação dos seus alunos. Dentre seus fundadores, destacamos a presença incansável da diretora da Escola, Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues que desde o início vem acompanhando o crescimento da Instituição em sua função como diretora.
 
No ano de 2011, a Escola de Enfermagem da Paz completou 25 anos de ininterrupta, qualificada e reconhecida atuação no ensino da área da saúde. Desde o seu início, vem formando profissionais na área da Enfermagem com inadiável missão de habilitar cidadãos capazes de desenvolver as suas atividades profissionais com eficácia, autonomia, ética e respeito ao ser humano. Contribui, assim, para melhoria da qualidade de vida individual e da sociedade.
 

Objetivos

A Escola de Enfermagem da Paz procura atualizar os profissionais da saúde, através do oferecimento de oportunidades para adquirirem conhecimentos teórico-práticos de qualidade e assegura padrão de excelência no ensino, através de cursos diferenciados e de práticas modernas.
 
A Instituição oferece cursos técnicos e de qualificação profissional com estrutura física e organização pedagógica que valorizam o aluno, fazendo-o sujeito de seu aprendizado e de sua transformação social.
 
Incentivar o desenvolvimento e pesquisa, especialmente na área da saúde, com ações que envolvam a comunidade em geral e preparar profissionais com conhecimentos na área da saúde, desenvolvendo suas habilidades, atitudes, postura e ética no desempenho de suas competências são finalidades da Escola.
 
Além disso, busca proporcionar as melhores condições e meios para a execução das atividades práticas do estágio.
 

Infraestrutura

A Escola de Enfermagem da Paz proporciona aos seus alunos a oportunidade de adquirir conhecimento cientifico numa escola que, além de tradição, oferece um ambiente agradável e bem estruturado.
 
A Escola conta com:
 
  • Dez salas de aula com audiovisual, arejadas, climatizadas e com ótima iluminação; garantido excelentes condições de ensino.
  • Um laboratório de procedimentos equipado com máquina de hemodiálise, balanças antropométricas, camas, macas, bonecos de treinamento adulto e infantil, prancha de salvamento, entre inúmeros outros materiais e instrumentos utilizados em aulas práticas.
  • Biblioteca com mais de 1600 títulos cadastrados em seu acervo, revistas de enfermagem, publicações e polígrafos da Secretaria de Saúde. O aluno conta também com fitas DVDs para empréstimo.
  • Espaço de informática, com computadores para pesquisas, aulas de informática e elaboração de trabalhos escolares.

     

     

Para complementar os ambientes didáticos, a Escola de Enfermagem da Paz conta com um amplo espaço, bancos e bar, onde os alunos se encontram durante os intervalos e desenvolvem laços de amizade iniciados em sala de aula.

Equipe diretiva

Diretora:
Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues (Coren/RS nº5083)
direcao@escoladapaz.com.br

Gerente Administrativo:
Sheila D. Hansen Rodrigues (Cra/RS nº29900)
 
Coordenação Teórica:
Enfermeira Inês Hennemann Klaser (Coren/RS nº 9373)
 
Coordenação de Estágio: 
Enfermeira. Maria Regina Ferreira (Coren/RS nº23509)
 
Supervisão Pedagógica:
Susana Beatriz de Oliveira (Mec nº9501568)