05 razões para fazer Enfermagem

Laura Pita

05 razões para fazer Enfermagem

O que preciso para fazer um curso técnico em enfermagem? Separamos 05 razões que nos movem.

Com os nossos 30 anos de experiência no ensino da área da saúde, após muitas aulas de enfermagem, muita troca de experiências nas relações humanas; do convívio com milhares de pessoas que passaram pela nossa instituição - alunos e professores - pensamos que precisávamos compartilhar com a comunidade sobre as nossas motivações.

E separamos alguns motivos para fazer parte da Enfermagem

Quando tomamos a decisão profissional por uma área, é inegável que se faz necessária a busca por conhecimento sobre ela e ainda se há sinais que nos identifiquem com o perfil necessário a ela. Procuramos um propósito, queremos fazer parte de forma autêntica e integral.

1. É fascinante

Sentir prazer em fazer as tarefas cabíveis ao nível de instrução do profissional da Saúde é imprescindível.

2. É gratificante

O trabalho de entrega, dedicação, empenho tem o resultado além do bem-estar do paciente o olhar de satisfação dele e de seus entes queridos. Pessoas que torcem pela melhor e reconhecem em você todo esse esforço.

3. É entrega e dedicação

Acolher, cuidar, proteger. Humanidade é essencial.

O profissional da saúde e principalmente da Enfermagem deve ser um apaixonado por pessoas. Seu trabalho, sua atenção, seu respeito, sua dedicação e sua empatia são dedicados 100% a elas. Lembre-se o trabalho do cuidado não pode ser destinado a máquinas.

4. 100% feito por e de pessoas

É o fruto do trabalho, o profissional lidará diretamente com pessoas, o tempo todo. É necessário muita paciência, solidariedade, humanização. Saiba que é uma habilidade essencial na prática da Enfermagem. A profissão é a ciência do cuidar.

5. Escolhi cuidar e não tratar

Muitas pessoas confundem cuidar e tratar, são conceitos diferentes e amplos na área da saúde, porém destinam-se a profissões diferentes.

A Enfermagem é a ciência do cuidar, é se dedicar integralmente a um paciente e entender suas limitações físicas, emocionais. O cuidar necessita de mais do que simples ato do cuidado, requer reflexão, pensamento crítico, interesse pelo problema, preocupar-se em encontrar soluções mais adequadas. Também necessita da prudência, cautela, zelo, responsabilidade e preocupação.

Ciência do cuidar - no que se baseia?

Fizemos um checklist em 08 passos de como você pode treiná-la.

A ciência da Arte do Cuidar em 08 passos:

1. Aprender a escutar;
2. Acolher o outro;
3. Aprender com todos e partilhar o aprendizado com os outros;
4. Se colocar à serviço das necessidades do outro sem descuidar das próprias;
5. Estar atento e acompanhar às mudanças;
6. Ser coerente. A comunicação transcende as palavras, é composta também de nossos gestos, atitudes, expressões faciais, tom de voz e até do silêncio;
7. Evitar rotular as pessoas;
8. Entender que assim como o tempo é precioso para os profissionais, ele o é também para os pacientes.
 

“A humildade e o sentimento genuíno de querer aprender com os outros são muito eficientes para criar harmonia. O oposto é imaginar que você está aqui para ensiná-los. ”

            Maria Júlia Paes da Silva em “O Amor é o Caminho - maneiras de cuidar” de 2005. 

Perfil da Enfermagem no Brasil

Comentários

Posts Relacionados