Alunos do Técnico em Enfermagem desenvolvem a humanização na Enfermagem

As relações entre técnico em enfermagem e paciente são cruciais para o tratamento. O profissional da saúde deve entender que seu ofício vai além de cumprir horário, de respeitar as normas de trabalho, e da prática e técnica. E por isso, que no aprendizado do Técnico em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Paz, o desempenho dessa habilidade vem antes do conhecimento técnico. Já que para desempenhar bem suas atribuições ele precisa entender que antes de tudo é humano.

A humanização é uma das habilidades mais essenciais dos profissionais da Enfermagem. O desenvolvimento do lado humano vem para confrontar o desgaste das relações devido à mecanização do atendimento na área da saúde. E ainda evitar a construção de barreiras como via de proteção às aproximações afetivas com paciente e acompanhante.

Sendo assim, cabe no exemplo o reconhecimento da vocação para demonstrar humanização em seus relacionamentos com futuros pacientes e entre seus colegas.

É nesta direção, que na grade curricular do Técnico em Enfermagem, temos a disciplina de Humanização e Ética profissional.

Os alunos do turno da noite da 42ª turma do Técnico em Enfermagem visitaram a Maternidade da Fundação Hospital Centenário de São Leopoldo para conhecer de perto a realidade das futuras mamães.

alunos da escola da paz humanização

Alunos da 42C com professora Enfermeira Simone Souza e a Coordenadora Teórica do Curso Técnico em Enfermagem Enfermeira Inês Hennemann Klaser.

Mas além da visita técnica, na noite do dia 16 de outubro, o maior objetivo da turma era levar doses de amor, carinho, afeto às mamães internadas na unidade e aos bebês. Conhecer de perto a realidade e as necessidades do outro, numa troca de experiências e vivências entre diferentes realidades.

Segundo a professora Enfermeira Simone Souza responsável pela atividade e incentivadora dessa e de várias outras ações sociais dentro dos 02 anos de curso:

Incentivar a humanização é fundamental, conhecer o outro, saber se relacionar com o paciente, desenvolver a ética são aprendizados constantes.

Gostou da atividade? Sua turma já fez alguma atividade parecida? Você participou? Compartilha conosco o que você achou e dissemine essa ideia para mais pessoas.

E nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.