Biblioteca da Escola da Paz reinaugurada com novo nome

Biblioteca da Escola da Paz com novo nome

Uma pequena cerimônia para alunos e colaboradores marcou a manhã do sábado, 04 de maio, a reinauguração da biblioteca da Escola da Paz.

A biblioteca da instituição foi renomeada por meio de concurso cultural do projeto “Biblioteca em Evidência” de 2018 envolvendo alunos, professores e demais colaboradores da Escola.

Segundo a Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, e também líder do departamento, Enfermeira Inês Hennemann Klaser, o entendimento da direção, coordenação e equipe da Biblioteca era que a instituição já havia um espaço de biblioteca que veio da antiga sede para a nova, porém sem identificação específica, por isso a necessidade de nomeá-la e reinaugurá-la então com o novo nome: Wanda Horta.

Concurso Cultural

O concurso cultural que envolveu a comunidade escolar foi uma iniciativa da equipe da Biblioteca: bibliotecária Eunice Koenig e da técnica em biblioteconomia Cyntia Renata Anicievscki que elaboraram o regulamento do concurso “Biblioteca em Evidência”, as ações e a dinâmica das atividades. De forma, que todos puderam sugerir nomes para a Biblioteca. As sugestões foram avaliadas com auxílio das justificativas pela escolha.

A reinauguração

Biblioteca da Escola da Paz com novo nome

Equipe da Biblioteca com as diretoras da Escola da Paz.

O evento para colaboradores docentes e discentes e alunos participantes do concurso cultural, também contou com a presença das autoridades escolares como as diretoras, pedagógica e administrativa, Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues e Sheila Hansen Rodrigues; da coordenadora teórica Enfermeira Inês Hennemann Klaser; da supervisora pedagógica Susana de Oliveira; do investidor Guido Hansen; da equipe da Biblioteca.

Foi da Coordenadora do Curso e líder da Biblioteca, Inês Hennemann Klaser, às boas-vindas aos presentes, na ocasião, Inês contextualizou os termos do concurso e os momentos propostos do evento.

Ao som da apresentação de violino de Emanuely dos Santos Stinieski, a técnica em biblioteconomia Cyntia Renata Anicievscki recitou o poema “Poema dos Enfermeiros” creditado a Lu Dias.

O nome escolhido

As sugestões propostas foram lidar pela assistente de Biblioteca Bruna Rodrigues dos Santos, que agradeceu o engajamento de alunos, professores e colaboradores ao concurso cultural. Os três nomes melhores avaliados de acordo com suas justificativas foram premiados. E ao término da premiação fora revelado o novo nome: Biblioteca Wanda Horta e com uma breve homenagem à personalidade da enfermagem que inspirou o novo nome através de um vídeo.

A sugestão vencedora foi da, então aluna, Keter Pereira de Oliveira com base na biografia de Wanda Horta e sua contribuição à Enfermagem com a ‘Teoria das Necessidades Básicas’ um grande diferencial para a área seu aprimoramento no atendimento humanizado. E com importante relação à missão da Escola da Paz que é “ensinar pessoas a cuidar de pessoas”.

Após a passagem do vídeo e apresentação dos feitos e biografia da personalidade Wanda Horta, a diretora pedagógica Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues agradeceu o empenho da equipe da Biblioteca, dos participantes do concurso e reiterou a importância da Biblioteca para o crescimento profissional:

“As necessidades humanas, propostas por Wanda Horta, foram diferenciais para a o aprimoramento e atendimento humanizado. E é o que fazemos aqui: ensinar pessoas a cuidar de pessoas com amor pela profissão e com cuidado pelo próximo.”.

E junto à Coordenadora Inês, reinauguraram a Biblioteca Wanda Horta.

Confira os três primeiros nomes:

  • 1° lugar: Wanda Horta
  • 2º lugar: Família Hansen
  • 3º lugar: Maria Anália Hansen Rodrigues

premiação aos participantes do concurso cultural

Todos os participantes foram premiados, além do 1º, 2º e 3º lugar. 

Conheça as outras sugestões:

Confraria da Paz; Canudo; Nightingale; Portowack; Anatomia dos livros; Biblionery; Pesquimagem; Semmelweis; Ana Justina Ferreira Neri; Legado e Memória; Lâmpada dos Livros; São Camilo de Lellis; Profilaxia da mente; Florence Nightingale

A reinauguração da Biblioteca Wanda Horta faz parte das celebrações da Semana da Enfermagem 2019 e das comemorações dos 33 anos da fundação da Escola, completados no dia 06 de maio.

Comentários

Posts Relacionados