Desmistificando o currículo

Como montar um currículo sem nunca ter trabalhado? Ou ainda estudando? Por onde começar? Quais são as informações mais relevantes?

Essas são algumas das dúvidas que muitos profissionais e estudantes têm na hora de preparar o seu currículo.

Primeiro tenha em mente que o currículo é o seu cartão de visitas. Então muita atenção, capricho e cuidado ao fazê-lo.

Dicas

• Não invente habilidades, trabalhos e atividades que você não fez ou não participou.
  • Seja profissional. Boa escrita e boa aparência são imprescindíveis.
  • Seja objetivo, claro e focado na área de interesse.
  • Seja sucinto: máximo de duas páginas com todas as informações necessárias para a vaga pretendida.
  • Mas eu não tenho experiência, o que acrescentar? Para o 1° emprego é importante ressaltar experiências obtidas no curso técnico, estágios, cursos livres e de extensão, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.
  • Não há necessidade de falar suas qualidades pessoais, dizer que é dinâmico e tem bom relacionamento interpessoal, por exemplo. Essas características serão avaliadas durante o processo seletivo.
  • Cuidado com os erros de português, qualidade do papel.
  • Opte por utilizar fonte Arial ou Times New Roman (fonte 12) de boa leitura.

O que não colocar no seu currículo

• Foto: só deve ser enviada quando empregador solicitar e optar por uma postura profissional, aquela foto da última festa que você ficou bacana ou do encontro de amigos no último domingo não contam!
  • Número de documentos: hoje as empresas, em sua maioria, só necessitam destes dados no momento da contratação. Além de sua segurança, o currículo é um documento que todos tem acesso.
  • Título “currículo vitae” ou “currículo”: afinal, a primeira coisa que deve ser vista é o nome do profissional.
  • Pronomes pessoais: ao invés de colocar “eu desenvolvi um projeto” substitua por “desenvolvimento de projeto”.
  • Informações negativas: profissionais que não possuem algum tipo de conhecimento não devem colocar essa informação. A melhor opção é não informar nada.
  • Nome de pais, marido ou esposa e filhos
  • Referências pessoais: se solicitado na descrição da vaga leve em separado no momento da entrevista.
  • Motivo de saída de empregos anteriores.
  • Pretensão salarial: somente cite se solicitado na descrição da vaga.
  • Certificados de cursos realizados.
  • Data e assinatura

Como montar seu currículo

Divida o documento em campos específicos:

1. Dados pessoais

O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. Não é preciso informar o CEP.

Atenção para o e-mail: Colocar um e-mail com endereço CORRETO e ATUALIZADO. Atenção aos e-mails pessoais que além de não ser pertinentes para um selecionador, não passam credibilidade. Ex: bruninhasimpatica@…

2. Objetivo

Colocar o cargo e área que pretende se candidatar. Preste atenção nesta informação, pois o objetivo deve estar condizente com a vaga que está concorrendo.

3. Resumo de qualificações

Coloque o que é importante para o cargo, as experiências, habilidades e cursos pertinentes para que o selecionador se interesse rapidamente por seu currículo.

4. Formação

O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

5. Experiências profissionais

Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.

6. Cursos complementares

Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.

7. Idiomas

O candidato precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, já que o recrutador poderá testá-lo durante a entrevista. A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.

8. Informática

O profissional pode informar seus conhecimentos em cada programa e categorizá-los. Quem fez curso na área pode colocá-lo seguindo o padrão usado nos cursos complementares.

9. Outras informações

Neste campo, o candidato pode informar experiências e trabalhos voluntários. Atividades feitas fora do horário de trabalho podem ser citadas, desde que tenham relação com o emprego ou destaquem as qualidades do profissional.

Gostou do nosso material com dicas desmistificando o currículo? Então, acho que você vai gostar também da nossa publicação sobre Modelo de currículo: confira agora 7 dicas para se destacar