Como conciliar trabalho e estudo? Aprenda com 5 dicas!

Laura Pita

como conciliar trabalho e estudo dicas

Atualmente, muitos jovens têm enfrentado uma rotina cansativa. Além de trabalhar, precisam estudar para ter uma carreira profissional. Em meio a essa realidade, com tantas tarefas para cumprir, conciliar trabalho e estudo torna-se um grande desafio.

A boa notícia é que é possível ter sucesso ao acumular as duas funções. Basta ter um bom planejamento e manter a disciplina. Além disso, é importante seguir algumas dicas valiosas. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura deste post.

1. Tenha um cronograma para suas tarefas

Com tudo organizado, sua vida como estudante e funcionário ficará mais fácil. A dica é fazer um cronograma para cumprir as tarefas diárias, separado por horários e dias de semana. Lembre-se de deixar o quadro com as anotações em um local de fácil visualização, para que possa ajustá-lo, caso haja necessidade.

É recomendado que, antes de dormir, você avalie seu cronograma, avaliando se foram cumpridas as tarefas do dia. Essa atitude ajuda a aprimorar seu planejamento e alcançar seus objetivos.

2. Aproveite o tempo livre

Não se esqueça de separar um tempo livre na rotina. O ideal é que você procure se divertir com amigos e familiares nos feriados e fins de semana. Se preferir, pode usar o tempo livre para você mesmo: assista um bom filme, leia um livro ou faça algo para se distrair.

Durante a semana, separe um tempo para uma pequena pausa. Pode ser ao chegar em casa, durante o jantar ou ao se levantar. Dessa maneira, sua mente e corpo ficarão renovados para iniciar um novo dia de trabalho e estudo.

3. Estabeleça prioridades

Essa dica pode fazer toda diferença no final de um dia cheio de compromissos. Isso porque ao estabelecer prioridades, você cumpre o que é essencial, ao invés de se distrair. Um bom exemplo é usar o tempo para a revisão de um teste ao invés de usar o celular para navegar nas redes sociais.

Outro caso pode ocorrer no trabalho. Caso seu chefe peça para fazer um relatório e você tenha disponível, faça imediatamente, para não acumular tarefas. Dessa forma, seu desempenho profissional e acadêmico terão mais qualidade.

4. Use a tecnologia ao seu favor

Com o uso de aplicativos, você pode gerenciar melhor seu dia a dia. Use e abuse de programas de anotações e outros similares que podem ser úteis para ajudar em sua organização.

Até mesmo o uso da câmera de seu celular pode ser seu aliado. Experimente tirar fotos de matérias que precisa estudar. Quando estiver no trajeto de sua aula, por exemplo, aproveite para dar uma olhada no que foi fotografado.

5. Peça apoio de amigos e familiares

Amigos e familiares são sempre ótimos suportes. Nos momentos mais complexos da vida, eles estão sempre prontos a ajudar. Por isso, não deixe de pedir auxílio nas tarefas de casa, quando estiver em semana de prova.

Explique aos mais próximos que o momento é de seguir em busca de seu sonho. Que até você se formar, conciliar trabalho e estudo ficará mais fácil se puder contar com a compreensão de cada um deles.

Por fim, vale ressaltar que com um bom planejamento é possível conciliar trabalho e estudo. Além disso, ter determinação é um fator crucial para conquistar seu diploma. Lembre-se que, para alcançar grandes sonhos, muitas vezes, é preciso renunciar a desejos momentâneos.

Agora que já conferiu as nossas dicas, queremos saber o que você pensa sobre o assunto. Deixe um comentário sobre o post! Sua opinião é muito importante para nós.

Comentários

Posts Relacionados