7 dicas de como escolher a melhor escola de enfermagem

Laura Pita

7 dicas de como escolher a melhor escola de enfermagem

Escolher a profissão que vai seguir ao longo da vida é uma decisão muito importante e deve ser analisada com bastante calma. Entretanto, se você já gosta da área de saúde, é preciso que invista na melhor escola de enfermagem para alcançar seus objetivos profissionais.

Para isso, é necessário prestar atenção na metodologia utilizada nas aulas, instalações da instituição de ensino, entre outros detalhes. Dessa forma, você consegue um diferencial em seu currículo ao optar por uma educação de qualidade, além de se tornar referência no mercado de trabalho.

Pensando em ajudar em sua profissionalização, vamos apresentar, ao longo do artigo, 7 dicas de como escolher a melhor escola de enfermagem e alavancar sua carreira. Vamos lá?

1. Infraestrutura da escola

A infraestrutura da escola de enfermagem é um fator que deve ser analisado pessoalmente. Não basta ver as fotos pela internet, visto que as imagens podem estar desatualizadas. Dessa forma, se possível, reserve um dia em sua agenda para conhecer as instalações da instituição de ensino.

Durante a visita, observe se as salas de aula são iluminadas, espaçosas e ventiladas. Também é importante verificar se os laboratórios de enfermagem estão devidamente equipados para a realização das aulas práticas. Só assim você vai ter certeza se o ambiente escolar atende a suas necessidades como estudante.

2. Grade curricular

A grade curricular precisa estar atualizada e de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Esse fator é importante porque o profissional saberá usar as técnicas mais atualizadas para o bem-estar dos seus pacientes quando sair da escola de enfermagem. Pensando nisso, confira quais são os módulos mais abordados durante o curso técnico em enfermagem:

  • fundamentos básicos de enfermagem;
  • fundamentos de enfermagem em ambientes especializados;
  • fundamentos de enfermagem preventiva e curativa;
  • estágio curricular obrigatório.

Na hora de analisar a grade curricular, verifique se ela está dividida em aulas teóricas e práticas. Além disso, é importante que também passe pelo estágio obrigatório, visto que só assim o aluno estará apto a vivenciar o dia a dia da profissão. Para que isso seja possível, procure saber se a escola de enfermagem tem convênio com hospitais e se a supervisão do estágio é realizada por um professor enfermeiro.

3. Curso autorizado pela Secretaria Estadual de Educação

Saber se o curso o é autorizado e reconhecido pela Secretarias Estaduais de Educação é outro ponto que deve ser analisado, pois isso garante que vai ter um ensino técnico de qualidade. Além de poder estudar em uma escola de enfermagem com credibilidade na área da educação, garantindo que não tenha surpresas desagradáveis ao longo da formação escolhida.

Para saber se o curso tem uma boa qualidade de ensino, é necessário realizar uma pesquisa de escolas credenciadas e reconhecidas no site da Secretaria Estadual e de Educação da sua região. Outro ponto importante, é verificar qual o material didático utilizado nas aulas, analisando se ele oferece uma boa experiência de aprendizado para você.

4. Qualificação dos professores

A qualificação do corpo docente da instituição é um grande indicador da importância com o ensino no local, pois profissionais com boa reputação não costumam se associar a escolas de enfermagem que não invistam em qualidade de ensino. Se a empresa em que vai estudar contar com professores bem-preparados, isso é um sinal de que ela se preocupa com a formação do aluno e com sua imagem no mercado de trabalho.

Além da formação dos professores, atente-se aos trabalhos e projetos que eles já desenvolveram e/ou desenvolvem. Afinal, é preciso considerar com cuidado esse profissional que é responsável por uma grande parcela de todo o conhecimento que você vai aprender durante o curso profissionalizante. Ao seguir essa dica, é possível ter uma formação bem mais completa.

5. Referências da escola técnica

Quando você está em busca de uma escola de enfermagem para se profissionalizar, deve ter em mente que é preciso buscar referências sobre a instituição de ensino. Para isso, pesquise a opinião de outras pessoas que estudaram no local. Se elas estiverem satisfeitas, é um bom sinal, já que garante que sua formação foi realizada com excelência.

Outra opção é verificar as opiniões nas redes sociais da escola técnica. Nelas, as pessoas costumam dizer qual o seu grau de satisfação com a empresa, se foram bem-atendidos, se o ensino é de qualidade, entre outros pontos pertinentes.

6. Custo-benefício

Com a crise econômica que o país enfrenta, é fundamental que analise se a instituição de ensino tem um bom custo-benefício. Para isso, as mensalidades devem ser de acordo com a infraestrutura e a qualidade do ensino prestado. No entanto, isso não significa que uma boa escola não pode oferecer mensalidades que caibam em seu orçamento. Por isso, pesquise bem antes de tomar qualquer decisão.

7. Tradição no mercado

Outro ponto que faz toda a diferença na hora de optar por uma escola de enfermagem é verificar sua tradição no mercado, ou seja, há quanto tempo ela atua na área de educação. Esse fator é imprescindível para verificar se a instituição conseguiu se readaptar, ao longo dos anos, às necessidades do mercado de trabalho.

Além disso, uma escola que atua há um bom tempo na área de enfermagem se consolida como referência no assunto ao fornecer uma formação de qualidade para seus alunos e garantir que os recém-formados fiquem preparados para enfrentar diversas situações na sua carreira.

Com as 7 dicas que apresentamos ao longo deste post, fica bem mais fácil escolher a melhor escola de enfermagem para estudar. Por isso, não se esqueça de verificar a infraestrutura, a grade curricular, a qualificação dos professores e as referências.

Ademais, confira se o curso é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação e se tem mensalidades que cabem em seu bolso. Dessa forma, conseguirá um ensino de qualidade em uma instituição que tem tradição no mercado.

Chegamos ao final de mais um artigo com dicas preciosas para sua carreira. Mas, se você não quer parar por aqui, o convidamos a entrar em contato conosco e conhecer a melhor escola de enfermagem para iniciar os seus estudos. Você não vai se arrepender!

Comentários

Posts Relacionados