Farmacologia: a bula como aliada

Conteúdos

farmacologia e pílulas

A Enfermagem é a profissão com diversas possibilidades de atuação. O profissional da Enfermagem pode trabalhar em lar de idosos, hospitais, clínicas, empresas, em domicílio e podendo também trabalhar em farmácias. 

O Técnico em Enfermagem possui diversos conhecimentos básicos em diferentes áreas da Enfermagem, como é no caso da farmacologia. 

A Farmacologia é o ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e respectivas classificações. Porém, no curso técnico estes são conhecimentos básicos com a finalidade de administração e cálculo de medicamentos. Já que dentro de outras profissões na saúde, como Farmácia, por exemplo, os conhecimentos são bem mais aprofundados. 

Esta disciplinas, no Técnico em Enfermagem, atualmente no terceiro e último módulo teórico do curso, trabalha como essas substâncias químicas podem ser administradas, ainda qual são os efeitos terapêuticos benéficos sobre algum processo de adoecimento no paciente. 

Administração de medicamentos pela Enfermagem

No Brasil, a administração de medicamentos é regulamentada pelo Decreto Lei n. 94.406/87, que regulariza a Lei n. 7.498/86 (Lei do Exercício Profissional de Enfermagem), conferindo respaldo legal à equipe de enfermagem para essa prática.

De acordo com essa lei, o agir do enfermeiro envolve a prevenção de erros, a garantia de maior segurança na assistência e, acima de tudo, a garantia dos direitos do paciente ou usuário. (FAKIH, 2009). Tendo a legislação em vista, ressalta-se que as ações do Enfermeiro são relacionadas ao respeito à dignidade humana e devem, dessa forma, ser pautadas pela responsabilidade. O conhecimento do Enfermeiro sobre os aspectos éticos e legais que envolvem o processo de medicação e suas implicações mostra-se de suma importância, tanto como forma de conscientização como para garantir maior segurança na assistência e assegurar os direitos do paciente.

A bula

Entendendo a necessidade da preparação do futuro profissional da Enfermagem para a administração de medicamentos, seus princípios ativos, e sintomar a que tem efeito. Nas atividades do curso Técnico em Enfermagem, a professora Enfermeira Simone Souza trabalha com seus alunos a leitura da bula de medicamentos. 

Seu papel na administração de medicamento é tão importante para administrar a dosagem. A bula possibilita mais conhecimentos de efeitos colateras, ingredientes, sintomas e indicações.

Para tornar a atividade mais prazerosa, os alunos foram convidados a elaborarem em grupos um catálogo de bulas, onde aprenderam sobre este grande aliado na admistração de medicamentos. Os catálogos foram distribuídos e confeccionados a partir dos diferentes sintomas nos quais o medicamento teria efeito. 

Que tal conferir os trabalho desenvolvidos por eles?

Mais imagens