Semana da Enfermagem 2017, encerra com simulação de APH

Voltada 100% para a disseminação do conhecimento, a Semana da Enfermagem deste ano foi bastante variada.

Com atividades de 15 a 19 de maio, abordou temas atuais e importantes para as equipes de Enfermagem, professores enfermeiros e alunos do Técnico em Enfermagem puderam trocar conhecimento.

Sem um mote específico, a Semana da Enfermagem 2017 trouxe assuntos diversos do imaginário da Enfermagem como: bate papo sobre trocas de experiências com alunos e ex-alunos, painéis sobre segurança do paciente e saúde mental – os preconceitos no atendimento e as famosas oficinas. Estas miniaulas com supervisoras de estágio abordando práticas como punção venosa, sinais vitais, queimaduras e primeiros socorros.

Sem nomes famosos da Enfermagem, mas feita com o conhecimento da casa e alguns convidados que já são de casa, os painéis se transformaram em grandes salas de aulas desconstruindo e aproximando assuntos sérios e importantes como Segurança do Paciente e Saúde Mental da vivência dos futuros Técnicos em Enfermagem.

Vem saber um pouco como foi cada atividade:

A Semana da Enfermagem iniciou com um bate papo bem informal com Técnicos em Enfermagem recém-formados, proporcionando uma troca de experiências com os alunos ingressantes no curso sobre suas visões sobre a profissão, o curso, estágio obrigatório, remuneração e mercado de trabalho.

bate papo com ex aluno

As oficinas deram uma pincelada de prática e conhecimento técnico e pontual sobre assuntos já citados. Ministrados pelas enfermeiras e supervisoras de estágio Ana Paula Viebrantz, Carolina Bernard e Cristina Zanini. Oportunizou 70 vagas por assunto para os alunos e ex-alunos do curso.

O terceiro dia de evento foi sobre de palestras. A primeira palestra do dia foi ministrada pela Enfermeira Kéli Brusius, gestora de higienização da Fundação Hospital Centenário, sobre o tema “Lixo Hospitalar e adequado descarte”, uma palestra muito didática sobre o tema. Aprendendo certo, só temos como fazer certo no mercado de trabalho, não é mesmo?

A segunda palestra do dia foi ministrada pela Enfermeira Simone Miranda, professora da Escola e também ministrante do curso Cuidador de Idosos da instituição, a profissional falou com os alunos presentes sobre os “Cuidados com Idosos” e como este tem sido um público que tem crescido exponencialmente, o que faz com o que os cuidados e os preparativos com este público também tem crescido.

O primeiro painel da Semana discorreu sobre “Segurança do Paciente”, mediado pela Enfermeira e Coordenadora Maria Regina Ferreira e composto pelas enfermeiras convidadas: Sarita Lovato, Kéli Brusius, Maria Inês Perin e Grasieli Krakeker. O painel aproximou os futuros Técnicos em Enfermagem dos aspectos sobre os cuidados do profissional para assegurar a segurança do paciente, as medidas de cada instituição de saúde, os riscos e as consequências, bem como a importância do assunto.

painel segurança do paciente eepaz

Os painelistas trouxeram para o debate que a segurança total não existe, é utopia, que enquanto profissionais é necessário tratar cada pessoa como um ser único. E que é necessário ao profissional se manter aberto ao conhecimento de forma humilde.

“Sejam curiosos e façam sempre da forma correta” Enfermeira Maria Inês Perin

“E na dúvida não façam, perguntem” Enfermeira Grasieli Krakeker

O painel de “Saúde Mental e os preconceitos no atendimento” ocorreu coincidentemente no dia da luta antimanicomial, no dia 18 de maio. Mediado pela professora Enfermeira Raquel Vieira e composto pela enfermeira convidada Ana Paula Viebrantz e enfermeiro convidado Paulo Favarin. Ambos com experiências na área de Saúde Mental.

painel saúde mental eepaz

O painel debateu desde a legislação do SUS para as doenças mentais, como o preconceito no atendimento entre as equipes de saúde com o paciente e no tratamento das doenças, a abordagem do paciente em surto, o CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial, entre outros assuntos alusivos ao tema.  Trouxe apontamentos necessários para a segurança do profissional no atendimento a paciente em surto como olhar a cena antes de intervir, que não há como cuidar do outro se não cuidarmos de nós antes.

“E termos a sensibilidade ao cuidar do outro é fundamental, é o valor que nos diferencia de máquinas.” Enfermeiro Paulo Favarin

Ambos os painelistas e a mediadora deixaram a mensagem de que é o entendimento que os profissionais da enfermagem também estão inseridos no contexto. Então é necessário que levemos o cuidado, atenção e sensibilidade como multiplicadores nas próprias equipes e famílias, casas, amigos.

A Semana ainda finalizou com simulação de APH na praça pública em frente à Escola, uma pequena demonstração sobre técnicas e práticas de resgate em veículo.

simulação APH