Teste vocacional: descubra como funciona e escolha sua profissão

Ao escolher a carreira que deseja seguir, é importante estar seguro da sua decisão, não é mesmo? No entanto, nem sempre é fácil saber em que área se tem vocação para atuar. Por isso, muitos profissionais escolhem fazer o teste vocacional para sanar as dúvidas, ajudando a encontrar esse propósito.

Para entender melhor sobre como funciona esse tipo de teste, preparamos este post para ajudar você a escolher uma profissão que esteja alinhada com o seu perfil pessoal. Vamos lá!

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é um tipo de programa utilizado por psicólogos, com o objetivo de auxiliar qualquer indivíduo na escolha da sua carreira profissional. Nele, são analisadas as vocações das pessoas avaliadas, por meio de perguntas sobre personalidade e habilidades.

É importante entender que, ao passar por esse tipo de avaliação, você se torna capaz de encontrar um caminho profissional com mais segurança. Nesse teste, as questões têm como objetivos:

• oferecer reflexões sobre quem é e em quais trajetos poderá seguir;
  • apontar as profissões que poderá gostar, aumentando as possibilidades;
  • confirmar caminhos que já esperava seguir;
  • apresentar novas opções que nem imaginava que existiam.

Como funciona esse tipo de teste?

No teste, ainda, serão feitos questionamentos sobre preferências pessoais, como:

• as matérias que mais gosta de estudar e em quais têm mais dificuldades;
  • em quais momentos se sente bem;
  • o local em que prefere trabalhar;
  • quais os seus “materiais” favoritos de trabalho — como pessoas, animais ou números.

Além dessas questões, você terá a chance de participar de outras entrevistas e dinâmicas — tudo para clarear mais os seus pensamentos e compreender melhor as suas possíveis expectativas.

Como aplicar o teste vocacional?

Após o momento teórico do teste, é preciso passar para prática! Assim, será possível alinhar as informações que já conseguiu detectar por meio do questionamento sobre aptidões e vocações da futura profissão.

Após essa fase, você poderá se encaixar nas seguintes áreas:

Biológicas

Normalmente, estão vocacionadas às profissões da área de biológicas as pessoas que possuem vontade de entender e se preocupam com o funcionamento do corpo.

Humanas

Já para quem gosta de lidar com pessoas, deseja se envolver nas esferas de trabalhos sociais, ter contatos interpessoais e contam com um bom repertório verbal, a área de humanas é o caminho a seguir.

Exatas

Se, com base em sua avaliação, você tiver mais predisposto às questões que envolvem raciocínios lógicos e apresenta facilidade no raciocínio espacial, de fato, as chances de trabalho na área de exatas será grande.

De qualquer forma, após descobrir suas características, é válido investir em entrevistas com pessoas que já trabalham em tal área profissional. Dessa maneira, você terá a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas em relação à prática do ofício.

Agora que já conheceu um pouco mais sobre o teste vocacional, vamos investigar se você tem habilidades correspondentes a um profissional da área de saúde. Preparado?

Você sabe qual é o perfil do profissional que atua na área da saúde?

O técnico em enfermagem é um dos profissionais que atua na área da saúde e que tem um papel fundamental na relação com o paciente. Seguir essa missão de cuidar e contribuir para que as pessoas voltem a ter uma qualidade de vida plena, certamente, é algo prazeroso e gratificante para ele.

Por outro lado, é preciso reconhecer algumas características necessárias para cumprir essas funções de maneira satisfatória, como:

• buscar sempre o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no curso técnico;
  • ser paciente;
  • possuir controle emocional;
  • saber trabalhar em equipe;
  • cuidar de pacientes de diferentes idades, inclusive de idosos;
  • lidar de maneira adequada e ter boa comunicação com os colegas de trabalho e demais pessoas.

Por fim, vale lembrar que, apesar do suporte que o teste vocacional dará, cabe a você tomar a decisão final! Por isso, analise com cautela as opções e comece, então, os seus estudos para o exercício de sua profissão.

Agora que conferiu sobre como funciona o teste vocacional, leia também sobre quais são as áreas de atuação do técnico em enfermagem. Até a próxima!