Formação
Pré-requisitos: profissionais graduados no campo da saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem ou estudantes da área de saúde (com conhecimento em biossegurança e procedimentos II). Estudantes a partir do 3º semestre.
Para bom andamento do curso, é necessário que o participante tenha noções epidemiológicas e tenha já feito a disciplina de Procedimentos de Enfermagem II ou equivalente no seu curso.
Próxima turma: início 26 de fevereiro de 2024
Horário: 10 encontros – 2x na semana, nas segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h30min
Carga horária: 40 horas/aula (10 encontros) – 1 hora/aula equivale a 50 minutos
Apresentação
O curso Sala de Vacinas e Imunização foi criado com o objetivo de qualificar os trabalhadores dos setores privados e públicos para a adequada atuação na sala de vacinas, como vacinadores.
Importante frisar que a atuação como vacinador se dá muito além da prática e da técnica da administração da vacina, se faz necessário a construção de um pensamento crítico epidemiológico e a compreensão de todas as questões burocráticas que envolvem a vacinação.
Durante o curso, o participante terá práticas (limpeza de bancada e montagem da caixa térmica), dinâmicas (análise e preenchimento das carteiras de vacinação) que o ajudem na aprendizagem durante os 10 encontros.
Ministrante
Enfermeira Michelle Ruprecht Redin
– Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
– Especialista em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas a Assistência em Saúde (UNIFESP).
Observações: Incluso polígrafo, certificado e brinde especial do curso.
Documentos para realizar a matrícula
Estudantes Técnico/Graduação:
- 01 foto estilo 3×4 (pode ser digital);
- Carteira de identidade e CPF;
- Comprovante de residência ATUAL;
- Estudantes nível técnico: Atestado de Matrícula em curso técnico na área da saúde + Histórico de Conclusão do Ensino Médio.
- Estudantes nível graduação: Atestado de Matrícula em curso de graduação na área da saúde.
Profissionais da Saúde:
- Enfermagem:
- Carteira profissional (COREN-RS).
- Comprovante de residência ATUAL;
- Outros profissionais da saúde:
- Diploma ou Histórico de Conclusão de curso na área da saúde*, 01 foto 3×4 OU carteira profissional contendo foto, filiação, RG, CPF e naturalidade.
- Comprovante de residência ATUAL;
*trazer cópia original para “comprovação conforme original”.
Grade Curricular
(RESUMIDA)
MÓDULO TEÓRICO
- Programa Nacional De Imunizações
- Responsabilidades Das Esferas De Governo: nacional, estadual e municipal
- Calendários Nacionais de Vacinação
- Fundamentos Dos Imunológicos: bases, imunidade inespecífica/específica, respostas primária e secundária, fatores relacionados ao vacinado e à vacina.
- Aspectos Técnicos e Administrativos da Atividade de Vacinação: equipe; organização e funcionamento da sala; especificidades; resíduos e cuidados com os resíduos; conservação dos imunobiológicos; procedimento para administração de vacinas, soros e imunoglobulinas; sistema de informação em imunizações: registros, arquivos, instrumentos.
- Procedimentos para a Administração de Vacinas: contraindicações, situações especiais, adiamento, vacinação simultânea e falsas contraindicações; contraindicações comuns a todo imunobiológico – adiamento da vacinação, vacinação simultânea, falsas contraindicações.
- Vacinas
- Procedimentos para administração de soros e imunoglobulinas: soros específicos contra veneno de animais peçonhentos (antiveneno), procedimentos básicos após a administração de soros
- Teste do Pézinho
- Eventos Pós-Vacinais: Sistema Nacional de Vigilância dos EAPV, conceitos gerais e definição dos eventos adversos pós-vacinação, instrumento de notificação dos eventos adversos pós-vacinação
MÓDULO PRÁTICO
Demonstração prática do processo de aplicação de vacinas:
- Vias de aplicação
- Utilização das agulhas (calibre e comprimento)
- Locais de aplicação: criança, adolescente, adulto e idoso