A Escola de Enfermagem da Paz, também conhecida como Escola da Paz, é uma instituição de ensino profissionalizante de cursos na área da Enfermagem e Saúde. Oferece cursos específicos do segmento como: técnico em enfermagem, qualificação profissional pós-técnica e cursos livres e de extensão.

Desde 1986 no mercado de educação profissional, possui uma equipe docente experiente e com grande conhecimento na área, formada por enfermeiros e outras especialidades como biólogos e nutricionistas.

Ao longo da sua trajetória, tornou-se amplamente reconhecida no mercado pela competência no ensino e foco exclusivo no ensino da Enfermagem. Durante estes anos, já formou, aproximadamente, 10 mil profissionais em diferentes níveis de capacitação.

Valores como competência, cuidado, empatia, responsabilidade, sustentabilidade e humanização são seus pilares na formação de profissionais competentes e qualificados, que compreendam a sua função social como pessoas que cuidam de pessoas.

As cargas horárias de todos os cursos são calculadas com base na hora-aula. Cada 1 hora-aula correspondem a 50 min de hora-relógio.

Nossa trajetória

A Escola de Enfermagem da Paz abriu suas portas em 05 de maio de 1986 para dar continuidade à trajetória percussora de ensino no Vale do Rio dos Sinos da Escola de Auxiliares de Enfermagem Jaci Porto.

Fundada por dois professores e enfermeiros da Escola Jaci Porto, que se empenharam em possibilitar a continuidade da formação dos seus alunos, destacamos a presença incansável da atual diretora da Escola, Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues que desde o início acompanha o crescimento da Instituição com dedicação e preocupação no nível de ensino oferecido.

Em 2022, a Escola de Enfermagem da Paz completou 36 anos de história e reconhecimento de sua atuação no ensino da área da saúde.

Desde a sua fundação, tem o compromisso de formar profissionais na área da Enfermagem  com eficácia, autonomia, ética e respeito ao ser humano. Desta forma, contribuindo para melhoria da qualidade de vida individual e da sociedade.

Missão

Formar profissionais competentes e qualificados que compreendam seu papel social como pessoas que cuidam de pessoas.

Visão

Ser referência no ensino da área da Saúde (Enfermagem) no Vale dos Sinos e região metropolitana até 2030.

• Competência
  • Cuidado
  • Empatia
  • Humanização
  • Responsabilidade
  • Sustentabilidade

Objetivos

• Formar profissionais, Técnicos em Enfermagem, capazes de atuar como agentes na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação dos que adoecem visando à integridade da pessoa humana.
  • Atualizar os profissionais da saúde, através do oferecimento de oportunidades para adquirirem conhecimentos teórico-práticos de qualidade e assegura padrão de excelência no ensino, através de cursos diferenciados e de práticas modernas.
  • Oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional, com estrutura física e organização pedagógica, que valorizam o aluno, fazendo-o sujeito de seu aprendizado e de sua transformação social.
  • Incentivar o desenvolvimento e pesquisa, especialmente na área da saúde, com ações que envolvam a comunidade em geral;
  • Preparar profissionais com conhecimentos na área da saúde, desenvolvendo suas habilidades, atitudes, postura e ética no desempenho de suas competências são finalidades da Escola.
  • Proporcionar as melhores condições e meios para a execução das atividades práticas do estágio.

Autorização e Credenciamento

A Enfermagem da Paz está autorizada para funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação RS pelo Parecer nº 751/2018. E credenciada para oferta do curso Técnico em Enfermagem pelo CEED-RS: Parecer C.E.E.D nº 1.025/2014, o processo de recredenciamento já tramita no Conselho Estadual de Educação RS.

Infraestrutura

Desde 2017, a Escola de Enfermagem da Paz possui um prédio construído exclusivamente para o ofício da educação. De forma, a proporcionar aos seus alunos a oportunidade de adquirir conhecimento cientifico numa escola que, além de tradição, oferece um ambiente agradável e bem estruturado.

A Escola conta com:

• Nove salas de aula com audiovisual, arejadas, climatizadas e com ótima iluminação; garantido excelentes condições de ensino.
  • Um laboratório de práticas equipado com balanças antropométricas, camas, macas, bonecos de treinamento adulto e infantil, prancha de salvamento, inúmeros outros materiais e instrumentos utilizados em aulas práticas.
  • Espaços de convivência e para lanche.
  • Biblioteca com mais de 600 títulos cadastrados em seu acervo, revistas de enfermagem, publicações e polígrafos da Secretaria de Saúde. O aluno conta também com DVDs para empréstimo.
  • Espaço de informática, com computadores para pesquisas, aulas de informática e elaboração de trabalhos escolares.

Para complementar os ambientes didáticos, a Escola de Enfermagem da Paz conta com um amplo espaço, de integração, onde os alunos se encontram durante os intervalos e desenvolvem laços de amizade iniciados em sala de aula.

Equipe diretiva

Direção Pedagógica:
Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues (Coren/RS nº5083)
direcao@escoladapaz.com.br

Direção Administrativa:
Sheila D. Hansen Rodrigues (Cra/RS nº29900)

Enfermeira Maria Regina Ferreira (Coren/RS nº23509)

Supervisão Pedagógica:
Susana Beatriz de Oliveira (Mec nº9501568)