Concurso público na área de saúde: descubra as oportunidades

Concurso público na área de saúdeMuitos profissionais têm procurado grandes oportunidades de emprego no concurso público. A boa notícia é que a área da saúde está em alta e com ótimas opções de carreira para a vaga de técnico em enfermagem.

As diferentes esferas da administração pública sempre precisam de profissionais dessa área, que são de suma importância para o funcionamento de órgãos como hospitais, postos de saúde pública e forças armadas, por exemplo.

Para entender melhor sobre as principais vantagens de trabalhar em um cargo público e se preparar bem para as provas dos concursos, apresentamos algumas dicas super valiosas que ajudam na hora de montar seu plano de estudos. Vamos lá?

Vantagens em ter uma carreira no setor público

Estabilidade

Uma das principais vantagens de ocupar um cargo público é a garantia de ter estabilidade no emprego. A Constituição Federal garante que todo trabalhador, que for aprovado e nomeado pelo concurso, não pode ser demitido do serviço.

Possibilidade de crescimento profissional

No funcionalismo público há um sistema de planos de cargos e progressão de tempo de serviço. Por meio dele, você tem grandes chances de crescer profissionalmente.

Estímulo à qualificação continuada

A pessoa concursada é sempre incentivada, por meio de aumento salarial, a continuar aprimorando seus conhecimentos na área que atua. Ela pode fazer isso ao estudar em cursos de qualificação. Além do benefício financeiro, o profissional estará cada vez mais preparado para exercer suas atividades no trabalho.

Sabemos que passar em um concurso não é tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas que ajudam na hora de estudar para um concurso público.

Dicas para estudar para concurso público

Organizar e planejar seus estudos

Ao se preparar para um concurso público da área da saúde, é importante que você monte um cronograma com os dias, horários e as disciplinas que estudará. É fundamental gerenciar seu tempo e ter o local de estudo livre de qualquer distração e ruído.

Contar com materiais de qualidade e atualizados

Procure por materiais que deem o suporte necessário para os seus estudos. Caso queira comprar livros ou outros materiais impressos, observe se eles estão atualizados e apresentam os principais temas cobrados, por exemplo, livros para estudar anatomia.

Resolver provas anteriores

Outra dica importante para o momento de preparação para um concurso público é resolver questões de provas anteriores. Esse treinamento ajuda bastante os estudantes a entenderem como funcionam as provas que eles farão.

Além disso, avaliações antigas ajudam os concurseiros a descobrirem temas e formatos de perguntas que mais caem nas provas para técnico de enfermagem.

Fazer cursos técnicos e de qualificação que auxiliem na pontuação na fase de titulação

A prova de títulos, solicitada aos candidatos de concurso público, visa acrescentar à nota final da prova. Essa avaliação não é obrigatória e nem eliminatória, no entanto, caso você tenha um curso de qualificação ou de extensão com certificado para apresentar, suas chances de ser convocado tendem a aumentar.

É preciso lembrar que cada concurso tem suas regras, estabelecendo como será feita a prova de títulos. O ideal é que você leia o edital do concurso e observe data, local e horário de entrega dos títulos, além de pesquisar a pontuação que vale cada curso realizado.

Por fim, vale ressaltar que para conseguir ser aprovado em um concurso público é preciso ter foco! E, se por acaso, você desanimar em algum momento de seus estudos, lembre-se que para alcançar grandes realizações é preciso ter disciplina e determinação.

Agora que você já se informou um pouco mais sobre a carreira pública da área da saúde, leia também sobre outras oportunidades da profissão. Até a próxima!

Comentários

Posts Relacionados

 rotina de trabalho na saúde
quarta-feira, 11 Julho, 2018 - 10:28
Por Laura Pita