Descarte de resíduos: o que você precisa saber para sua segurança e do meio ambiente

Você conhece qual é o destino correto de resíduos comuns, radioativos, etc?

Durante a aula de Medidas de Higiene e Conforto, os alunos da 40ª turma do Técnico em Enfermagem, turno manhã, aprenderam sobre a forma adequada para o descarte de resíduos com a professora Enfª Raquel .

A turma foi dividida em grupos em que elaboraram cartazes com informações sobre o assunto.

No desenvolvimento do trabalho, os estudantes pesquisaram sobre locais de coleta desses lixos e classificaram os diferentes tipos de resíduos, tais como:

• ​ ​​Resíduos Comuns: sobras de alimentos, papéis higiênicos, fraldas e embalagens em geral.
  • Resíduos Radioativos: materiais de medicina nuclear e radioterapia (pilhas e raio X).
  • Resíduos Infectantes ou Bliológicos: luvas, algodão e gases já utilizados.
  • Resíduos Perfurocortantes: agulhas, lancetas e ampolas.
  • Resíduos Químicos: medicamentos ou qualquer outra substância que apresente risco químico.

“É importante saber que… o descarte inadequado acarreta em sérios danos para a saúde e para o meio ambiente. ” Esta é a mensagem dos alunos da 40A

Segundo a Lei 12.305/2010 todos estes resíduos deveriam voltar para seu local de origem.

Os alunos selecionaram locais da região (São Leopoldo e Novo Hamburgo) para realizar o descarte correto.

Confira os locais e os itens recolhidos:

ItemLocal
Pilhas usadasHipermercado Big – Imperatriz (SL) e Supermercado Nacional – Cristo Rei (SL)
Remédios (vencidos)Farmácias Panvel (SL) e Farmácias Droga Raia (NH)
Lâmpadas queimadasLeroy Merlin (SL)
Exames de Raio XPostos de Saúde e Hospitais devem recolher o material