Dia do Idoso na Escola da Paz, saiba como foi o evento

No último sábado, 06 de outubro, a Escola de Enfermagem da Paz promoveu o Dia do Idoso na Paz. Um dia para celebrar a melhor idade em celebração ao Dia do Idoso.

O Dia do Idoso é celebrado, anualmente, no dia 1º de outubro e tem como objetivo a valorização do idoso. Até 2006, este dia era celebrado em 27 de setembro. Mas com a criação do estatuto do idoso em 1º de outubro, a data foi transferida de acordo com a lei.

A população da terceira idade

Você sabia que a população de idosos não para de crescer? No Brasil, são cerca de 15 milhões de pessoas e nos próximos 20 anos esse número deve dobrar. Atualmente, diversos países já convivem com diferentes gerações de idosos, a ONU divide os idosos em três categorias:

• Os pré-idosos – entre 55 e 64 anos;
  • Os idosos jovens – entre 65 e 79 anos ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico;
  • E os idosos de idade avançada – com mais de 75 ou 80 anos.

Com a elevação da expectativa de vida, a chamada terceira idade esticou bastante, por vários motivos, dentre eles os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida. E como comemorar esta data? Aqui na Escola de Enfermagem da Paz nós promovemos no último sábado um encontro muito bacana.

Dia do Idoso na Paz: o evento

O evento foi organizado pelas professoras enfermeiras, que ministram o curso Cuidador de Idosos na instituição, Enfermeira Simone Miranda, Enfermeira Evelyn Kleemann e Enfermeira Maria Iolanda Bernardes Ostermann com o objetivo claro de promover alegria, divertimento e entretenimento aos idosos.

Dia do Idoso na Paz - organizadoras

Enfermeira Simone Miranda e Enfermeira Evelyn Kleeman (e Caramelo – mascote da Escola) no Dia do Idoso na Paz.

Levou o nome na Paz, em alusão à Instituição que o promoveu o evento e também ao sentimento que as organizadoras pretendiam transmitir aos participantes.

Com uma programação enxuta, o evento teve início às 9h30min com recepção feita pelas organizadoras como anfitriãs. A primeira atividade foi o chá de integração e aferição de pressão arterial com os alunos estagiários do Técnico em Enfermagem.

O tempo fez sua parte na programação e firme levou todos para a praça para seguir as dinâmicas. As ações com os idosos na praça contaram com brincadeiras aliando corpo e mente como: acertar a boca do palhaço, dança com balões e batata quente. A manhã foi concluída com um alongamento dos membros superiores com todos os presentes.

Segundo a Enfermeira Simone Miranda, para esta primeira edição foram pensadas atividades que não cansassem os participantes, pois o objetivo era de promover alegria e integração para celebrar esta data tão querida.

Com o sucesso dessa primeira edição, a diretora Enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues, integrante da faixa da melhor idade, acredita em edições futuras:

“O pessoal gostou tanto, que já quer outros eventos ainda este ano. Vamos estudar para termos mais e mais edições destas atividades. Foi uma manhã muito legal.”

Gostou da iniciativa? Participou? Curta as fotos abaixo. Aguardamos seus comentários.