fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

ELA e o desafio do balde de gelo

Nas últimas semanas as redes sociais foram tomadas pelo famoso Ice Bucket Challenge, em tradução livre “Desafio do Balde de Gelo”, e você sabe qual era o objetivo deste desafio?

O desafio fazia parte de uma campanha para arrecadar doações com o objetivo de financiar pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica.

Saiba mais sobre a doença

De acordo com a associação Pró-Cura da ELA, a esclerose lateral da amiotrófica (ELA) é uma doença que afeta a função dos nervos e músculos. Desmembrando  o nome é possível entender um pouco como funciona a doença: esclerose significa o endurecimento; lateral porque a doença começa geralmente em um dos lados do corpo; e amiotrófica, porque resulta na atrofia do músculo. Ou seja, o volume real do tecido muscular diminui.

Com base em pesquisas epidemiológicas a cada 14 brasileiros são diagnosticados com a doença no País. A doença ainda não tem cura, mas há tratamentos.

Principais sintomas

A ELA causa uma fraqueza progressiva dos músculos, que começa nos braços e passa pelas pernas, além da deglutição. É uma doença rara e lentamente progressiva  que leva a morte por complicações respiratórias. Existem cerca de cinco pacientes com a enfermidade para cada 100 mil habitantes. As medicações existentes, bem como uso de sonda, marca passo respiratório e a fisioterapia ajudam a melhorar os sintomas da doença. Com exceção do marca passo respiratório, o tratamento é disponibilizado pelo SUS.

Para saber mais confira:

Confira os famosos brasileiros que aderiram ao desafio.

Ice Bucket Challenge na ZH

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x