fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Conheça mais sobre a área de Enfermagem Psiquiátrica

A intervenção de profissionais de enfermagem no cuidado com a saúde psiquiátrica é fundamental dentro do cenário brasileiro. O país observa crescentes níveis de diagnóstico para patologias relacionadas à saúde mental, a exemplo da depressão, que atinge 11,4% da população segundo pesquisa de 2021, e nesse contexto as equipes de enfermagem psiquiátrica protagonizam uma série de processos que ajudam a garantir o tratamento humanizado e integrado dos pacientes atingidos por essas mazelas.

Neste artigo, você vai entender as formas como o profissional de enfermagem contribui com o cuidado em psiquiatria, suas principais responsabilidades nesse atendimento e quais caminhos você pode seguir caso esteja procurando atuar na área. É uma função muito importante no paradigma de saúde atual, então esperamos poder te ajudar nesta nobre jornada. Boa leitura!

Como funciona o atendimento psiquiátrico no Brasil?

O cuidado com pacientes que sofrem com problemas de saúde mental, hoje, segue as orientações da Reforma Psiquiátrica, que prioriza a integração social do cidadão e práticas de atendimento humanizado, evitando a hospitalização e os processos de internação, expedientes que eram muito utilizados na época em que a psiquiatria começou a ser desenvolvida.

Mas essas transformações são recentes. Apenas em 2001 foi instituída, no Brasil, a Lei da Reforma Psiquiátrica, trazendo um novo paradigma e instituindo, entre outras medidas, a abertura de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o país, que focam na socialização do doente e no acompanhamento ativo das suas necessidades. Até então, os tratamentos recorrentes, que privilegiavam o isolamento e a medicação intensa dos pacientes, traziam muito pouco resultado prático, em termos de recuperação e autonomia, além de serem acusados de violência e abuso nos casos mais graves, como é ilustrado no filme Bicho de Sete Cabeças, de 2000.

Para o novo cenário, as consultas com psiquiatras, por conta própria, são insuficientes, e o afastamento dos espaços de vivência comunitária é visto como fator agravante das doenças mentais. Nesse sentido, aqueles que conseguem, por um lado, executar o tratamento necessário com excelência técnica e, por outro, zelar ativamente pela autonomia e dignidade dos pacientes, fazem toda a diferença na orientação e gestão das equipes dedicadas a esse cuidado. E é justamente esse o papel que cumprem os profissionais de enfermagem psiquiátrica.

O que faz um profissional de enfermagem psiquiátrica?

Como mencionamos, essa especialidade cumpre uma função de orientação e integração entre as diferentes equipes envolvidas no cuidado com a saúde mental, e isso se dá pela variedade de papéis que os profissionais de enfermagem psiquiátrica cumprem durante os tratamentos. Nos exemplos abaixo, você vai conferir mais detalhes sobre as principais responsabilidades do setor.

Técnico em Enfermagem

Acompanhamento com a família

Muitos fatores podem influenciar no surgimento ou piora de um quadro de desequilíbrio mental, e a relação com familiares, além da percepção sobre a vida no ambiente doméstico, também são determinantes para o desenvolvimento das doenças. Por isso, o profissional precisa construir pontes entre o centro de atendimento e o ambiente familiar, de forma a compreender melhor os possíveis pontos de tensão e ativadores de gatilhos, além de motivar que a família acolha e aja de forma apropriada com o paciente de acordo com as necessidades do seu tratamento.

Percepção dos sinais do paciente

A partir da leitura cuidadosa da linguagem verbal e não-verbal dos pacientes, é possível identificar o seu humor e também mapear as situações e contextos que podem levá-lo a um episódio de crise. E como o profissional de enfermagem é quem mais está próximo do atendido no cotidiano, também é quem consegue interpretar esses sinais com mais precisão e, consequentemente, tem maior capacidade de orientar as equipes, os familiares e o entorno de convivência social, para que todos possam fazer sua parte para não agravar a condição e, quando possível, oferecer acolhimento.

Integração na comunidade

A ausência de estrutura financeira e social pode desalentar um paciente. Por isso, o profissional de enfermagem psiquiátrica deve auxiliá-lo a manter, ou recuperar, aquilo que o traz solidez, tornando-se um ponto de apoio para momentos desafiadores e, também, uma voz enérgica na defesa e conscientização sobre a dignidade e as capacidades do atendido. Além disso, a partir da percepção atenta de sinais verbais e não verbais, o especialista também consegue identificar quando o paciente está mais à vontade para conversar, realizar atividades conjuntas e nutrir laços afetivos, e estimulá-lo a agir nesse sentido.

Conscientização e educação

É importante que o profissional de enfermagem aproveite a sua proximidade do paciente, e do seu processo terapêutico, para estimular que mais pessoas tenham conhecimento e respeito sobre os que sofrem com algum transtorno mental. Isso estimula que a sociedade entenda o tratamento como um processo coletivo, não somente individual, privilegiando o acolhimento e a escuta no lugar do estranhamento ou da estereotipagem.

Coordenação de grupos e planos

Ao combinar o atendimento básico com a compreensão da dinâmica psicoemocional de cada paciente, graças ao acompanhamento próximo e humanizado, quem trabalha com enfermagem psiquiátrica passa a desenvolver uma compreensão integrada sobre as possibilidades de tratamento e os melhores caminhos de ação. Assim, esse profissional consegue oferecer os insumos e a visão necessários para que as decisões clínicas, sobre o doente, correspondam com a sua realidade e os seus desejos.

O que eu preciso fazer para atuar com enfermagem psiquiátrica?

O primeiro passo para atuar nessa área é ser estudante ou formado em algum curso de enfermagem, tanto a nível de bacharelado quanto técnico. Além disso, é desejável que o profissional realize uma especialização ou faça residência em alguma instituição de tratamento psiquiátrico, para que possa viver a dinâmica desse tipo de atendimento antes de optar por construir carreira na área. E se você procura trilhar esse caminho a partir da formação técnica em enfermagem, pode contar com o curso da Escola da Paz. Veja mais detalhes aqui.

Esperamos que, com a leitura deste conteúdo, tenha ficado mais claro para você por que os profissionais de enfermagem contribuem de maneira decisiva para o atendimento de saúde mental. Ainda que a área de enfermagem psiquiátrica, como ela é hoje, seja relativamente recente, ela cumpre a função central de criar pontes entre as diferentes equipes envolvidas no tratamento e pode oferecer orientações para o contexto familiar e social do atendido.

Se você gostou do nosso artigo, não vai querer perder os nossos conteúdos exclusivos para as redes sociais, curta a página do Facebook!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x