fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Entrevista com a diretora Enfermeira Maria Anália

Entrevista por Luciana Pereira com Maria Anália Hansen Rodrigues fundadora e diretora da Escola de Enfermagem da Paz.

Saúde com amor

Fundadora e diretora da Escola Profissional de Enfermagem da Paz, de São Leopoldo, Maria Anália Hansen Rodrigues celebra os 30 anos da instituição que tem a missão de formar profissionais humanizados. Ela, cuja trajetória na área da saúde começou precocemente aos 12 anos de idade, em Dois Irmãos, resume em poucas palavras os valores que regem a Escola que dirige: “Dedicação, carinho e amor. É uma responsabilidade muito grande e importante cuidar do outro”, afirma ela.

 

A Escola de Enfermagem da Paz tem como segmento a área da saúde. Por que definiram este foco?

Maria Anália Hansen – A Enfermagem foi o segmento que impulsionou a criação da Escola, foi o nosso coração. Então, decidimos que deveríamos manter o mesmo caminho com foco no ensino dos cuidados para com a pessoa. O olhar humanizado aos cuidados é um doa nossos grandes valores. Escolhemos ser especialistas no segmento, depositando todos os nossos recursos e esforços em sermos os melhores nesta área.

 

Quantos alunos e cursos a Escola da Paz possui atualmente?

Maria Anália – Atualmente são cerca de 400 alunos ativos. A Escola trabalha com cursos de nível técnico em Enfermagem e outros de extensão, mais cursos. Também há os cursos pós-técnico, que requerem a formação no técnico em Enfermagem como os cursos de Instrumentação Cirúrgica e Hemodiálise. Como a formação em Enfermagem é generalista, esses cursos ajudam o profissional a criar um foco de habilidades em uma determinada área.

 

De que maneira uma instituição de ensino voltada à formação de profissionais da área da saúde beneficiam a comunidade na qual está inserida.

Maria Anália – A maioria das instituições de saúde da região possuem um profissional formado pela Escola de Enfermagem da Paz. Entendemos que auxiliamos a qualidade do atendimento oferecido na área da saúde com valores que lapidamos aqui: dedicação, carinho e amor. É uma responsabilidade muito grande e cada vez maior cuidar do outro. A comunidade também solicita bastante a nossa participação em eventos, mutirões de saúde e campanhas, nos quais participamos com os nossos alunos.

 

Existe um perfil de público definido que busca os cursos da Escola da Paz?

Maria Anália – O que está atraindo as pessoas para os cursos da Escola, principalmente o de Enfermagem, é a rápida formação (são dois anos de curso) e a demanda de vagas no mercado de trabalho, que são atrativas. Quem busca trabalhar nesta área, que é muito gratificante, necessita ter atualização, dedicação, amor, carinho e entrega.

 

Há expectativa de ampliar a abrangência da Escola para outras cidades?

Maria Anália – Ainda não. Estamos bem centralizados e aceitos também. Já tivemos a experiência de ter outras unidades, como em Nova Petrópolis, mas foi pontual. Acredito que na conjectura atual podemos ampliar a oferta de cursos de qualificação e o ensino continuar

A coluna Papo de Mercado publicada na edição 1081 do jornal ABC Domingo. 

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x