Outubro Rosa: vista esta causa

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama.

No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Um pouco de história

O movimento “Outubro Rosa” começou na última década do século XX nos Estados Unidos  e ganhou esse nome, em função do laço cor-de-rosa lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. E desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.

De lá para cá, a popularidade do “Outubro Rosa” vem alcançando o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao movimento aconteceu em 2002, e o primeiro iluminado de rosa foi o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera na cidade de São Paulo.

Cada vez mais, entidades brasileiras relacionadas ao câncer mama, empresas e demais simpatizantes à esta causa, se unem e iluminam monumentos, igrejas e prédios em suas respectivas cidades neste mês de Outubro da cor rosa.

Fonte: R7 e Amucc – Associação Brasileira dos Portadores de Câncer.

É muito gratificante quando as pessoas abraçam uma causa. Aqui na Escola temos muitos “abraçadores”, entre a nossa história, já tivemos muitas turmas do Técnico de Enfermagem, como as turmas 28C, 29C e 28A motivadas pela Professora Enfermeira Simone Souza a vestir essa causa! Assim, como todos os anos novas turmas são inspiradas na causa pelos nossos professores.