Qualificações na área de enfermagem: conheça as principais!

qualificações na área de enfermagem conheça as principais

O mercado profissional se encontra cada vez mais competitivo em todas as áreas, e para conquistar as melhores oportunidades e vagas na carreira, é preciso investir em cursos e atualizações com o objetivo de aprimorar os conhecimentos. Por isso, a busca por qualificações na área de enfermagem tem se tornado grande.

As empresas estão priorizando pessoas alinhadas às novas exigências e preparadas para oferecer o que tem de mais atual no ramo da saúde. Então, reunir cada vez mais habilidades e experiências ao currículo é o que vai ser o grande diferencial entre os concorrentes.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você fique por dentro das principais qualificações que podem ser encontradas na área da enfermagem. Confira!

Atendimento Pré-Hospitalar 

Prestar um atendimento rápido e eficaz a uma pessoa que se encontra numa situação de risco é fundamental. O período entre o momento da emergência e a chegada da assistência adequada é essencial para garantir e elevar as possibilidades de sobrevivência da vítima.

curso de atendimento pré-hospitalar tem como finalidade capacitar os profissionais, gerando segurança para realizar um atendimento apropriado e fornecer suporte teórico para saber como lidar em diferentes situações. São em média 20 horas de aula, divididas entre 30% de teoria e 70% de prática.

Para realizá-lo é necessário ser um profissional que atua no setor de urgência e emergência e na área da saúde em geral, como técnicos em enfermagem, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, motoristas de ambulância, entre outros.

Basic Life Support (BLS)

É um curso destinado aos profissionais do resgate e que busca aprimorar o atendimento às emergências que abrangem problemas respiratórios e cardiovasculares, com certificação internacional. Sua duração é de oito horas, com 30% de teoria e prova e 70% de prática e simulação.

O aluno receberá apostila, certificado e credencial internacional, já que os programas de reanimação desenvolvidos no curso estão de acordo com as normas brasileiras, fundamentadas em padrões internacionais. Além disso, respeitam as exigências da Comissão Mista e da Comissão de Credenciamento de Serviços de Transportes Médicos.

Para realizar a qualificação é preciso ser profissional ou estudante da área da saúde.

Cuidador de Idosos

Esse curso busca orientar os profissionais com as melhores maneiras e técnicas para desempenhar atividades com idosos, que tenham alguma patologia ou não, da forma mais humana possível. Além disso, fornece incentivo para ajudar na interação com as famílias e sociedade. Tem em torno de 20 horas de duração.

Hemodiálise

Trata-se de um curso pós-técnico que tem a finalidade de aprimorar os profissionais quantos aos procedimentos prestados aos pacientes que passam pelo tratamento de hemodiálise (remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como uma espécie de rim artificial).

Ao final do percurso, os profissionais se tornam qualificados para prestar esse tipo de atendimento com qualidade, e conhecerão os processos e rotinas de trabalho nas unidades que fazem tal atividade.

O curso tem duração de 160 horas, mais ou menos 2 meses, sendo separado em teoria e estágio supervisionado. Para realizá-lo é preciso ser técnico em enfermagem formado.

Instrumentação Cirúrgica 

É uma das qualificações na área de enfermagem que forma profissionais da saúde para prestar auxílio ao médico-cirurgião, nos casos em que exigem medidas relativas à promoção, proteção, recuperação, conservação, ao reconhecimento do nome e às funções dos instrumentos cirúrgicos etc.

O curso é dividido em duas fases: teórica e prática e tem um total de 180 horas/aula. Para realizá-lo é necessário ser auxiliar ou técnico em enfermagem.

Interpretação dos Principais Exames de Laboratório Clínico

Curso realizado para ajudar o profissional a conseguir interpretar os resultados dos principais exames laboratoriais, além de aprender a comparar os valores de referência considerando vários fatores. Isso é importante para identificar possíveis sinais de agravo no quadro clínico do paciente, por meio da análise correta desses exames e, assim, tomar as medidas e intervenções necessárias.

Assim, essa qualificação na área da enfermagem favorece o segmento de diagnóstico clínico laboratorial, por intermédio de profissionais qualificados, com vivências, experiências e conhecimento técnico-científico. Importante destacar que não é permitido realizar diagnósticos e prescrição por meio dos resultados obtidos, tendo em vista que essa é uma função exclusiva do médico.

Sua duração é de dez horas e tem como requisitos para sua realização: ser estudante de ensino técnico, da graduação ou ser profissional da área de saúde. Por exemplo, enfermeiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas etc.

Primeiros Socorros

Esse curso engloba técnicas e procedimentos que fornecem conhecimentos básicos de primeiros socorros em casos de emergência. Pode ser aplicado em situações como engasgos de crianças, acidentes domésticos, mal súbitos, acidentes automobilísticos e demais, enquanto se espera o atendimento especializado, assegurando o bem-estar e preservação da vida da vítima.

Pode ser feito pelo público e profissionais das mais diversas áreas, principalmente pela equipe de enfermagem.

Técnicas de Coleta de Material em Laboratório Clínico

Curso com foco na atualização e qualificação de profissionais da área de enfermagem. É dada a instrução da prática de coleta de materiais e análises em laboratório clínico, viabilizando a ética nas relações profissionais e na execução de suas atividades.

Na grade curricular estão matérias como: composição do sangue, técnicas de coleta, lei vigente, tubos de coleta e anticoagulantes, transportes de amostras, noções básicas de biossegurança em relação à coleta de sangue, aspecto comportamental e práticas.

Dura em média 20 horas e como pré-requisito é preciso ser estudante ou profissional da área da saúde e ter ensino médio concluído (obrigatório).

Entre os diferenciais do curso estão:

  • ministrantes com experiência sobre o dia a dia, o que é essencial para a execução das atividades ideais da fase pré-analítica. Isso concede aos alunos a capacitação apropriada para assegurar a precisão necessária dos resultados dos exames laboratoriais com fundamento na lei vigente, sendo isso requisito primordial para atuação na área;
  • material didático feito pelos ministrantes, aprovado e registrado no Ministério da Cultura. Isso garante sua credibilidade e compreensão, fundamentais para os profissionais.

É muito importante sempre procurar novos conhecimentos para prestar um serviço de qualidade e ampliar as oportunidades na carreira. Por isso, as qualificações na área de enfermagem são uma ótima opção para quem deseja se tornar um destaque e conquistar as melhores vagas.

Deseja fazer uma qualificação? Então entre em contato com a gente e conheça os nossos cursos.

Comentários

Posts Relacionados