Teatro na aula de Saúde Coletiva da turma 32B

Alunas da 32B realizaram um teatro para dramatizar e expor e demonstrar, dentro da área pública, o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso.

Supervisionadas pela professora Enfª Tânia, os alunos da 32B precisavam apresentar os Programas de Atenção Integral à Saúde (PAIS): da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso e da saúde bucal para apresentar e poderiam escolher a melhor forma para fazê-lo: jogral, slides, teatro.

As alunas Josi, Márcia e Geisebel da turma 32B tinham como tema o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso com o caso do Alzheimer e optaram por dramatizar uma situação na área pública. As alunas também abordaram o Estatuto do Idoso que está inserido no Programa de Atenção à Saúde do Idoso: o atendimento, o cuidado, a atenção da família, o respeito na unidade de saúde, o que há para oferecer ao idoso e que ele seja bem acolhido de acordo com suas limitações e situações.

Segundo a professora Enfª Tânia, “elas abordaram o caso do Alzheimer porque é muito comum hoje, se tratar pacientes com a doença na rede básica, que descobrem a patologia junto à Unidade de Saúde e levam o tratamento à diante com acompanhamento.”

O mais legal do resultado do trabalho foi à representação de como o idoso deve ser tratado e respeitado na rede básica de acordo com as limitações que ele apresentar: físicas ou mentais. Para a professora o trabalho e o assunto foram bem abordados: “Eu achei bem legal, sempre quis que os alunos fizessem algo com representação. Deixo sempre aberto para a criatividade dos alunos a forma de apresentar o tema, já fizeram muitas coisas criativas, mas nunca uma dramatização como elas fizeram.”

Você pode conferir o resultado desta atividade no vídeo abaixo: