Como se preparar para uma entrevista de emprego na área da saúde?

Como se preparar para uma entrevista de emprego na área da saúde?

Para diversas pessoas, participar de uma seleção para vaga na área da saúde costuma ser um período que rende bastante ansiedade e nervosismo. Afinal de contas, a entrevista de emprego é a porta de entrada que tanta gente espera para ingressar no mercado de trabalho e começar a carreira com a qual tem sonhado.

Logo, nada mais natural que todos se questionem sobre como se preparar corretamente para esse momento e garantir que o processo seletivo ocorra da melhor forma possível, não é verdade? Porém, se você também tem essa dúvida, não se preocupe! 

Neste post, você vai ficar por dentro do que é necessário para aproveitar essa oportunidade da melhor forma e como conquistar a vaga tão almejada. Acompanhe!

Atente ao seu visual e sua postura

A primeira dica se trata de dois aspectos fundamentais: seu visual e sua postura — e isso não é para menos, pois ambos dizem muito a respeito da sua personalidade, do seu profissionalismo e do nível de preparação para assumir a vaga e representar a empresa. Por esse motivo, eles vão ser analisados constantemente pelo RH.

Portanto, seja sempre cortês ao falar com os recrutadores e os demais candidatos, não reclame ou fale mal de outras pessoas — especialmente dos antigos chefes e colegas de trabalho — e não fique de conversa paralela (e com um tom de voz alto) enquanto espera a sua vez de ser chamado.

Além disso, atente ao que vai vestir para participar da seleção. Roupas e calçados informais, excesso de acessórios ou maquiagem pesada devem ser evitados, pois não são adequados para esse tipo de ocasião.

Saiba valorizar os pontos fortes do seu currículo 

Durante a entrevista, saiba realçar os pontos fortes do seu currículo e, dessa forma, mostrar que você tem investido na sua formação para construir uma carreira bem-sucedida na área da saúde.

Por exemplo, se seu desejo é atuar como técnico em enfermagem, não hesite em salientar os cursos de qualificação aos quais tem se dedicado, como atendimento pré-hospitalarhemodiálisetécnicas de coleta de material em laboratório clínico e instrumentação cirúrgica

Ressalte também a instituição de ensino, especialmente quando ela já está consolidada no mercado e conta com histórico de décadas de formação de novos profissionais. Fora isso, aborde os estágios já realizados, os possíveis trabalhos voluntários dos quais participou e as experiências anteriores em outras empresas.

Destaque suas habilidades e competências

Fora valorizar os pontos fortes do seu currículo, também é fundamental destacar suas habilidades e competências não só em relação ao exercício da profissão, mas principalmente quanto ao cuidado com os pacientes — algo vital na área de saúde. Para isso, aproveite os dias que antecedem a entrevista e enumere todas as suas experiências de trabalho. Alguns exemplos são:

  • ter interesse contínuo em se atualizar no campo da enfermagem;
  • ser comprometido em ajudar o próximo, promovendo tanto o bem-estar físico quanto emocional; 
  • saber (e gostar) de trabalhar em equipe;
  • ser responsável e organizado para cumprir com as atividades e procedimentos designados pelos enfermeiros;
  • ter uma boa capacidade de comunicação tanto para lidar com os pacientes quanto com os colegas de trabalho.

Pesquise sobre a empresa que oferece a vaga

Outra dica importante é pesquisar sobre o histórico e a reputação do hospital, do posto de saúde, do laboratório ou da clínica que está oferecendo a vaga que você deseja conquistar.

Afinal, apesar de ser algo simples e até bastante óbvio, muitos candidatos não procuram se informar a respeito da empresa, apenas enviam o currículo por conta do salário e dos benefícios oferecidos — e os departamentos de RH estão atentos a isso, pois almejam profissionais que realmente estejam alinhados com a proposta da instituição.

Não é à toa que diversas pessoas acabam em situações embaraçosas quando questionadas sobre por que querem trabalhar naquele local, quais os valores e princípios defendidos pela organização que eles mais apreciam, quais as ações públicas voltadas para a comunidade são desenvolvidas por ela, os prêmios e reconhecimentos que já conquistou e por aí vai.

Evite atrasos para a entrevista de emprego

Não importa se é a primeira ou vigésima entrevista de emprego da qual participa: sempre evite ao máximo se atrasar! Tenha em mente que você estará sendo avaliado a todo momento, e isso inclui não apenas o seu visual, a postura, o currículo ou o conhecimento que tem sobre a empresa.

Ao contrário, também envolve o seu nível de pontualidade em chegar no horário marcado para a seleção. Sabe qual o motivo disso? É que quando um dos candidatos à vaga se atrasa e não avisa nem tem uma boa explicação para o ocorrido, ele passa a imagem de falta de profissionalismo, dificuldade em honrar compromissos e descaso com todo o trabalho dos recrutadores.

Portanto, pesquise antecipadamente sobre como chegar ao local onde está ocorrendo o processo. Você pode, por exemplo, fazer todo o trajeto no dia anterior para já se familiarizar com o caminho e tempo que leva para se locomover até lá. Ah, e não se esqueça: no dia marcado saia cedo de casa para não correr risco de ficar preso no trânsito em razão de um engarrafamento ou interdição nas vias.

Não invente informações que não estão no seu currículo

Por fim, não invente informações que não estão no seu currículo enquanto estiver sendo entrevistado. Lembre-se de que o recrutador que está conduzindo as perguntas é a mesma pessoa responsável pela análise do seu CV. Logo, ele vai identificar quando você mencionar algo que não foi colocado no documento e principalmente não condiz com a realidade — o que pode se tornar uma situação para lá de constrangedora.

É como diz aquele famoso ditado, "mentira tem perna curta". Por isso, não caia nesse erro! Seja honesto e evite tanto mentiras quanto omissões sobre experiência de trabalho, domínio sobre outros idiomas ou cursos supostamente realizados. 

Seguindo nossas dicas, você vai não apenas se destacar ante os demais candidatos na entrevista de emprego, mas, acima de tudo, mostrar que é o profissional mais bem capacitado para assumir a vaga. Por isso, não deixe de colocá-las em prática! E já que abordamos a profissão de técnico em enfermagem neste post, aproveite para conferir quais são as oportunidades de quem atua nesse ramo!

Comentários

Posts Relacionados