fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como se preparar para uma entrevista de emprego na área da saúde?

entrevista de emprego em enfermagem

Para diversas pessoas, participar de uma seleção para vaga na área da saúde costuma ser um período que rende bastante ansiedade e nervosismo. Afinal de contas, a entrevista de emprego em enfermagem é a porta de entrada que tanta gente espera para ingressar no mercado de trabalho e começar a carreira com a qual tem sonhado.

Logo, nada mais natural que todos se questionem sobre como se preparar corretamente para esse momento e garantir que o processo seletivo ocorra da melhor forma possível. Porém, se você também tem essa dúvida, não se preocupe!

Neste post, você vai ficar por dentro do que é necessário para aproveitar essa oportunidade da melhor forma e conquistar a vaga tão almejada. Acompanhe!

Por que é preciso preparar-se bem para uma entrevista de emprego em enfermagem?

A entrevista de emprego é um momento importante na vida de qualquer profissional que busca por uma vaga no mercado de trabalho. Afinal, por meio dela, é possível analisar ações do candidato que podem ser cruciais para a sua aprovação e admissão na empresa, bem como atitudes que podem causar efeitos bastante negativos e que vão impedir a contratação. Por esse motivo, é preciso estar bem preparado e, assim, garantir a vaga para buscar o sucesso na carreira tão esperada.

Como se preparar para uma entrevista de emprego na área da saúde?

Existem algumas estratégias que devem ser implementadas para que você possa realizar uma entrevista de emprego satisfatória. Confira algumas delas a seguir!

Atente ao seu visual e sua postura

A primeira dica trata-se de dois aspectos fundamentais: seu visual e sua postura — e isso não é para menos, pois ambos dizem muito a respeito da sua personalidade, do seu profissionalismo e do nível de preparação para assumir a vaga e representar a empresa. Então, eles vão ser analisados constantemente pelo RH.

Portanto, seja sempre cortês ao falar com os recrutadores e os demais candidatos, não reclame ou fale mal de outras pessoas — especialmente dos antigos chefes e colegas de trabalho — e não fique de conversa paralela (e com um tom de voz alto) enquanto espera a sua vez de ser chamado.

Além disso, atente ao que vai vestir para participar da seleção. Roupas e calçados informais, excesso de acessórios ou maquiagem pesada devem ser evitados, pois não são adequados para esse tipo de ocasião.

Saiba valorizar os pontos fortes do seu currículo

Durante a entrevista, saiba realçar os pontos fortes do seu currículo e, dessa forma, mostrar que você tem investido na sua formação para construir uma carreira bem-sucedida na área da saúde. Por exemplo, se o seu desejo é atuar como técnico em enfermagem, não hesite em salientar os cursos de qualificação aos quais tem se dedicado, como atendimento pré-hospitalar, hemodiálise, técnicas de coleta de material em laboratório clínico e instrumentação cirúrgica.

Ressalte também a instituição de ensino, especialmente quando ela já está consolidada no mercado e conta com histórico de décadas de formação de novos profissionais. Fora isso, aborde os estágios já realizados, os possíveis trabalhos voluntários dos quais participou e as experiências anteriores em outras empresas.

Destaque as suas habilidades e competências

Fora valorizar os pontos fortes do seu currículo, também é fundamental destacar as suas habilidades e competências, não só em relação ao exercício da profissão, mas, principalmente, quanto ao cuidado com os pacientes — algo vital na área de saúde. Para isso, aproveite os dias que antecedem a entrevista e enumere todas as suas experiências de trabalho. Alguns exemplos são:

  • ter interesse contínuo em se atualizar no campo da enfermagem;
  • ser comprometido em ajudar o próximo, promovendo tanto o bem-estar físico quanto o emocional;
  • saber (e gostar) de trabalhar em equipe;
  • ser responsável e organizado para cumprir com as atividades e os procedimentos designados pelos enfermeiros;
  • ter uma boa capacidade de comunicação, tanto para lidar com os pacientes quanto com os colegas de trabalho.

Pesquise sobre a empresa que oferece a vaga

Outra dica importante é pesquisar sobre o histórico e a reputação do hospital, do posto de saúde, do laboratório ou da clínica que está oferecendo a vaga que você deseja conquistar. Afinal, apesar de ser algo simples e até bastante óbvio, muitos candidatos não procuram informar-se a respeito da empresa e apenas enviam o currículo por conta do salário e dos benefícios oferecidos. E os departamentos de RH estão atentos a isso, pois almejam profissionais que realmente estejam alinhados à proposta da instituição.

Não é à toa que diversas pessoas acabam em situações embaraçosas quando questionadas sobre o porquê de desejarem trabalhar em determinado local, os valores e princípios defendidos pela organização que eles mais apreciam, as ações públicas voltadas para a comunidade que são desenvolvidas por ela, os prêmios e reconhecimentos que já conquistou, e por aí vai.

Evite atrasos para a entrevista de emprego

Não importa se é a primeira ou vigésima entrevista de emprego da qual participa: sempre evite ao máximo atrasar-se! Tenha em mente que você estará sendo avaliado a todo momento, e isso inclui não apenas o seu visual, a postura, o currículo ou o conhecimento que tem sobre a empresa.

Ao contrário, também dá conta do seu nível de pontualidade em chegar no horário marcado para a seleção. Sabe qual é o motivo disso? É que, quando um dos candidatos à vaga atrasa-se e não avisa, nem tem uma boa explicação para o ocorrido, ele passa a imagem de falta de profissionalismo, dificuldade em honrar compromissos e descaso com todo o trabalho dos recrutadores.

Portanto, pesquise antecipadamente sobre como chegar ao local onde está ocorrendo o processo. Você pode, por exemplo, fazer todo o trajeto no dia anterior para já se familiarizar com o caminho e o tempo que leva para se locomover até lá. Ah, e não se esqueça: no dia marcado, saia cedo de casa para não correr risco de ficar preso no trânsito em razão de um engarrafamento ou uma interdição nas vias.

Não invente informações que não estão no seu currículo

De forma alguma, não invente informações que não estão no seu currículo enquanto estiver sendo entrevistado. Lembre-se de que o recrutador que está conduzindo as perguntas é a mesma pessoa responsável pela análise do seu CV. Logo, ele vai identificar quando você mencionar algo que não foi colocado no documento e, principalmente, não condiz com a realidade — o que pode tornar-se uma situação para lá de constrangedora.

É como diz aquele famoso ditado: “mentira tem perna curta”. Por isso, não caia nesse erro! Seja honesto e evite tanto mentiras quanto omissões sobre experiência de trabalho, domínio sobre outros idiomas ou cursos supostamente realizados.

Esteja preparado para perguntas-chave

É importante atentar-se para as perguntas que terão grandes chances de serem feitas, que podem referir-se às informações concedidas no currículo, ao tipo de atividade que será executada e demais. Por exemplo: principais cuidados com o paciente internado em CTI e bloco cirúrgico ou, ainda, requisitar a confirmação de algumas questões, como:

  • maneira que lidou com as pressões que fazem parte da rotina de trabalho na área da saúde;
  • maior detalhamento das atividades já realizadas;
  • relacionamento com as equipes de trabalho etc.

Fique sempre atualizado quanto à profissão

Um profissional da enfermagem e de demais ramos da área da saúde precisa atualizar-se com frequência para não ficar atrás dos concorrentes e perder grandes oportunidades. Ao longo da entrevista, os avaliadores vão criar o perfil do candidato, levando em conta a experiência profissional, as competências, as habilidades e a capacitação contínua.

Para isso, é possível encontrar no mercado cursos de qualificação e extensão de curta duração, que podem ser feitos de modo periódico, como forma de aprimorar os seus conhecimentos teóricos e práticos.

Seja objetivo em suas falas

Geralmente, as entrevistas de emprego são cronometradas, tendo em vista o número de candidatos a serem entrevistados. Sendo assim, a objetividade é um ponto que deve ser considerado ao conversar com o entrevistador.

Isso engloba ter uma linguagem-padrão, sem gírias e não aplicáveis à profissão no qual a vaga se destina. Além disso, é necessário responder apenas o que foi perguntado, evitando ser prolixo ou prolongar um assunto que não é interessante para aquele momento. Por esse motivo, busque interpretar adequadamente as perguntas feitas e, assim, respondê-las de maneira clara e objetiva.

Seja respeitoso e cativante

É normal ter dias ruins, mas, no dia da entrevista de emprego, evite que isso transpareça. Nessa hora, é essencial transmitir naturalidade, leveza e ser o mais cativante possível. Uma dica é sempre começar com um “bom dia” e conquistar o entrevistador com sua vontade de alcançar a vaga e oferecer todos os seus esforços para colaborar e obter os melhores resultados para a organização.

Faça contato visual

Uma questão que transmite bastante segurança é olhar nos olhos do entrevistador ao responder as perguntas. Por isso, sempre que dialogar com ele, faça esse contato visual. Além disso, trate-o de igual para igual, sempre observando a maneira como a conversa se direciona, mantendo sempre dentro do estilo e com a versatilidade de ser mais formal ou despojado, da forma que a situação requerer.

Seguindo nossas dicas, você vai não apenas se destacar ante os demais candidatos na entrevista de emprego em enfermagem, mas, acima de tudo, mostrar que é o profissional mais bem capacitado para assumir a vaga. Por isso, não deixe de colocá-las em prática!

Este artigo foi útil para você? Então, leia “Mercado de trabalho para enfermagem: quais as perspectivas na região sul?” e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tatiana
Visitante
Tatiana
3 anos atrás

Parabéns e obrigado pelas dicas

Alisssandra
Visitante
Alisssandra
3 anos atrás

Sensacional as dicas!!!! Grata!

LAURENTINA APOLONIA PEREIRA
Visitante
LAURENTINA APOLONIA PEREIRA
3 anos atrás

Otimo

Tatyara
Visitante
Tatyara
3 anos atrás

Muito bom

sueli de paula medrado vitoriano
Visitante
sueli de paula medrado vitoriano
3 anos atrás

ótimas dicas!

Waldeci Santos Neves
Visitante
Waldeci Santos Neves
3 anos atrás

Boa tarde.Exelente explicação,bem detalhada,objetiva.Muito obrigado

Sueli
Visitante
Sueli
2 anos atrás

Foi muito útil e esclarecedor

Jefferson Soares Mota
Visitante
Jefferson Soares Mota
2 anos atrás

Boa noite, me chamo Jefferson sou da área da saúde, setor higienização…vou participar de uma seletiva para maqueiro. Quais são as dicas que vocês mediria?

Adriana Souza
Visitante
Adriana Souza
1 ano atrás

Agradeço pelas orientações, que são de suma importância para o nosso equilíbrio emocional, segurança e sucesso nas entrevistas de emprego na área de saúde.

NEILDES DE ARAUJO
Visitante
NEILDES DE ARAUJO
1 ano atrás

OBRIGADA PELO PALAVRAS RELATADA AQUI ,POIS VOU MESMO OBTER PARA O RESTO DA MINHA VIDA. GRATIDÃO.

Paulo
Visitante
Paulo
9 meses atrás

Ola tudo bem, essas dicas foram fundamental para mim, obrigado.

20
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x