Dia Mundial de Higienização das Mãos pelas turmas do Técnico em Enfermagem

As turmas 39A1, 39B e 39C que iniciaram o curso Técnico em Enfermagem em março de 2017 já tem um recado importante para lhe passar: Lave as mãos!

Na disciplina de Medidas de Higiene e Conforto, os alunos do curso aprendem que a lavagem correta de mãos além de ser um hábito profissional para a vida, também deve e pode ser útil para toda a população no combate e prevenção de doenças comuns.

Flash Mob

Já que previne contra infecções, pois a correta higienização das mãos diminui os riscos de contrair infecções: em casa, no trabalho e, principalmente, no hospital. Pensando na necessidade de alertar para esta prevenção as turmas do Técnico em Enfermagem se propuseram a atividades distintas.

As turmas 39A e 39B sob orientação do professor Dr. Gustavo Marques da Costa ensaiaram e apresentaram um flash mob, com diversas músicas conhecidas da internet em paródia a higienização das mãos, no centro da cidade nos turnos manhã e tarde. Ainda, alguns alunos distribuíram panfletos e álcool gel para a população que prestigiou a atividade.

Veja mais sobre esta apresentação aqui:

Paródia

Os alunos da noite buscaram atingir um outro tipo de público: seus colegas.

A turma 39C preparou, junto com a professora Enfermeira Simone, uma apresentação da paródia da música Beijinho no Ombro para o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A paródia foi encontrada na internet e a turma ensaiou a correografia para se apresentar aos colegas das outras turmas também do turno da noite. A paródia original é do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu na 7ª Campanha de Higienização das Mãos.

Veja o refrão:

“Beijinho no ombro pra quem não lavar as mãos

Beijinho no ombro pra quem transmitir infecção

Beijinho no ombro pra quem é porcalhão”

As turmas ainda elaboraram cartazes e folders mostrando que as mãos são os membros que utilizamos para tudo, logo ela é meio de locomoção de diversos germes e bactérias para todo corpo, incluindo a boca. E através disso, algumas doenças.

Você sabia que deve-se lavar as mãos no mínimo 3 vezes ao dia? Antes das refeições, depois do parque, depois do banheiro, do transporte público, do uso do banheiro.

Trabalho das alunas Susana, Bárbara, Débora, Valesca e Aline da 39A1