fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Instrumentador cirúrgico precisa ser enfermeiro? Descubra!

Após a conclusão do ensino médio, é comum que os estudantes tenham dúvidas em relação a que carreira seguir. Isso acontece principalmente quando essa pessoa se identificam com a área da saúde, dividida em muitas profissões e funções diferentes.

Pensando nisso, este conteúdo explica se para ser instrumentador cirúrgico precisa ser enfermeiro. Ao final, estaremos ajudando os candidatos a conhecer melhor sobre esse mercado de trabalho.

Ao longo do texto, você descobrirá o que é, qual é a função e o que é necessário fazer para se tornar um instrumentador cirúrgico.

Depois, o material informa como funciona o curso para instrumentação cirúrgica e lista os principais requisitos para investir nessa formação técnica. Continue a leitura e aprenda mais sobre essa profissão instigante!

O que é a profissão de instrumentador cirúrgico?

O instrumentador cirúrgico é um profissional responsável por controlar materiais imprescindíveis para a realização de procedimentos cirúrgicos. Por isso, ele deve conhecer os métodos utilizados em uma cirurgia, auxiliando a equipe médica na administração de ferramentas no ambiente hospitalar.

Qual é a função do instrumentador cirúrgico no ambiente hospitalar?

Agora que você já sabe o que caracteriza a profissão de instrumentador cirúrgico, é importante entender que funções pode assumir esse profissional. Aqui estão as principais obrigações:

  • organização de equipamentos, medicamentos e material para o centro cirúrgico;
  • administração do instrumental cirúrgico conforme o tipo de cirurgia;
  • após o procedimento cirúrgico, verificação dos instrumentos utilizados pela equipe na sala.

Por que instrumentador cirúrgico não precisa ser enfermeiro?

Para atuar como instrumentador cirúrgico, não é preciso realizar a graduação em enfermagem. Na verdade, a formação nessa profissão depende de um Curso Técnico em Enfermagem e um curso de qualificação ou especialização pós-técnico em Instrumentação Cirúrgica, ministrado por uma escola reconhecida pelo Ministério da Educação.

O curso também deve ter, preferencialmente, reconhecimento de conselhos regionais de Enfermagem, instituições tecnológicas e sociedades médicas.

Como se tornar um instrumentador cirúrgico?

O curso de qualificação ou especialização pós-técnico em Instrumentação Cirúrgica dura, geralmente, seis meses, período no qual o estudante aprofunda o conhecimento sobre anatomia, técnicas de cirurgia, ética hospitalar, imunologia, controle de infecção no ambiente clínico, entre outras disciplinas teóricas e práticas.

Para concluir esse curso de qualificação ou especialização pós-técnico, é necessário, ainda, realizar um estágio supervisionado em hospitais associados à escola.

Quais são os requisitos para curso de instrumentador cirúrgico?

Os pré-requisitos para esse importante curso de qualificação ou especialização na área da saúde dependem do regulamento de cada instituição. Mas, na maior parte das escolas, os candidatos devem concluir a formação de técnico em enfermagem antes de iniciar os estudos em instrumentação cirúrgica.

Para escolher a melhor escola técnica, é importante observar a reputação da instituição, conferir a experiência do corpo docente (professores), ver a infraestrutura do espaço e analisar se a unidade conta com hospitais e clínicas parceiras para que os estudantes estagiem e se aproximem do mercado de trabalho.

Este conteúdo respondeu à dúvida: “para ser instrumentador cirúrgico precisa ser enfermeiro?”. Na verdade, estão aptos para assumir essa função os profissionais que concluem o curso técnico específico, adquirindo conhecimento para auxiliar a equipe médica na sala de cirurgia.

Gostou do texto? Se sim, continue se informando sobre profissões na área da saúde. Siga as nossas redes sociais e receba outros materiais interessantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
29 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edineia Nunes Pereira
Visitante
Edineia Nunes Pereira
1 ano atrás

Muito bom estão de parabéns pela explicação, que tirou minhas dúvidas?

Fernanda Gabriela Morabito Semaan
Visitante
Fernanda Gabriela Morabito Semaan
1 ano atrás

Sou cirurgiã dentista , poderia estar fazendo este curso ? Ou é somente para area da enfermagem?

TAISSA
Visitante
TAISSA
1 ano atrás

TENHO TECNICO DE LABORATORIO POSSO TA FAZENDO ESSE CURSO

Thallita
Visitante
Thallita
1 ano atrás

Um biomédico pode atuar como instrumentador cirúrgico se quiser ???

Kathellyn
Visitante
Kathellyn
6 meses atrás
Responder para  Thallita

Conseguiu descobrir se pode?

Bianca de Moura
Visitante
Bianca de Moura
1 ano atrás

Me formei em Técnica de enfermagem a uns 20 anos. Se eu quiser fazer esse curso de instrumentação eu posso, ou não vale mais pelo tempo.

Camila
Visitante
Camila
1 ano atrás

Sou instrumentadora cirúrgica desde 2014 mas não sou técnica em enfermagem, adoraria fazer o de enfermagem tmb, contudo posso eliminar matérias pertinentes ao curso?

Valquíria
Visitante
Valquíria
21 dias atrás
Responder para  Camila

Boa tarde Camila, estou fazendo este curso. Também não sou enfermeira. E dica a grande dúvida, é obrigatório ou não ter enfermagem para exercer a profissão? Vc trabalha em hospital? Qual cidade?

Roziane
Visitante
Roziane
11 meses atrás

boa tarde, sou técnica em enfermagem e também sou instrumentadora cirurgia a quase 20 anos,gostaria de saber qual formação é necessário para eu estar ministrando cursos de instrumentação
desde já agradeço

Kimberlin
Visitante
Kimberlin
10 meses atrás

Tenho curso de auxiliar de necropsia, poderia fazer o curso de instrumentador cirúrgico

marciel
Visitante
marciel
9 meses atrás

sou asb, posso fazer o curso?

Janaina
Visitante
Janaina
8 meses atrás

Boa noite,eu fiz um curso de auxiliar de enfermagem a uns 20 anos atrás,porém nunca trabalhei na área,minha pergunta é: auxiliar também pode fazer o curso de instrumentação cirúrgica ou tem q ter o técnico?

Angel
Visitante
Angel
8 meses atrás

As informações aqui não estão corretas!!
Pois para ser um intrumentador cirurgico ,não ha necessidade de ser um tec. de enfermagem!Unico requisito é ter 2 grau completo e fazer o curso de instrumentador cirúrgico dar entrada na carteirinha nessa area com certificado de conclusão do curso!Nada alem disso!!

Lucelia
Visitante
Lucelia
8 meses atrás

Não sei de onde tiram essas informações! Não é uma profissão regulamentada e não é privativa da enfermagem e sim um curso livre!

FARRIE
Visitante
FARRIE
6 meses atrás

TENHO TECNICO EM RADIOLOGIA, POSSO FAZER ESSE CURSO ?

Carmen Rose de Castro da Silveira
Visitante
Carmen Rose de Castro da Silveira
6 meses atrás

Onde fica esse curso?

29
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x