fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Entenda como funciona o diploma de curso técnico e como conquistá-lo

Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante buscar meios eficazes como forma de se destacar, conquistar uma boa vaga e ter uma carreira profissional de sucesso. Para isso, uma boa ideia é adquirir um diploma de curso técnico, que se trata de uma certificação de que uma pessoa possui um conhecimento técnico especializado, que pode ser obtido por meio da realização de um curso específico, com duração de 24 meses, em média.

Com esse recurso, as chances de conquistar uma boa posição no mercado aumentam de forma considerável. No entanto, é comum que as pessoas confundam essa certificação com os diplomas conquistados no curso profissionalizante e no curso tecnólogo. Para esclarecer as principais dúvidas, elaboramos este conteúdo. Confira!

Qual é a diferença entre diploma de curso técnico, curso profissionalizante e curso tecnólogo?

Existem grandes diferenças entre esses tipos de diplomas. Veja, a seguir, as principais.

Diploma de curso técnico e diploma de curso profissionalizante

Entre as principais diferenças, podemos apontar:

  • o diploma do curso técnico é registrado junto ao MEC, através das Secretarias Estaduais de Educação, enquanto o curso profissionalizante pode ser usado com a finalidade de alcançar horas complementadas ou adicionar qualificação no currículo profissional;
  • o diploma técnico informa o tipo de curso, as disciplinas estudadas, a carga horária e confirma a formação em nível técnico. Já no diploma de curso profissionalizante consta o tipo de curso e a carga horária cumprida pelo aluno.

Diploma de curso técnico e diploma de curso tecnólogo

Entre as principais diferenças, estão:

  • o curso técnico forma profissionais de nível médio, enquanto o tecnólogo forma profissionais de nível superior;
  • o diploma do curso técnico é concedido após alguns meses de estudos, no máximo, três anos, enquanto o diploma do tecnólogo depende de um curso que dura em torno de dois anos;
  • ao finalizar o curso técnico, o aluno recebe um certificado de conclusão do curso técnico de nível médio e, ao se formar em um curso de tecnólogo, ele recebe um diploma de nível superior;
  • o diploma de nível técnico proporciona que o estudante ocupe cargos mais operacionais, enquanto que, com o diploma de tecnólogo, são mais direcionados para posições de supervisão, gestão e coordenação.

Também é preciso ressaltar que quem se forma em um curso de nível técnico e finalizou o ensino médio pode continuar seus estudos e continuar a se especializar, ou, até mesmo, fazer uma graduação. Já quem recebe o diploma de tecnólogo pode continuar seus estudos e, assim, fazer uma pós-graduação, especialização de nível superior, mestrado ou doutorado.

O que é necessário para obter um diploma técnico?

É preciso salientar que existem várias modalidades de ensino para obter um diploma técnico. Nesse caso, alguns cursos podem ser feitos próximo da conclusão do ensino médio, enquanto outros exigem a sua conclusão antes de serem iniciados. Conheça melhor as opções disponíveis.

Subsequente

É um tipo de diploma que pode ser obtido por quem já possui o certificado de conclusão do ensino médio e deseja fazer uma formação específica para ingressar no mercado de trabalho. Sua duração pode variar conforme o curso e a instituição, e, ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio.

Integrado

É um curso que prepara o estudante para uma profissão enquanto ele cumpre a carga horária do ensino médio. Sua duração pode ser de até quatro anos, e, ao finalizar o curso, o aluno tem direito a dois diplomas: o do ensino médio e o de técnico de nível médio. Para se matricular no curso técnico, é fundamental ter o ensino fundamental completo.

Concomitante

É adquirido por indivíduos que já finalizaram a primeira série do ensino médio. Nesse caso, a pessoa realiza dois cursos simultaneamente, em uma mesma escola ou instituições diferentes, realizando jornada dupla de cursos, que é um curso com as matérias que fazem parte do ensino médio, e outro com as disciplinas ministradas no curso técnico. Ao finalizá-los, o estudante recebe o diploma correspondente. Sua duração é de, em média, dois anos.

Para conquistar um diploma de curso técnico, o indivíduo deve dirigir-se a uma escola técnica, institutos federais de educação ou instituições do conhecido Sistema S.

Como diversas opções de escolas podem ser encontradas no mercado, é importante estar atento a alguns pontos, como: experiência, reputação no ramo de atuação, qualidade do ensino, qualificação do corpo docente, conteúdo programático, estrutura para o aprendizado, entre outros.

Como é possível atuar no mercado após a obtenção do diploma técnico?

O curso técnico é uma boa alternativa para quem procura inserir-se no mercado de trabalho de forma mais rápida e conquistar o tão sonhado sucesso na carreira. Isso porque um bom diploma pode garantir a entrada ou recolocação profissional.

Outro ponto interessante é que a ausência de mão de obra qualificada também faz as empresas buscarem, cada vez mais, indivíduos com esse perfil, tendo em vista que essa formação é mais voltada para a prática de uma carreira específica.

Por intermédio de um curso técnico, o aluno aprende sobre uma profissão, tem o primeiro contato com as atividades e funções envolvidas e sai preparado para trabalhar assim que estiver formado e com o diploma em mãos. Com essas qualificações, é possível ganhar experiência e aumentar as chances de conquistar uma oportunidade profissional. Ou seja, é um ótimo caminho para quem pretende iniciar a construção de sua jornada e carreira.

Dessa forma, o curso técnico permite ocupar cargos específicos, muitos com salários bem interessantes, além de ser uma opção ideal para quem pretende começar a trabalhar em uma área específica ou sair do ensino médio já qualificado.

Conseguiu entender o que é um diploma de curso técnico, como adquirir e quais as suas vantagens para quem busca uma carreira sólida? Então, não deixe de procurar por uma instituição de ensino qualificada e, dessa forma, adquirir todo o conhecimento necessário para exercer uma atividade específica, se destacar entre os concorrentes, conquistar uma boa vaga e alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite sua visita no blog para ler “5 desafios e oportunidades no mercado de trabalho para enfermagem” e entenda melhor sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x