Tudo que você queria saber sobre a Formatura

[Atualizado em 24.10.2023]

Um dos momentos mais aguardados pelos estudantes é a formatura. Afinal, foram anos de dedicação e muito estudo para conseguir o tão sonhado diploma e, enfim, a formação. Veja aqui tudo sobre os primeiros passos deste último ato escolar.

Um dos atos finais para a conclusão do curso Técnico em Enfermagem é o ato de conclusão de curso e o juramento profissional. Para tanto, o comparecimento à formatura é obrigatório.

A cerimônia de formatura constitui o último ato escolar do curso e necessita ser cumprida. Pode ser realizada em cerimônia pública, cerimônia coletiva em gabinete ou em data especial.

Para dar início aos procedimentos de formatura, é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado na última etapa do curso – Módulo IV: Estágio Curricular Obrigatório.

A Escola da Paz oferece assistência e auxílio aos alunos formandos através do Marketing da instituição.

Quem pode participar da formatura?

A participação do aluno formando na cerimônia de formatura – pública, coletiva em gabinete ou em data especial – é restrita aos formandos que cumprem os requisitos para a conclusão do curso Técnico em Enfermagem:

• aptidão em todos os componentes curriculares do curso técnico (teoria e estágio),
  • ensino médio completo (cópia autenticada),
  • 18 anos completos (caso menor de idade, precisa estar emancipado).

Tipos de Formatura

Cerimônia Pública

• Organizada pela Comissão de Formatura (grupo de formandos voluntários de todas as turmas de estágio). A partir da reunião de Comissão de Formatura é agendada pela Escola com os alunos em fase final de curso;
  • O uso da beca de formatura é obrigatório;
  • Os alunos escolhem paraninfo(a), homenageados, juramentista e orador;
  • O cerimonial prevê discurso de oradores, paraninfo(a) e direção;
  • A cerimônia tem duração de até 2 horas;
  • Data escolhida pela Comissão de Formatura com a Produtora, respeitando 15 dias úteis após a conclusão do cronograma de curso;
  • Há contratação de produtora pela Comissão de Formatura, com aval e com divisão de custos entre os formandos;
  • Local escolhido pela Comissão de Formatura, com aval entre os formandos;
  • Retirada do diploma acontece na segunda-feira posterior à data da formatura.

Cerimônia Coletiva em Gabinete

• É uma cerimônia simplificada, onde não se usa beca, não há discursos, homenageados ou paraninfo, homenagens ou entradas especiais;
  • A cerimônia objetiva estritamente a realização do juramento e assinatura da Ata de Conclusão de Curso;
  • Reúne todos os alunos que fizeram esta opção, independente do curso;
  • A cerimônia dura, em média, 20 minutos, individual ou em grupos;
  • A cerimônia ocorre na Escola na presença da Secretária Escolar e Diretora (ou representante);
  • A cerimônia coletiva em gabinete ocorre em dia e horário agendado pela escola na semana seguinte à solenidade pública de formatura e não tem custo;
  • Acompanhantes serão permitidos de acordo com o número de alunos formandos x capacidade da sala;
  • Não será disponibilizado coffee break, fotos/fotógrafo, roupas, beca, capelo, etc;
  • O formando poderá retirar seu diploma logo após a colação de grau.

Cerimônia Individual em Gabinete

• Requer agendamento pelo aluno na Secretaria da Escola (consulte a taxa – Secretaria no ClassApp ou e-mail escoladapaz@escoladapaz.com.br)
  • Após o agendamento, não será permitido alterações na data estabelecida, salvo por motivo de força maior, devidamente justificado.
  • O prazo para agendamento da colação de grau será conforme disponibilidade de horários ofertados pela Escola;
  • Acompanhantes limitados a 02 (duas) pessoas.
  • O formando poderá retirar seu diploma logo após a colação de grau.

Comissão de Formatura

À Comissão de Formatura, composta pelos alunos, cabe a tomada de algumas providências, tais como:

• realizar reuniões com os formandos;
  • manter a Escola informada sobre as decisões mais significativas relacionadas à formatura, como:
    • o nome do paraninfo (1),
    • dos homenageados (1 professor e 1 funcionário),
    • do orador (até 2) e do juramentista (1),
    • data e local da cerimônia;
  • contratar a produtora;
  • oficializar convites a paraninfos, homenageados e autoridades;
  • encaminhar listagem de alunos optantes pela cerimônia pública.

OBS: caso a Comissão de Formatura decida dividir o número de formandos em dois horários de cerimônia (sendo no mesmo local), cada horário de cerimônia poderá ter: 1 paraninfo, 1 professor homenageado, 1 funcionário homenageado, 02 oradores, 1 juramentista.

É através da constituição da Comissão de Formatura, com registro e ciência da Escola, que a cerimônia organizada por esta tem validade para a Instituição.

A Comissão de Formatura é constituída após a rematrícula dos alunos do curso no Módulo IV – Etapa Estágio.

Ficou com dúvida? Nos escreva!

4 meses atrás

Boa noite! Sou obrigada a pagar algum valor para participar da cerimônia? E se eu optar em apenas assinar a ata?