fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

5 desafios e oportunidades no mercado de trabalho para enfermagem

Para quem busca a recolocação no mercado de trabalho e busca encontrar uma profissão mais próxima do seu perfil, o primeiro passo é se aprofundar na situação atual do setor que mais chama a sua atenção. Por isso, é importante conhecer, por exemplo, quais são os desafios e oportunidades no mercado de trabalho para enfermagem.

Apenas se aprofundando nas atuais circunstâncias da área de atuação, é possível identificar quais são os caminhos a serem seguidos para ter sucesso. Afinal, para ter um melhor salário e poder oferecer as melhores condições e qualidade de vida para a sua família, é fundamental ser certeiro em cada uma das suas decisões.

Que tal, então, saber mais sobre os principais desafios e oportunidades atuais no mercado de trabalho para enfermagem e descobrir se essa é, de fato, a área em que você pretende atuar profissionalmente? Continue a leitura deste artigo, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e tome a decisão mais acertada para o seu futuro profissional. Confira!

Qual a situação do mercado de trabalho para enfermagem e saúde?

A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, chegando aos 75 anos, em média, atualmente. Números muito próximos, por exemplo, dos Estados Unidos, que historicamente sempre tiveram uma diferença mais considerável, estão “apenas” três anos à frente do Brasil. Em 1990, por exemplo, a diferença entre os dois países era de 10 anos. O que mostra uma nítida evolução na área.

Dessa forma, a tendência é de crescimento da demanda e importância do mercado de trabalho em enfermagem, com mais pessoas tomando os cuidados e precauções necessárias para ter uma vida mais longa e saudável. Atualmente, 77% dos profissionais da enfermagem realizaram um curso técnico para exercer as suas funções no ambiente de trabalho.

média salarial no Brasil é de pouco mais de R$ 3 mil para os diferentes cargos na área de enfermagem. O mercado está cada vez mais concorrido, por isso, é importante realizar, por exemplo, uma especialização para técnico em enfermagem, conseguindo fortalecer o seu currículo profissional e, consequentemente, aumentando suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Quais as diferenças entre o curso técnico e o superior em enfermagem?

Uma dúvida muito comum para quem quer entrar no mercado de trabalho da enfermagem é em relação à diferença entre o curso técnico e o superior na área. A principal distinção está no tempo médio de conclusão de cada uma das opções: o técnico demora, em média, cerca de dois anos, enquanto a graduação dura entre quatro e cinco anos até sua conclusão.

Por mais que a diferença salarial seja nítida, o curso técnico acaba sendo mais atrativo para quem busca se recolocar no mercado profissional. Além da duração mais curta e mensalidades mais acessíveis comparadas às da graduação, ele oferece a possibilidade do aluno atuar em diferentes áreas. Essa modalidade qualifica o profissional para prestar assistência aos pacientes e também apoiar o enfermeiro.

Quais são as oportunidades para o profissional formado em técnico em enfermagem?

O mercado de trabalho na enfermagem apresenta inúmeras oportunidades para o profissional formado em técnico em enfermagem, pois as áreas de atuação são diversas. Para isso, listamos algumas opções que estão em alta e podem garantir mais oportunidades à sua carreira profissional. Assim, é possível saber quais áreas de atuação se encaixam ao seu perfil ou não. Confira:

  • enfermagem geral;
  • enfermagem geriátrica;
  • enfermagem médico-cirúrgico;
  • saúde da família;
  • assistência em urgência e emergência;
  • enfermagem materno-Infantil;
  • enfermagem neuropsiquiátrica;
  • enfermagem em infectologia.

Quais são os 5 principais desafios que um técnico em enfermagem pode enfrentar?

Além de saber as oportunidades e áreas em alta no mercado de trabalho para enfermagem, é importante conhecer também quais são os desafios a serem superados para quem quer se destacar profissionalmente. Confira, então, os 5 principais desafios para essa carreira que listamos abaixo.

1. Novas tecnologias no setor da saúde

A transformação digital modificou a forma como a nossa sociedade se comporta e as mudanças chegaram também ao setor da saúde. Portanto, é fundamental que os profissionais da área da enfermagem saibam lidar com as novas tecnologias que estão chegando, desde sistemas de gestão até serviços para a personalização e facilidade no atendimento ao paciente.

2. Especialização dos hospitais

Mais e mais hospitais estão se tornando peritos na atuação em determinadas áreas, como centros especializados no tratamento ao câncer, por exemplo. Tudo isso exige mais qualificação e conhecimento dos profissionais que passam a trabalhar nessas instituições, buscando por atualizações e especializações em determinada área de atuação.

3. Aumento do custo da saúde

Além disso, é preciso que o setor da saúde se adapte também ao aumento do custo nos serviços oferecidos. Se as doenças infecciosas — mais baratas de serem tratadas — eram as mais comuns, hoje são as não contagiosas que dominam o mercado, com tratamentos mais caros. O trabalho de prevenção e avaliação constante pode ser uma saída para reduzir esses custos.

4. Falta de engajamento das equipes

Gerenciar e se engajar com outros profissionais da área sempre foi uma dificuldade, mas é fundamental superar essas diferenças para garantir o mais importante: o tratamento adequado ao paciente. Dessa forma, é preciso investir em ações que aproximem os profissionais da área da saúde para que, assim, o serviço oferecido seja o mais eficiente possível.

5. Maior concorrência no mercado

O mercado de trabalho para enfermagem e saúde vem crescendo bastante nos últimos anos e, consequentemente, a competição pelas vagas está cada vez maior. Por isso, é fundamental que você busque por especializações e cursos livres que capacitem o seu currículo para alcançar e ocupar as melhores vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Qual a ajuda que a Escola da Paz pode oferecer?

Além de saber quais são as principais oportunidades no mercado de trabalho para enfermagem e os desafios que precisam ser superados, é importante também contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto. A Escola da Paz, por exemplo, pode ser uma grande aliada na busca de um aprimoramento na sua carreira profissional.

Com profissionais qualificados e uma excelente estrutura, você vai ter acesso ao nosso curso técnico em enfermagem e, assim, conseguir os melhores resultados para a sua carreira. Com aulas presenciais práticas e teóricas, você será capaz de se formar seguindo os padrões mais exigidos pelo mercado de trabalho e, assim, alcançará o sucesso.

O mercado de trabalho para enfermagem, portanto, tem excelentes oportunidades disponíveis para aqueles profissionais que querem se destacar. Com as escolhas certas e muita dedicação, é possível se recolocar no mercado de trabalho, ter sucesso, superar os desafios e, consequentemente, encontrar um cargo de acordo com as suas ambições.

Agora que você já sabe como está o mercado de trabalho para enfermagem atualmente e o que você precisa para ter sucesso profissionalmente, que tal ampliar os seus horizontes? Dê uma olhada, então, em nosso artigo e confira 3 profissões que estão em alta na área da saúde. Assim, você pode ter ainda mais sucesso na sua carreira profissional

Técnico em Enfermagem
Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felicia
Visitante
Felicia
3 anos atrás

Muito bom saber sobre os desafios que a Enfermagem enfrenta.

2
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x