Escola da Paz realiza testagem para covid-19 em colaboradores

testagem para covid-19 em colaboradores

No mês de setembro, a Escola de Enfermagem da Paz realizou a testagem de seus colaboradores, tanto da equipe administrativa quanto da equipe docente, em setembro.

A medida tratou-se de uma demanda espontânea resultante da parceria entre Escola de Enfermagem da Paz e da Câmara de Dirigente Lojistas de São Leopoldo (CDL-SL). A ação de testagem organizada pela CDL-SL, que também cedeu os testes do Tipo Rápido Acrobiotech, contou com a realização dos exames pela Escola da Paz que colaborou com a equipe, EPI’s e local apropriado e seguro para a ação.

Os associados da CDL compareceram em pequenos grupos na Escola da Paz, a partir de horários agendados junto à CDL-SL. O agendamento foi fundamental para a realização do teste e aguardo seguro do resultado.

A equipe de testagem foi composta pelas enfermeiras Carolina Bernard (COREN/RS 141149) e Fernanda Bitencourt de Oliveira Alves (COREN/RS 432194), funcionárias da instituição e o auxílio de grupos de alunos estagiários do curso Técnico em Enfermagem.

Resultados

Na ação, foram testadas 97 pessoas para o novo Coronavírus (2019-nCoV). Destes, 24 são colaboradores da Escola de Enfermagem da Paz, sendo:

• 15 funcionários administrativos,
  • 05 supervisores de estágio curricular obrigatório
  • e 04 professores da teoria que estão retornando às atividades presenciais para realização de práticas em laboratório.

Do total de pessoas testadas, 93 testaram negativo para o novo Coronavírus (2019-nCoV) e 04 pessoas testaram IgG reagente ou positivo.

E o que significam os resultados IgM e IgG?

Quando o teste rápido apontar os seguintes resultados:

• IgM reagente ou positivo: significa que a pessoa está ou esteve infectado, houve uma contaminação recente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção;
  • IgG reagente ou positivo: significa que a pessoa teve infecção anteriormente, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizada.

A presença das imunoglobulinas (Ig) nos testes rápidos indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra.

Quanto a imunização de uma pessoa IgG reagente ou positivo, ainda não há evidências científicas significativas que comprove o tempo de duração da imunização após infectado e curado.

Para a diretora administrativa da instituição, Sheila Hansen Rodrigues, a lembrança e o convite para a ação foi de grande prestígio, segundo ela: “ter a Escola da Paz como referência em saúde no município e ser lembrada por uma associação tão importante para o cenário comerciário, como é a CDL-SL, nos faz sentir muito orgulho da nossa jornada até aqui.” Sheila, também complementa que “a possibilidade de testagem dos nossos colaboradores foi muito positiva e um complemento importante ao plano de contingência elaborado pelo COE-Local da instituição.”