fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Entenda a importância da qualificação profissional para a carreira

Você já perdeu alguma oportunidade de trabalho por não ter os requisitos necessários para a vaga desejada? Sabemos quanto isso é frustrante, mas essa situação pode mudar. Para conseguir uma boa colocação na carreira, é preciso realizar uma qualificação profissional eficiente. Mas afinal, o que significa isso? Vamos explicar!

A qualificação profissional faz parte da preparação do cidadão para o mercado de trabalho por meio de cursos presenciais, semipresenciais ou a distância. Já a duração varia entre curta, média e longa, dependendo do tipo de aprendizagem. Mediante esses cursos, é possível aprimorar suas habilidades para desempenhar com excelência funções específicas que são exigidas pelo mercado de trabalho.

Pensando nisso, vamos destacar, ao longo do artigo, alguns fatores que determinam o quanto é importante a qualificação profissional. Boa leitura!

Mercado de trabalho exigente

Não é de hoje que sabemos que o mercado de trabalho está exigente, não é mesmo? Contudo, esse fator tem crescido cada vez mais ao longo dos anos. Ao aumentar a oferta de cursos nas instituições de ensino há uma maior disseminação da aprendizagem por meio das plataformas digitais. Isso acaba levando a um crescimento no nível de exigência das organizações para que os candidatos usufruam de bons cursos.

Anos atrás, quem tinha completado somente o ensino médio já conseguia um bom emprego. Hoje, não é bem assim. É preciso que se tenha ‘algo a mais’: um curso técnico, superior e, dependendo da empresa, também exige-se que o profissional tenha conhecimento em ferramentas de softwares, por exemplo.

Por isso, é importante estar cada vez mais qualificado, pois o mundo não para. E, se você não acompanhar seu avanço, acaba sendo descartado pelas empresas.

Invista na qualificação correta

Agora, não é porque o mercado de trabalho está cada dia mais exigente que você vai ter que fazer todas as qualificações profissionais que aparecerem. Não é bem assim que funciona.

Vamos pensar juntos: todas as pessoas têm determinadas habilidades intrínsecas em determinada área, ou seja, existem pessoas que gostam mais de fazer cálculos, já outras preferem cuidar de pessoas. Se esse for o seu caso, um curso na área de saúde pode ser uma boa opção para começar a se qualificar.

Competitividade em alta

Além da grande exigência das empresas para contratarem um profissional cada vez mais qualificado, a competitividade também tem crescido de forma gradativa com o passar dos anos. Provavelmente, isso já é algo do seu conhecimento.

Quantas vezes você foi para uma seleção e se deparou com uma quantidade de candidatos acima da média? Aposto que muitas. Conseguir um emprego não está nada fácil, e conseguir uma ‘promoção’ na carreira também não.

É por isso que, a cada tópico apresentado, destacamos a importância de investir em uma boa qualificação profissional. Isso é fundamental para que seu currículo não seja descartado antes mesmo da seleção, fazendo com que diminua suas chances de um novo emprego.

As empresas gostam de ver que o profissional se dedicou para conseguir uma determinada vaga. Sabemos que de nada adianta elaborar um currículo, visivelmente apresentável, se você não tem as habilidades exigidas pela empresa, concorda? Então, reflita sobre isso! E continue a leitura no próximo tópico.

Profissional com excelência

Já pensou em ter o emprego dos sonhos e ainda conseguir o reconhecimento do seu chefe por suas habilidades profissionais? Isso é muito gratificante, não acha? Pois isso não precisa ser apenas algo teórico e que fique somente nos seus pensamentos. A realidade pode estar mais perto do que você imagina. Contudo, você precisa dar o primeiro passo.

De nada adianta darmos várias dicas aqui, se você não pensar em se tornar um profissional excelente. E não estamos exagerando! Já vimos que a exigência no mercado de trabalho e a competitividade só aumentam, e é por isso mesmo que não podemos nos descuidar: é preciso buscar o aprimoramento profissional de forma contínua para se destacar no meio de todos.

Portanto, não deixe que a concorrência e a exigência do mercado de trabalho o desmotivem: lute e acredite na sua capacidade de ser uma pessoa que vai além das expectativas das empresas. Então, a máxima que deixamos para você é: busque a excelência sempre e nunca deixe de investir na qualificação profissional.

Cursos com menos duração ajudam a conseguir um emprego

Sabemos que nem sempre é possível investir em uma qualificação profissional de longa duração. Entretanto, isso não significa que você não pode continuar os estudos na área que deseja.

Como já falamos no começo do artigo, existem qualificações de diferentes modalidades, com extensões que variam entre curta, média e longa. E, isso não significa que o ensino estará comprometido. Pelo contrário, muitos desses cursos têm menor duração por apresentarem as disciplinas essenciais e específicas para desempenhar determinada função.

Podemos citar como exemplo, os cursos técnicos que costumam ter duração média de dois anos. Eles costumam ser bem completos, oferecendo também especializações desses estudos ao terminar a formação técnica.

Além disso, existem as qualificações com duração de algumas horas, que objetivam o aprendizado em assuntos específicos da área de atuação do profissional. Após sua conclusão, é emitido um certificado de participação, o qual serve de comprovação para ser inserido no currículo.

Aumento da renda

Com a possibilidade de novas chances profissionais, fica perceptível que sua renda também poderá aumentar — é só uma questão de tempo. Não temos como garantir isso, mas você concorda que se você tem todas as qualificações e habilidades profissionais que as empresas buscam, suas chances de ser contratado aumentam de forma significativa. E, dessa forma, sua renda passa a ser compatível com a função que será desempenhada.

Portanto, ‘agarre’ as oportunidades que surgirem e que são conciliáveis com seu perfil profissional. O emprego dos sonhos está em suas mãos e as chances de ascensão profissional também.

Viu como é importante realizar a qualificação profissional para melhorar a carreira? Não dá para descartar esse assunto, visto que estamos falando do seu futuro profissional que tem impacto significativo em várias áreas da vida. Então, não perca mais tempo e invista nos seus estudos para o sucesso ser garantido.

Agora que chegamos ao fim desse artigo enriquecedor sobre qualificação profissional, que tal ampliar ainda mais os conhecimentos e aprender sete dicas incríveis para alcançar o sucesso profissional na carreira? Esperamos você no próximo texto!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x