Como se organizar para estudar: 9 técnicas para sua rotina de estudos

Como se organizar para estudar: 9 técnicas para sua rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos eficiente é essencial para quem deseja melhorar as suas habilidades e ser bem-sucedido em qualquer situação que precisar aplicar seu aprendizado, por exemplo, provas do curso ou escola, concursos, faculdade, processo seletivo etc.

É preciso adotar as estratégias adequadas para fazer seu dia a dia render e conseguir aproveitar cada conteúdo estudado. Contudo, a melhor prática vai depender de cada estudante, já que esse processo envolve diversos fatores, como oportunidade, disponibilidade, foco e disposição, entre outros.

Precisando de uma ajuda para se organizar? Então, continue a leitura, pois este post traz 9 dicas que vão contribuir para tornar essa tarefa mais fácil. Vamos lá?

1. Estabeleça seu objetivo de estudo

Geralmente são as metas que impulsionam as pessoas. É por isso que estabelecer um objetivo é o primeiro passo para a elaboração de uma boa rotina de estudos.

Se você deseja passar no vestibular, em um concurso público ou realizar a prova de um processo seletivo para o emprego que sempre sonhou, escreva sua meta em seu cronograma. Assim, sempre lembrará o motivo pelo qual está estudando com tanta dedicação.

Além disso, ter em mente e refletir em que lugar deseja chegar não toma muito tempo e vai ajudar nos momentos em que você estiver desmotivado e pensando em desistir.

2. Conheça sua rotina

Para criar um plano e estudos é preciso conhecer a sua rotina. Considere as seguintes questões:

  • vai estudar por conta própria ou fazer cursinho?
  • já trabalha?
  • quais são as demais tarefas que ocupam seu tempo?

Conhecer bem todas as atividades que desempenha ao longo dia e da semana é importante na hora de estruturar seu cronograma de estudos. Você pode fazer um calendário e incluir nele todas as obrigações para simplificar o processo de organização.

3. Faça um cronograma

Nessa hora, você vai listar todas as disciplinas que pretende aprender, e montar seus estudos. Acrescente também as matérias que deseja estudar por dia. O ideal é intercalar entre as que têm maior facilidade e aquelas que exigem maior esforço.

Você deve utilizar vários materiais para auxiliar nos estudos. Por exemplo, se um dia você focou em leituras, no outro pode assistir a uma videoaula ou fazer simulados. Essa diversidade dá dinâmica à sua rotina de estudos e ajuda que você não desista dos planos definidos.

4. Escolha o local ideal para estudar

Escolher o local apropriado para se dedicar ao processo de aprendizagem é fundamental, pois isso contribui para que você consiga memorizar melhor e entender os conteúdos, que normalmente são extensos. Entre as principais características que o espaço deve ter estão:

  • ter mesas e cadeiras que propicie conforto;
  • ser o mais silencioso possível;
  • ter acesso à internet;
  • estar longe de distrações;
  • ser bem iluminado e arejado.

5. Deixe os materiais de estudos ao seu alcance

Para evitar que você fique se levantando a todo momento para buscar por algo diferente (caderno, livro, caneta), deixe tudo o que for necessário perto de você. Mantenha tudo organizado e em locais que não atrapalhem o seu rendimento, para que não seja motivo de distrações.

6.  Fique longe das distrações

Parece que na hora de estudar é que as distrações mais aparecem, não é mesmo? Então, cuidado, pois deixar os estudos para depois por um motivo sem importância ou urgência, vai acabar com sua produtividade além de quebrar a rotina elaborada por você. 

Esse ato de deixar as coisas importantes para depois é conhecido como procrastinação. Para evitar que isso aconteça, é preciso:

  • deixar o celular longe enquanto estiver estudando;
  • pedir aos familiares para não conversarem com você durante os estudos;
  • encarar a preguiça e não deixar que ela estrague seu planejamento;
  • não deixar as coisas para a última hora.

7. Invista em vários métodos de estudos

Pense na possibilidade de investir nos métodos de estudos mais adequados para a sua rotina com a finalidade de torná-la mais eficiente.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas. Entre as mais conhecidas está o Pomodoro, em que o estudante se dedica a um tempo de aprendizagem de 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos. Depois que essa intercalação tenha se repetido por algumas vezes, a pausa aumenta um pouco, chegando até a 30 minutos.

Com essa estratégia, será possível observar o quanto você rende em certo período e, com isso, conseguirá gerenciar melhor o seu tempo.

8.  Realize algumas pausas para descanso

As pausas para descanso também devem estar presentes em uma boa rotina de estudos. Descansar a mente de tempos em tempos é primordial para ganhar fôlego e voltar ao processo mais animado. O importante é saber dosar o tempo ideal e o que fazer nessa hora para gerar benefícios para esse momento de assimilação do conteúdo.

Uma alternativa é aproveitar o momento de pausa para praticar exercícios físicos que, além de contribuírem para deixar a mente mais relaxada, também liberam hormônios que aumentam a sensação de bem-estar e deixam a mente mais tranquila e descansada.

9. Tire um tempo para o lazer

Separar um tempo para o lazer é tão importante quanto se dedicar ao seu cronograma de estudos, afinal, estando bem consigo mesmo, você vai ter muito mais motivação para aprender e se tornar produtivo. Inclua no seu dia a dia um tempo para fazer o que gosta, como ir ao cinema, teatro, assistir a uma série, sair com os amigos etc.

O lazer é fundamental para manter a mente funcionando e ter mais saúde e qualidade de vida. Além disso, é preciso também:

  • se alimentar adequadamente e de forma equilibrada;
  • beber muita água;
  • dormir 8 horas por dia;
  • separar um tempo para praticar atividades físicas.

Com essas práticas você terá mais condições para criar uma rotina adequada e que vai resultar em uma excelente assimilação do conteúdo necessário.

Elaborar uma boa rotina de estudos é o ponto-chave para que você consiga alcançar seus objetivos. Adotar as medidas adequadas e cuidar da saúde é essencial para que consiga cumprir seu cronograma corretamente. Então, não espere mais para colocar essas dicas em prática e obter o sucesso esperado na sua trajetória em busca do conhecimento.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a melhorarem seus hábitos no momento de preparação para os estudos!

Comentários

Posts Relacionados