fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Confira 9 ótimas dicas para otimizar seus estudos

Pelo fato de cada pessoa apresentar um perfil diferente, podemos dizer que, apesar de não existir uma fórmula mágica, qualquer um pode ser um bom aluno e fazer parte de um processo de ensino eficaz e, com isso, alcançar seus objetivos e metas, seja ela passar no vestibular ou ser aprovado em um concurso público, entre outros. Mas, para que isso aconteça, é importante entender como otimizar os estudos e aproveitar o tempo disponível em sua rotina da melhor forma.

Por ser uma tarefa desafiadora para alguns, elaboramos este conteúdo para apresentar dicas incríveis e que vão contribuir bastante nesse processo. Confira!

1. Realize um planejamento de estudos

A primeira dica sobre como otimizar os estudos é fazer um bom plano para direcionar a rotina. Nele, você pode inserir cada matéria que deve ser estudada de acordo com o tempo disponível para se dedicar totalmente a essa responsabilidade. Dessa forma, para começar o seu planejamento, é importante entender qual é o tempo livre que terá para os estudos.

Após, divida as disciplinas que precisam ser estudadas e revisadas e defina o tempo que vai ser empregado a cada uma. Não se esqueça de deixar algum tempo livre para fazer exercícios e simulados.

2. Organize o ambiente de estudos

Para aproveitar todo o tempo disponível em sua rotina, é necessário ter organização. E esse cuidado deve começar pelo ambiente em que você estuda. Nesse caso, o local precisa ter todo o material necessário para estudar, como caderno, computador, livros e canetas.

Além disso, o espaço deve simplificar o manuseio desses objetos e ainda possibilitar que tudo fique sempre organizado para que, quando for usar algo, não perca tempo procurando por eles. Outros materiais que não fazem parte de estudos, como celulares, devem ficar longe do ambiente escolhido, tendo em vista que podem causar distração no momento de aprender e tirá-lo do seu foco.

3. Elabore um cronograma de estudos

Todo planejamento precisa ser bem detalhado com metas e prazos para ser produtivo e efetivo. Por esse motivo, crie um cronograma em que cada dia da semana você possa estudar assuntos diferentes e de forma compatível com as tarefas que precisa cumprir no dia a dia.

Uma ideia é intercalar matérias diferentes para que você consiga absorver temas variados e correlacioná-los. Quando você faz isso, coloca em prática a interdisciplinaridade e ajuda o cérebro a memorizar melhor os conteúdos.

Tenha em mente que o cronograma precisa ser respeitado. Então, não fuja dos horários e imponha limites para que a sua rotina não fique sobrecarregada.

4. Faça mapas mentais

Os mapas mentais auxiliam na memorização e visualização mental dos conteúdos, o que vai colaborar para uma melhor fixação. Ou seja, é uma técnica interessante, considerando que obriga o estudante a entender e relacionar o que foi estudado, além de ser uma ótima maneira de consulta para revisões.

5. Elabore resumos

A grande quantidade de matérias pode deixar você preocupado. No entanto, para conseguir estudar mais, uma alternativa é fazer resumos. Dessa forma, você lê todo o conteúdo e seleciona apenas as informações mais relevantes, passando-as para o papel. É possível, inclusive, grifar com um marca-texto as palavras-chave para simplificar a revisão posteriormente.

Outra questão que deve ser considerada é que, ao fazer o resumo, você estuda escrevendo, o que também vai contribuir para conseguir aprender mais rápido. Isso ocorre pelo fato de que, ao ler a matéria, interpretar e transcrever para o caderno os principais tópicos, acaba ativando outras regiões do cérebro, o que melhora a memorização e o raciocínio lógico.

6. Faça simulados

Realizar simulados faz com que o seu cérebro fique mais bem treinado para estudar, bem como torna o processo de aprendizagem mais otimizado. Por isso, separe um tempo para praticar os exercícios e sempre tente simular a prova, caso esteja estudando para alguma. Você também pode marcar o tempo para poder se preparar ainda mais para um exame.

7. Programe pequenas pausas

Evite passar muito tempo dedicando-se a uma mesma matéria. Isso só vai fazer com que o seu rendimento diminua e que se canse mais rapidamente. Uma dica é aplicar o método Pomodoro, no qual você se concentra por 25 minutos ininterruptos e faz pausas de 5 minutos. Depois de quatro blocos, você pode tirar um tempo maior de descanso para beber água, se alongar e recarregar suas energias.

8. Cuide da sua saúde

Não ter uma boa qualidade de sono prejudica o seu aprendizado e causa indisposição para realizar e conciliar suas tarefas básicas do dia a dia. Então, nada de virar a noite decorando conteúdo e depois não se lembrar de nada. Além disso, que tal apostar em uma atividade física para aliviar o estresse e contribuir para a sua saúde? Também, não se esqueça da sua alimentação, já que consumir uma dieta balanceada vai ajudar a se manter disposto, com toda energia necessária para se dedicar às longas horas de estudo.

9. Mantenha o foco e a disciplina

Você precisa estar 100% focado no seu objetivo para não cair na procrastinação e prejudicar o seu estudo. Então, tenha em mente os benefícios que você terá ao cumprir seu cronograma de estudos.

Não se esqueça de que a disciplina anda junto do foco, já que um elemento depende do outro para que você tenha sucesso em qualquer meta. Sendo assim, nada de se autossabotar e burlar as regras que você mesmo criou para estudar.

Imprevistos podem acontecer, por isso, caso precise dar um tempo nos estudos, comece novamente o mais rápido possível e, assim, evite o começo de um ciclo prejudicial e que pode afetar o seu processo de aprendizagem.

Sempre que chegar o horário definido no seu cronograma, vá para o local escolhido, desligue o celular e comece a estudar. Só saia caso precise beber água, ir ao banheiro, comer algo, alongar-se, ou se for de extrema necessidade. Com isso, você respeita o seu tempo e aplica a disciplina de maneira efetiva.

Agora que você já sabe como otimizar os estudos, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática agora mesmo e, assim, criar um bom método para aprender e conquistar uma jornada de sucesso!

Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita no blog para entender como funciona o diploma de cursos técnicos e como conquistá-lo!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x