fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Conheça aqui as 8 melhores técnicas de memorização!

Diversas são as informações que precisam ser armazenadas na memória todos os dias. No entanto, é normal que muitos desses dados caiam na curva do esquecimento, que se trata do processo que ocorre em nosso cérebro, onde ele esquece de certa informação com o passar do tempo. Sendo assim, uma estratégia para evitar que isso aconteça é investir nas técnicas de memorização.

Isso porque, se trata de ações que estimulam a atenção e concentração, fazendo com que o conteúdo aprendido seja fácil de ser lembrado e difícil de se esquecer. Mas, você sabe quais são essas técnicas? Leia este conteúdo para conhecê-las!

1. Ler mais de uma vez

A leitura é uma parte fundamental para um estudo de qualidade. Contudo, fazer a leitura somente uma vez pode não ser o suficiente. Sendo assim, sempre que quiser ler, busque entender o assunto lido. Caso isso não ocorra, leia de novo.

Essa ação contribui para a fixação do conteúdo na mente e entender de forma mais eficiente a informação no cérebro. Uma boa ideia é fazer isso em voz alta e explicar para si mesmo o que compreendeu.

2. Crie resumos

Os resumos podem ser ótimos aliados para os estudos, levando em conta que se trata de um método em que você exercita o que aprendeu com suas próprias palavras. Após, elaborá-los releia o que escreveu durante as revisões e retorne ao conteúdo original no caso de possíveis dúvidas.

É importante que esse material seja uma espécie de aula para si mesmo, onde vai explicar cada conceito, detalhes, associações e demais meios que possam auxiliar você a aprender com facilidade.

3. Ensine a você mesmo

Outra metodologia que pode ser aplicada é ensinar a si mesmo. Dessa forma, vai ter a chance de se questionar e de buscar novas informações, o que vai contribuir para que possa memorizar as informações que já tem.

Caso ache estranho ou fique desconfortável fazer isso com você mesmo, peça a ajuda de um amigo que não se importe de aprender sobre o assunto e dê uma aula para ele.

4. Use mapas mentais

O mapa mental é um recurso que pode dar resultados bastante positivos já que utiliza informações visuais. Para criá-lo você pode usar toda a sua criatividade, apostando em elementos visuais e cores para aprender sobre determinado tema.

Nesse caso, o mapa central é realizado com um tema central e, então, é ramificado por subtemas relacionados ao assunto, que são conectados por ligações. Além disso, deve ser criada uma expansão de ideais que serão interligadas a cada termo nas quais tiverem alguma relação.

Essa prática vai gerar atalhos até o tema central. Outro ponto importante é associar cada tipo de ligação ou informação a uma cor. As informações visuais serão mais uma forma de seu cérebro armazenar um assunto específico e, quanto mais abrangente o mapa for, mais completo e eficaz será.

5. Realize gravações

Trata-se de um método parecido com o de resumir, no entanto, utiliza a voz. Para isso, você grava um resumo do que entendeu sobre a matéria para depois ouvir as gravações. Nesse caso, utilizar o gravador do celular já é o suficiente. Você também pode gravar o áudio das videoaulas que assiste.

Você pode aproveitar as horas de concentração total para ouvir as gravações ou, até mesmo, durante o estudo, na academia, enquanto estiver no ônibus indo para o trabalho, no carro, ao realizar a faxina da casa e demais. Tenha em mente que essa repetição vai colaborar para que fixe melhor a matéria.

6. Alinhe novos aprendizados aos que você já conhece

Alinhar um conteúdo novo a algo que já existe em seu dia a dia é uma maneira de inseri-lo em seu domínio cognitivo. Levando em conta que a aprendizagem é um processo contínuo e conectado, o esperado é que a fixação dos temas estudados ocorra quase que de forma imperceptível. Então, é interessante aplicar esse recurso ao seu favor de maneira consciente.

Por exemplo, ao aprender um novo idioma, fica mais fácil absorver e memorizar as palavras estrangeiras ao associá-las com os termos usados na sua língua oficial.

7. Faça exercícios

Essa é outra medida fundamental quando falamos de técnicas de memorização. Isso porque, é necessário que você pratique aquilo que está aprendendo. Simulados e provas antigas são ótimas ferramentas para fixar o conteúdo e, também, uma forma de testar o quando você realmente está absorvendo dos assuntos estudados.

Outra questão é que essa prática vai deixar o seu cérebro mais ativo, além de fazer com que fique mais bem preparado quando tiver que aplicar o que estudou, seja em uma prova, ao apresentar um trabalho, entre outros.

8. Realize associações fáceis de serem lembradas

As associações exercem um papel importante no estímulo do cérebro e se trata de uma forma de você memorizar informações com mais precisão. Elas podem ser entre aprendizados novos ou velhos. Veja a seguir alguns exemplos de como isso pode ser realizado.

Acrônimos

É representado por siglas que podem ser lidas como uma palavra, por exemplo, ONU. Mas, é preciso ter atenção a um detalhe: siglas, como IPTU, não são entendidas como acrônimos, tendo em vista que a pronúncia ocorre letra a letra.

Acrósticos

Trata-se de uma composição que consiste em formar palavras ou frases na vertical com as letras iniciais, do meio ou final de cada versos, gerando uma sequência significativa, por exemplo:

Pensamento

Orgulho

Estrofes

Sentimento

Inspiração

Amor

Encadeamentos

É a prática de estruturar em frases palavras avulsas. Por exemplo, vamos supor que você tenha que memorizar as palavras a seguir: investir, estudos, carreira e sucesso. Estruturando-as em uma frase é possível tornar esse processo mais simples: “É fundamental investir nos estudos para conquistar uma carreira de sucesso”.

Agora que você já conhece as principais técnicas de memorização, que tal aproveitar para aplicá-las agora mesmo e, assim, contar com ótimas ferramentas que podem ajudar você a otimizar seus estudos, melhorar o aprendizado, se dar bem nas provas e adquirir conhecimentos capazes de contribuir bastante para o seu futuro profissional.

Você conhece alguma técnica de memorização que não foi citada no conteúdo? Então, deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x