fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

O que é um curso pós-técnico e qual a sua importância para a carreira?

A função de um técnico em enfermagem é extremamente relevante para a área da saúde, principalmente pelo fato do profissional prestar todos os cuidados necessários aos pacientes por meio de uma assistência humanizada, que proporcione bem-estar e que contribua para os resultados dos tratamentos.

Pelo fato do mercado se manter cada vez mais competitivo, é importante elaborar estratégias para se diferenciar dos concorrentes, entre elas, optar por um curso pós-técnico. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar o que é esse tipo de qualificação, suas vantagens na carreira e opções disponíveis. Confira!

O que é um curso pós-técnico?

O curso pós-técnico serve para que o profissional amplie seus conhecimentos a respeito da área que já está atuando e, assim, possa oferecer para o mercado qualificação para exercer funções específicas.

É importante ressaltar que, nesse caso, a especialização deve ser realizada em um segmento associado diretamente à formação técnica já concluída. Ou seja, se foi feito um curso Técnico em Enfermagem, só poderá realizar um pós-técnico na mesma área. Isso diferencia o pós-técnico das graduações.

Para quem está indicado o curso pós-técnico?

Esse tipo de curso é indicado para quem possui um diploma de nível médio técnico. Sendo assim, uma das exigências é ter finalidades um curso técnico em alguma área.

Quais as opções de curso pós-técnico disponível para o técnico em enfermagem?

Instrumentação Cirúrgica

Trata-se de um curso pós-técnico com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais para prestar suporte ao médico-cirurgião e casos que exigem ações relativas à promoção, proteção, recuperação, conservação e demais.

Nesse caso, o profissional adquire conhecimentos sobre o instrumental cirúrgico, adequação e posicionamento das mesas de instrumental, promoção dos tempos cirúrgicos etc. Por isso, essa pessoa se torna uma colaboradora fundamental na hora da cirurgia e que precisa estar atenta a todo o processo cirúrgico.

Primeiros Socorros

O curso de Primeiros Socorros tem a finalidade de aprimorar o profissional quanto às noções básicas em casos de emergência, como engasgos de crianças, atropelamentos, acidentes domésticos, entre outros, enquanto se espera o atendimento dos funcionários do socorro.

Com o curso, o aluno estará preparado para executar práticas básicas do primeiro atendimento, bem como identificar informações a respeitos das medidas a serem empregadas. O estudante também aprenderá o que não deve ser feito para evitar o agravamento das condições da vítima e gerar maiores danos.

Enfermagem do Trabalho

O pós-técnico em Enfermagem do Trabalho pode atuar em empresas públicas e privadas com a finalidade de prestar assistência médica aos colaboradores do local, prevenir acidentes de trabalho e realizar ações conjuntas com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), bem como realizar atendimentos emergenciais quando preciso e fazer visitas domiciliares para acompanhar o funcionário em sua recuperação.

Existem diversas oportunidades de emprego na área, tendo em vista que é primordial para toda organização evitar doenças ocupacionais, acidentes e garantir a integridade física dos prestadores de serviços.

Curso pós-técnico em Terapia Intensiva

A assistência prestada pelo técnico em enfermagem no setor engloba atendimento intensivo a pacientes críticos dos grupos neonatal, pediátrico, adulto e cardiológico. O profissional busca oferecer suporte a todas as necessidades dos pacientes que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Isso porque, esses indivíduos devem estar sob monitoramento constante, recebendo cuidados rápidos e eficazes, caso seja necessário. Depois do curso, o profissional está apto para trabalhar em qualquer área dos hospitais e demais unidades de saúde que tratam de pessoas que precisam de cuidados intensivos.

Hemodiálise

O curso de Hemodiálise é um curso pós-técnico que tem o intuito de qualificar os profissionais quanto às atividades de enfermagem prestadas aos pacientes que estão submetidos ao tratamento de hemodiálise. Esse processo remove líquidos e substâncias tóxicas do sangue, funcionando como uma espécie de rim artificial.

Aos colaboradores que se aperfeiçoam em hemodiálise são delegadas algumas funções, como a elaboração de escalas e a operação dos equipamentos, bem como o controle de materiais e conservação do ambiente.

Curso pós-técnico em serviços de urgência e emergência

Essa é uma qualificação importante para os técnicos em enfermagem que estão em busca de atuar em equipes de resgate de órgão públicos ou empresas privadas. Os procedimentos desenvolvidos nos atendimentos às situações de urgência e emergência podem fazer toda a diferença no estado de saúde em que o acidentado se encontra.

Além de conhecimento técnico, no curso será possível realizar simulações e treinamentos práticos, levando em conta que ao chegar no local de atendimento não haverá muito tempo para ficar pensando no que fazer, ou seja, o atendimento precisa ser feito de imediato. Por este motivo, o estudo e a prática frequente são tão relevantes.

Outro ponto importante é que o profissional que pretende trabalhar na área precisa estar preparado quanto física tanto emocionalmente para os fatos adversos que vão enfrentar, por exemplo, fazer resgates em lugares altos, crianças em perigo de vida, pessoas presas em carros, entre outros. Tudo isso requer muito preparo profissional para não permitir que essas condições influenciam em suas ações no momento do resgate.

Quais as vantagens para a carreira?

Cada dia a qualificação do profissional para funções específicas têm sido mais exigida pelas empresas. Sendo assim, um curso pós-técnico oferece diversas vantagens para trabalhador e contratante, por exemplo:

  • gera habilidades mais amplas;
  • eleva o nível de conhecimento determinado em uma área;
  • certifica o colaborador como especialista em um assunto;
  • promove a valorização do profissional no mercado de trabalho, já que ainda existe pouca mão de obra qualificada em certos ramos;
  • impulsiona o aumento da competitividade e demais.

Como pode perceber, o mercado de trabalho tem optado por profissionais que estão sempre em busca de se qualificar e atualizar em sua profissional, inclusive no ramo da saúde. A boa notícia é que existem várias opções de curso pós-técnico para escolher e, dessa forma, agregar valor ao currículo, se destacar entre os concorrentes, ocupar as melhores vagas disponíveis e ter uma carreira de sucesso.

Quer conhecer os cursos oferecidos pela Escola de Enfermagem da Paz e verificar o que mais se adequa ao seu perfil e seu momento? Então, registre seu interesse no curso escolhido ou entre em contato agora mesmo conosco.

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ana Lídia
Visitante
Ana Lídia
1 ano atrás

Achei muito bom, principalmente na hora que falou que um bom proficional tem que se doar, tem que ter muita corajem.Muita conhecimento❤😍 etc.

Maxiliana
Visitante
Maxiliana
1 ano atrás
Responder para  Ana Lídia

Oi Amiga ( profissional).
É normal passar despercebido.😘

joel f. teles
Visitante
joel f. teles
1 ano atrás

boa tarde
eu, acho muito interessante a especialização na área técnica da enfermagem

Eloiza Neves
Visitante
Eloiza Neves
1 ano atrás

Olá, conteúdo maravilhoso!
eu tenho uma dúvida, tem algum requisito que o pós-técnico deve atender, exemplo no certificado ou registro em algum órgão, para ser considerado pós-técnico?
eu sou técnica em farmácia e gostaria de me especializar, porém tenho medo de fazer um curso muito logo e ele não ser reconhecido como pós técnico.

Last edited 1 ano atrás by Eloiza Neves
6
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x