fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Saiba como lidar com a morte, como se preparar para viver esse momento

Morrer é um processo natural e inevitável para todos os seres vivos. No entanto, lidar com a morte é um grande desafio para a maioria das pessoas. Isso ocorre por vários motivos, como por não saber quando isso vai ocorrer ou como será essa hora.

Não há dúvidas de que a perda de uma pessoa querida é uma das situações mais complicadas de se tratar, mas existem algumas práticas que podem ser implementadas para tornar o processo de luto um pouco mais fácil.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para ajudar você a compreender e passar por esse momento delicado de uma maneira mais tranquila.

Quais são os estágios do luto?

O luto é dividido em cinco estágios. São eles:

  • negação: trata-se da utilização de recursos para afastar a realidade tão difícil: agir como se nada tivesse acontecido ou trabalhar em excesso, por exemplo. Sentimento de isolamento e vazio são normais nessa época;
  • raiva: nesse caso, a pessoa busca um responsável pela dor e não aceita a fraqueza diante da morte. Acontece uma oscilação entre a raiva (do hospital, do médico, do enfermeiro ou de algo envolvido na morte) e culpa (“eu deveria ter percebido que ele não estava bem”). Sentimentos comuns são a agressividade, a amargura e a ira;
  • barganha: é comum em doenças terminais, quando o indivíduo tenta negociar algo com o destino para que a morte não ocorra, como se uma promessa a Deus ou entidade pudesse mudar a situação;
  • depressão: a falta de esperança e a tristeza frequentemente integram essa fase. A pessoa passa a ter alterações de apetite e de sono, além de não encontrar nenhuma motivação para realizar suas atividades. Chora muito, tem pensamentos negativos que não consegue administrar. Ajuda profissional se mostra importante nesse período;
  • aceitação: é o estágio que torna o indivíduo capaz de falar sobre a morte. Não significa esquecer o falecimento de alguém ou não sentir dor, mas é mudar o espaço da dor. É possível lembrar de quem partiu sem amargura, valorizando o tempo que conviveram.

Como lidar com a morte?

Existem algumas dicas que podem facilitar a passagem por esse momento tão difícil. Veja algumas delas a seguir.

Converse com alguém

Nessa situação tão dolorosa, talvez o que você mais deseja é ficar só. Mas se você expressar e colocar para fora toda a dor que está sentindo, por meio de uma conversa com um amigo, um parente ou um profissional, vai conseguir lidar melhor com seus sentimentos, ficando mais forte.

Trate a sua saúde

É muito importante descansar o tempo necessário, alimentar-se bem e praticar atividades físicas. É comum não sentir vontade de comer, mas tente ingerir alimentos saudáveis pelo menos algumas vezes ao dia, até o seu apetite voltar. Em hipótese alguma busque vingar sua dor em alimentos prejudiciais para a saúde ou no álcool.

Fale com Deus

Por meio da reza ou da oração, você pode pedir a Deus para consolá-lo nesse momento e lhe dar força para suportar a dor. Quando a pessoa tem fé ou uma crença, é possível se apoiar nela para lidar melhor com esse processo de passagem da vida para a morte.

Crie um diário

Você pode escrever sobre as qualidades da pessoa que partiu e os momentos em que se lembra dela com mais afeição. Caso pensamentos negativos insistam em ficar na sua mente, escreva o que você sente e a causa por se sentir assim. Depois, tente avaliar se o seu sentimento de culpa faz algum sentido. Novamente, nesse caso, ajuda profissional de um psicólogo pode ser muito útil.

Não há uma fórmula pronta de como lidar com a morte, mas esperemos que as dicas apresentadas tenham sido úteis. Além delas, é fundamental sempre focar as memórias e as lembranças da pessoa querida, já que a saudade do período vivenciado juntos gera bons sentimentos.

Achou este post interessante? Então, aproveite sua visita para assinar nossa newsletter e receber as novidades em primeira mão!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos
Visitante
Carlos
10 meses atrás

Como se preparar para a morte?
Isso TB foi útil

2
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x