Porque fazer curso técnico de qualificação profissional na área de saúde?

Porque fazer curso técnico de qualificação profissional na área de saúde?

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais exigente, seja nos momentos de crise econômica ou quando a economia demonstra estar a todo vapor. Para acompanhar as exigências, uma opção de destaque é o curso de qualificação profissional.

A realização de um curso técnico é cada dia mais essencial para ingresso em determinadas áreas de atuação. Com isso, os benefícios atingem todas as partes, como os trabalhadores, as empresas e até mesmo a sociedade como um todo.

Tendo em vista a importância de um curso profissionalizante nos dias atuais, abordaremos neste artigo os principais aspectos associados a esse tipo de formação. Continue a leitura!

A contribuição de um curso de qualificação profissional para o mercado

O mercado de trabalho, como já foi dito, se mostra cada vez mais exigente para a admissão de novos trabalhadores. Há alguns anos, a realização de um curso técnico demonstrava ser um diferencial; hoje em dia, figura como algo elementar.

Porém, o cenário revela a escassez de profissionais qualificados para assumirem os cargos disponíveis. Isso diminui a produtividade e a competitividade entre as organizações, levando as empresas a procurarem formas de anular o problema.

Uma alternativa que vem sendo implementada é realização de cursos de capacitação promovidos pela própria contratante. Porém, essa solução pode ser onerosa para a empresa e não é praticada em larga escala.

Portanto, o ideal continua sendo a formação do indivíduo e, posteriormente, sua inserção no mercado, o qual apresenta alta demanda. Isso permite, ainda, que o profissional estabeleça sua carreira, que terá início com a capacitação.

Uma vez inserido no mercado e já ocupando determinado cargo, é esperado o fortalecimento do vínculo com a instituição empregadora e, consequentemente, estabilidade financeira e profissional.

As motivações para realização de um curso profissionalizante

Agora que você já sabe como um curso de qualificação profissional está associado ao cenário econômico, confira a seguir quais os principais motivos para você investir em uma formação técnica na área da saúde!

Assistência à saúde

A primeira motivação abordada consiste na ajuda e assistência prestada às pessoas. Os cursos da área da saúde como um todo apresentam o intuito de oferecer uma melhor qualidade de vida, focando não apenas na cura de enfermidades, mas também na promoção de hábitos saudáveis.

Dessa forma, os profissionais da área estão em contato direto com o ser humano, em busca do melhor acompanhamento e assistência diante das necessidades.

Vale ressaltar que a formação técnica na área envolve uma gama de opções, algumas mais voltadas aos pacientes, como o técnico em enfermagem, e outras mais voltadas à administração, como o curso técnico em gerência em saúde.

Campos de atuação

Seguindo a linha de raciocínio abordada, é preciso reforçar a existência de diferentes campos de atuação. Embora todos eles estejam de alguma forma relacionados à saúde, suas atribuições podem ser bem distintas.

Os cursos técnicos em enfermagem e em radiologia apresentam um contato mais direto com o paciente e suas necessidades no tratamento, formando profissionais aptos a prestarem esse tipo de assistência.

Já o curso técnico em farmácia capacita os profissionais para o mercado farmacológico, abordando de maneira mais aprofundada o estudo de medicamentos, como as propriedades físico-químicas e a dinâmica do fármaco no organismo.

Por fim, como já mencionado, há ainda o curso técnico em gerência em saúde. Seus ensinamentos são voltados para planejamento e a implementação de políticas na área, bem como o controle e a gestão das mesmas.

Estabilidade financeira

Independentemente de qual seja o campo de atuação escolhido, a realização de um curso técnico aumenta o potencial para inserção no mercado de trabalho. Com a capacitação estabelecida, as empresas tendem a abrir as portas para aquele profissional.

É possível, então, iniciar uma carreira na área, aprimorando os conhecimentos e se fortalecendo no mercado. Por conseguinte, o indivíduo tem a oportunidade de se estabelecer financeira e profissionalmente.

Primeiro contato com a profissão

A realização de um curso de qualificação profissional representa também um momento de contato com a área. Por meio da formação, o aluno adquire experiência e aprimora suas noções acerca de determinado setor.

Dessa forma, ao concluir o curso, o recém-formado vivenciou seu primeiro contato com a profissão escolhida e poderá, então, refletir acerca dos anseios para seu caminho.

Baixo custo e otimização do tempo

Merecem destaque o custo e o tempo envolvidos em uma formação técnica. Quando comparado a um curso superior, ambos os aspectos demonstram ser menores — ou seja, o curso profissionalizante é mais barato e requer menos tempo para conclusão.

Assim, torna-se uma excelente opção para aquelas pessoas que necessitam de uma rápida entrada no mercado de trabalho e não dispõem de tantos recursos financeiros para investir em qualificação.

Continuação dos estudos

Por fim, destacamos que um curso técnico, além de potencializar a inserção no mercado econômico, representa a apenas o primeiro contato com a área, que possui um leque de opções para quem deseja se aprofundar nos estudos.

Por conseguinte, aquela pessoa cuja formação é composta inicialmente apenas pelo técnico poderá, posteriormente, aprimorar os conhecimentos por meio de outros cursos.

As escolas de qualificação profissional

Mas, afinal, como é possível obter a qualificação nível técnico profissionalizante? É simples! Para isso, existem as escolas técnicas, que oferecem esse tipo de formação e os demais cursos de especialização na carreira.

A Escola da Paz, por exemplo, é uma referência na capacitação voltada para a área da saúde. O principal foco da instituição é o curso técnico em enfermagem. Ressaltamos ainda que a equipe envolvida nele é composta totalmente por enfermeiros experientes.

Além disso, a Escola oferece outros cursos de qualificação profissional, como:

  • atendimento pré-hospitalar;
  • BLS - Basic Life Support;
  • cuidador de idosos;
  • hemodiálise;
  • instrumentação cirúrgica;
  • interpretação dos principais exames de laboratório clínico;
  • primeiros socorros;
  • técnicas de coleta de material em laboratório clínico.

Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de obter seu título de técnico em enfermagem e aprimorar os conhecimentos se qualificando para áreas específicas.

Com esse artigo, esperamos ter esclarecido sobre a importância de um curso de qualificação profissional. Concluímos, portanto, que essa formação é fundamental para potencializar as chances de inserção no mercado e o estabelecimento nele. Além disso tudo, ressaltamos que a área da saúde apresenta carreiras promissoras, as quais envolvem os mais diferentes campos de atuação.

E então, você se interessou em iniciar uma carreira na área? Deseja se especializar em um dos cursos mencionados? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Comentários

Posts Relacionados

termos para mandar bem no prontuário
terça-feira, 12 Fevereiro, 2019 - 08:00