Mercado de trabalho: veja como se manter atualizado na área de saúde

Mercado de trabalho: veja como se manter atualizado na área de saúde

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante que você saiba como se manter atualizado em sua área de atuação. Mesmo para aqueles que estão empregados, ficar de olho em outras oportunidades de crescimento pode ser um grande diferencial na hora de evoluir na carreira ou até mesmo trocar de empresa.

Vale lembrar que depois de certo tempo em um mesmo posto de trabalho, é comum que os profissionais acabem entrando na chamada zona de conforto. Dessa forma, conhecer as novidades da área, testar equipamentos ou técnicas mais modernas e saber se adequar a diferentes exigências são passos indispensáveis para não provocar um impacto negativo em sua carreira.

Portanto, se você atua na área da saúde e precisa saber como se manter atualizado, veio ao post certo! Separamos algumas dicas muito importantes para que você entenda melhor o mercado — sem ficar preso ao passado e deixar o crescimento profissional de lado. Boa leitura!

Como se manter atualizado na área de saúde?

Com os avanços tecnológicos, todos os segmentos estão em constante evolução e trazendo mudanças inovadoras, inclusive na medicina. Há alguns séculos, os médicos não conheciam a anestesia, por exemplo, e diversos procedimentos foram feitos sem o uso desse componente. Além disso, outros setores da medicina foram beneficiados pelas novas descobertas, como a penicilina para combater doenças, ou a vacina para preveni-las.

Portanto, a todo o momento novos conhecimentos são adquiridos para que outras maneiras de atuação possam surgir. Sendo assim, é de extrema importância que todos os profissionais dessa área mantenham-se por dentro de tudo que acontece nas clínicas e hospitais — ainda que sua rotina esteja cada vez mais corrida.

Estar atualizado sobre os mais diversos assuntos é também uma estratégia importante para vencer a concorrência em um processo seletivo, por exemplo. Ainda vale destacar que um grande erro cometido por muitos profissionais da saúde é acreditar que sua formação garante seu trabalho para sempre. Contudo, a realidade mostra justamente o contrário, afinal, esse é apenas o primeiro passo para um caminho em constante evolução.

Para te ajudar a reverter esse quadro, preparamos uma lista repleta de dicas úteis para que você aprenda a se manter atualizado enquanto atua na área de saúde. Assim, poderá desenvolver melhores habilidades para que, junto ao seu comprometimento, assegurem uma qualidade de vida maior aos pacientes. Confira!

Cursos

Os cursos são uma excelente maneira de se adquirir novos conhecimentos ou atualizar os que você já possui. E não importa o seu tempo de duração: pode ser desde um técnico até um curso livre, sobre determinada prática. Aliás, hoje em dia não há mais desculpas para deixar os estudos para depois, já que você pode facilmente encontrar cursos online de qualidade em diversas áreas, até mesmo gratuitos ou com bolsas e preços promocionais.

Além disso, os cursos de qualificação em áreas específicas da Enfermagem, como Instrumentação Cirúrgica ou Técnicas de coleta de material em laboratório, podem abrir diversas portas para a sua carreira. Reflita sobre o assunto e analise se já não chegou o momento de você se especializar e conseguir empregos ainda melhores.

Encontros científicos

Você também pode se informar sobre os encontros científicos mais interessantes que ocorrem na sua região. Palestras, congressos, oficinas, demonstrações de equipamentos, enfim, qualquer tipo de encontro relacionado à área da saúde pode resultar em novos conhecimentos ou assuntos para se aprofundar posteriormente.

Networking

Os encontros científicos também são uma excelente oportunidade para que você faça networking, ou seja, conheça novas pessoas e aumente sua rede de contatos atuantes na área da saúde. Isso é importante para conhecer outros eventos, outras linhas de estudos e até mesmo, quem sabe, ser indicado para novas vagas de trabalho.

Artigos publicados

A área da saúde ainda é um dos setores que mais leva a sério a publicação de artigos e pesquisas científicas em revistas e jornais conceituados no mercado. Sendo assim, pesquise blogs de confiança, que compartilham conteúdo de qualidade gratuitamente, baixe e-books ou assine newsletters.

Afinal, saber como se manter atualizado por meio dessas leituras é essencial para que você consiga ficar em dia. Seja com assuntos específicos, de sua preferência, ou sobre tudo o que está surgindo de novo na medicina em geral. 

Aplicativos móveis

Você ainda pode aproveitar o seu tempo livre para conhecer melhor os aplicativos móveis que são lançados constantemente. Ainda que o conteúdo não seja oficialmente aprovado, por exemplo, é bacana manter-se atualizado sobre o que pode surgir no mercado em breve. Vale a pena conhecer também ferramentas que não sejam sobre saúde exatamente, como aplicativos para gerenciar clínicas.

Atualidades

Os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho também precisam estar atentos ao que acontece no Brasil e no Mundo. Mesmo que as notícias não estejam diretamente ligadas à área da saúde, é importante mostrar-se uma pessoa consciente da realidade. Procure ler também artigos que tratam da economia e da política, por exemplo, pois isso afeta a qualidade de vida de seus pacientes.

Outro idioma

Quem sonha em alcançar o sucesso profissional pode também investir nos estudos de outro idioma — principalmente o inglês. Além de deixar o currículo mais completo, essa habilidade abre portas e ajuda você até mesmo a estudar por meio de livros ou artigos que estejam publicados na língua inglesa, o que é bastante comum na área da saúde.

Portanto, saber como se manter atualizado é indispensável para profissionais de qualquer área de atuação. Entretanto, é ainda mais importante àqueles que tratam diretamente da saúde e da vida de milhares de pessoas necessitadas de ajuda. Além disso, estar sempre por dentro de novos assuntos é uma forma muito eficiente de gerar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Agora, se você gostou do conteúdo deste texto e quer dicas para crescer ainda mais na área da Enfermagem, não deixe de visitar os outros posts que temos aqui no blog. Assim, poderá se preparar e demonstrar ainda mais o seu potencial no trabalho para sair na frente dos concorrentes!

Comentários

Posts Relacionados