EAD ou presencial? Saiba a melhor opção para a área da saúde!

O ensino a distância é uma modalidade de educação muito comum nos dias de hoje e, por isso, tem conquistado espaço entre milhões de estudantes no mundo todo. Nesse cenário de atualização constante do mercado educacional, é comum que recém-chegados ao ensino superior tenham muitas dúvidas para se decidir entre o ensino EAD ou presencial.

Embora pareça uma tarefa complicada, escolher o tipo de ensino ideal passa diretamente pela necessidade de analisar o curso escolhido em função de suas particularidades, exigências e outros aspectos importantes. Quer entender como fazer a melhor escolha? Então, continue a leitura e veja mais detalhes sobre cada modelo.

Como funciona cada modalidade?

Em linhas gerais, o EAD e o ensino presencial oferecem uma formação sólida por meio de sistemas de avaliação semelhantes ou de títulos de cursos equivalentes. Contudo, cada modelo possui uma metodologia distinta, especialmente em relação ao peso dos conteúdos vistos durante o curso.

Ensino a distância

Cursos a distância são baseados no princípio básico de que os estudantes não terão acesso frequente à infraestrutura da faculdade. Portanto, é fundamental, em um primeiro momento, dispor dos recursos básicos, como um computador com acesso à internet e conhecimentos mínimos de informática.

Além disso, vale destacar que reservar um local adequado para se concentrar nos estudos é um passo muito importante para o sucesso acadêmico de todos os estudantes da modalidade. Após se matricular, os estudantes acessam uma plataforma virtual da instituição de ensino e, por meio dela, possuem acesso a todos os conteúdos para sua formação.

Uma das grandes vantagens dessa modalidade é a oportunidade de ter flexibilidade nos horários, fundamental em dias cada vez mais corridos. Visto que os conteúdos ficam disponíveis em uma plataforma virtual, os estudantes são livres para estabelecer a sua própria rotina de estudos e têm acesso aos materiais de apoio e suporte para esclarecerem dúvidas pertinentes ao curso.

Educação presencial

Nessa modalidade de ensino, os alunos precisam frequentar presencialmente todo o conteúdo do curso. Ou seja, o contato entre estudantes e professores é feito de maneira direta e as aulas são sempre expositivas. Dessa forma, uma das principais diferenças entre o ensino a distância e presencial está relacionado ao ambiente, os horários de aula e as formas de avaliação.

interação promovida pelas aulas presenciais é uma das maiores vantagens dessa modalidade. Afinal, por meio dela é possível que os alunos tirem dúvidas de forma mais direta e dinâmica com os professores. Além disso, o ambiente físico de uma instituição de ensino é mais apropriado para que os estudantes estejam sempre concentrados, evitando distrações que prejudicam seu aproveitamento.

Como escolher a melhor opção para área da saúde: EAD ou presencial?

É muito importante lembrar que, na área da saúde, cursos como enfermagem, fisioterapia, nutrição e outros relacionados possuem um rigor muito específico na formação desses profissionais. Ou seja, a grade curricular deve ser composta por conteúdos que favoreçam a formação prática, especialmente por se tratarem de assuntos complexos.

Portanto, optar por um modelo de educação que oferece ensino a distância poderá comprometer a formação completa dos estudantes. Sendo assim, cursos presenciais oferecem os recursos necessários para formar profissionais mais capazes de lidar com o atendimento aos pacientes.

É muito importante se decidir quanto a modalidade do curso – EAD ou presencial – para ter garantia das melhores oportunidades no mercado de trabalho. Como falamos, os cursos da área da saúde exigem uma boa formação para isso. Portanto, investir em um conhecimento de qualidade é fundamental para construir uma carreira de sucesso.

O que achou das dicas e informações que trouxemos para você neste texto? Caso tenham sido úteis, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Dessa forma, você poderá ter acesso a mais conteúdos como este. Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram.