fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

8 cuidados de enfermagem ao paciente com câncer. Confira!

Na área da saúde, a oncologia envolve vários profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, entre outros) atendendo pessoas com câncer. Nesse sentido, existem alguns cuidados de enfermagem ao paciente, protegendo a pessoa e proporcionando bem-estar durante o tratamento.

Pensando nisso, este conteúdo mostra como é a atuação do técnico em enfermagem na área da oncologia, listando os principais cuidados que deve ter com pacientes com câncer. Ao final, o texto mostra, também, por que é importante se capacitar para atuar nesse setor.

Continue a leitura!

Qual é o papel do técnico em enfermagem na área da oncologia?

O papel do profissional de enfermagem oncológica é oferecer ao paciente total suporte, cuidado da mobilidade, higienização e alimentação do paciente, dando atenção a todos os detalhes para um maior conforto e qualidade de vida. Mas o ato da assistência vai muito além das funções técnicas, também é necessário dar apoio emocional, por meio do cuidado empático, escutando e conversando.

O técnico em enfermagem pode atuar de diversas formas na área da oncologia, a exemplo do exercício das funções da equipe de enfermagem pode trabalhar em hospitais e clínicas ou no cargo de cuidador formal em casas de repouso e no atendimento domiciliar (home care).

Que cuidados deve ter a equipe de enfermagem ao paciente com câncer?

Até aqui, você já sabe o que é a área da oncologia e como o profissional da enfermagem pode atuar nesse setor. Mas quais são os cuidados que o técnico em enfermagem deve ter com o paciente com câncer? Confira.

1. Proteção ao paciente com câncer

O profissional da enfermagem deve redobrar os cuidados para garantir a proteção ao paciente com câncer. Por isso, é essencial lavar sempre as mãos com água e sabão antes e após o contato com a pessoa, removendo anéis, pulseiras e outros acessórios que facilitem a transmissão de doenças para o paciente.

Realizando atendimento a domicílio, o cuidador deve manter a casa limpa e arejada, auxiliando a troca de roupas de cama, por exemplo.

2. Atenção ao ambiente

Para diminuir o risco de queda, é importante que o profissional de enfermagem retire tapetes do caminho do paciente com câncer. A pessoa também deve evitar andar de meia, dando preferência a um calçado confortável de borracha. O cuidador não deve deixar pisos encerados ou molhados, mantendo a iluminação dos locais por onde o paciente se desloca.

3. Higienização corporal

Na hora da higienização corporal, deixe o paciente livre para escolher a melhor hora do banho, separando o material e deixando-o próximo do paciente. Ainda que a pessoa queira se higienizar sozinha, o cuidador não deve desacompanhá-la totalmente, estando a postos caso ela precise de alguma ajuda.

Técnico em Enfermagem

Ah, nem sempre os pacientes com câncer percebem a temperatura do banho. Portanto, o cuidador deve verificar a temperatura da água, evitando que alguma parte do corpo menos sensível seja danificada. Após o banho, aproveite para massagear a pele do paciente com um creme hidratante recomendado pelo médico.

4. Escovação dos dentes e língua

O paciente com câncer também deve manter a higiene bucal normalmente. Para ajudá-lo nessa tarefa, o profissional da enfermagem pode auxiliar na limpeza da boca, escovando dentes e língua pelo menos duas vezes por dia. Caso a pessoa não consiga utilizar a escova, removendo possíveis restos de alimento da cavidade, o ideal é fazer bochecho com produtos recomendado pelo dentista.

5. Cuidados com a pele

Também é importante cuidar da saúde da pele do paciente com câncer, verificando se a derme está avermelhada, principalmente na região dos ombros, das nádegas e do calcanhar etc. Caso haja áreas avermelhadas, massageie os locais para ativar a circulação e hidrate, sempre que possível, a pele do paciente.

Caso surjam feridas na pele do paciente, é importante manter o local coberto, evitando o contato com insetos. No entanto, se surgirem larvas na região ferida, leve a pessoa imediatamente para a emergência clínica e/ou hospitalar.

6. Atenção à alimentação

Muitos pacientes com câncer sofrem com a falta de apetite. Nesse caso, o cuidador deve redobrar os cuidados para alimentá-lo bem. No entanto, é importante não força-lo a ingerir muita comida em cada refeição, dando preferência a pratos pequenos e oferecendo um cardápio saudável e variado à pessoa.

7. Regulação do intestino

Além da alimentação, o profissional de enfermagem deve redobrar a atenção caso o paciente com câncer tenha prisão de ventre. Sendo assim, é importante usar corretamente a medicação laxativa prescrita pelo médico oncologista. Outra dica que facilita a regulação do intestinal é beber líquidos, como água e suco, e estimulando a pessoa a se movimentar.

8. Deslocamento seguro pela casa

É verdade que o paciente com câncer deve se movimentar, sempre que possível. Mas para manter a segurança nesse deslocamento, é importante seguir algumas dicas. Na hora de levantar a pessoa da cama, por exemplo, o profissional de enfermagem deve virá-la para o lado desejado antes de tirá-la da cama, evitando puxá-la de barriga para cima e reduzindo o risco de torções de coluna.

Quando for ajudar o paciente a se sentar, o profissional também deve escolher assentos mais altos (o móvel deve ficar na altura dos joelhos), encostando, em um primeiro momento, a parte de trás dos joelhos do paciente na cama, na cadeira ou no sofá antes de sentá-lo devidamente.

Caso o paciente use cadeira de rodas para se deslocar, antes de mobilizar a pessoa, o cuidador deve verificar se as rodas estão travadas, ficando sempre atento para que a pessoa com câncer não ande desacompanhada em casa.

Por que é importante se capacitar para atuar na área da oncologia?

A área da oncologia exige muita dedicação e qualificação dos profissionais para aumentar a qualidade de vida dos pacientes com câncer. Por isso, é fundamental realizar um curso técnico em enfermagem e obter qualificação para atuar, especificamente, no setor oncológico.

Neste artigo, você aprendeu os principais cuidados de enfermagem para pacientes com câncer. As habilidades do técnico em enfermagem são fundamentais na oncologia, atuando, muitas vezes, como cuidador formal das pessoas em tratamento. Por isso, a formação especializada é fundamental, qualificando os profissionais para a área.

O que está esperando para dar início à sua carreira na área da enfermagem? Entre em contato com a Escola da Paz e conheça os nossos cursos de formação e qualificação!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x