fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Saiba quais são os direitos e deveres do técnico em enfermagem

Na área da saúde, exercer uma profissão requer responsabilidade e compreensão das suas funções. Para auxiliar no melhor desempenho profissional, este conteúdo explica quais são os direitos e deveres do técnico de enfermagem, profissional que atua em hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios, mantendo o bem-estar dos pacientes e a organização da prática hospitalar no âmbito ético.

Além disso, este post detalha o que é, do que trata e como o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem orienta tanto os técnicos quanto os demais profissionais da enfermagem. Por fim, você descobre as principais funções do técnico, o que está proibido na rotina de trabalho e quais são as infrações e penalidades mais comuns.

Ficou curioso? Então, comece agora a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que há limites e orientações para o técnico em enfermagem?

Profissionais atuantes devem ter algumas limitações e orientações para exercerem seu ofício com responsabilidade, atenção e ética. E não seria diferente com o técnico em enfermagem, que é responsável pela saúde dos pacientes, junto à equipe de enfermagem, administrando medicações, controlando temperatura corporal, desinfetando equipamentos médicos, entre outras tarefas hospitalares.

Essencial para o bom desempenho profissional e da equipe multidisciplinar, o técnico em enfermagem deve seguir à risca as orientações profissionais para oferecer uma assistência adequada aos pacientes. Logo, deve atentar aos direitos e deveres que sua função compreende.

O que é e do que trata o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem?

A dúvida que fica é qual documento organiza as disposições legais sobre o exercício do técnico em enfermagem. Para responder a questão, é preciso entender que o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) é um documento formulado pelo Conselho Federal da área para organizar componentes legais e de respeito à conduta profissional na área.

O Código de Ética dispõe sobre os principais direitos e deveres do profissional de enfermagem e sua última atualização refere-se a 2018, publicada no Diário Oficial, reformulado pela Resolução 564/2017.

O Código de Ética tenta dar conta da complexidade dos ofícios exercidos pela equipe de enfermagem, sendo fruto de uma discussão de especialistas e sociedade civil, em um trabalho contínuo de reformulação sobre os mecanismos legais e deontológicos (termo referente a escolhas morais) da profissão.

Dessa forma, o Código de Ética, inspirado em postulados como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é um mecanismo para a organização profissional da equipe de Enfermagem: enfermeiros, técnicos, auxiliares, uma vez que considera essas funções como imprescindíveis para a coletividade e determinantes para o acesso popular à assistência à saúde.

Como esse código orienta os profissionais?

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) está dividido em princípios fundamentais — como o reforço do compromisso dessa função com a qualidade de vida da população —, capítulos e subcapítulos (seções), os quais dispõem sobre direitos, responsabilidades e proibições na rotina de trabalho.

Ao longo dos capítulos, o documento tem o objetivo de aprimorar o comportamento dos profissionais da área da enfermagem, ressaltando o compromisso social assumido pelas suas funções e revendo o lugar científico e político diante da história da enfermagem no Brasil.

Quais são os principais direitos e deveres do técnico em enfermagem?

Até o momento, você entendeu qual é a necessidade de limites e orientações para o técnico em enfermagem e como o Código de Ética regula essa profissão. Porém, quais são os principais direitos e deveres dentro da equipe de enfermagem? Para responder essa questão, é preciso entender as funções, as restrições e as infrações associadas ao trabalho. Vejamos!

Os principais direitos do profissional de enfermagem

De acordo com o o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), o profissional da enfermagem tem os seguintes direitos quanto à atuação profissional, explicitamente no Capítulo I, que trata das Relações Profissionais:

  • exercer sua função em todo o território nacional, com amparo legal e reconhecimento da profissão autônoma;
  • ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos conforme a raiz da Constituição;
  • capacidade autônoma de buscar desenvolver conhecimento nos saberes da área através da crescente evolução científica e tecnológica. Isso requer empenho para se manter em contato com as mudanças dos novos saberes da área;
  • apoiar iniciativas de aprimoramento profissional e da defesa dos direitos e interesses da categoria;
  • acolhimento e apoio do Conselho Regional de Enfermagem quando houver ofensa à dignidade da profissão, podendo obter desagravo público, através de denúncia, diretamente no Conselho Regional. O profissional pode recusar-se a ser fotografado ou filmando enquanto desempenha suas funções;
  • negar-se a desempenhar atividades que estejam em desacordo com a sua formação e competência ou que ofereçam risco à segurança de terceiros ou a sua própria.

Os principais deveres do técnico

No segundo capítulo do Código de Ética, estão enumerados os deveres do técnico em enfermagem, a começar pelo exercício da profissão com compromisso e honestidade, além de basear o ofício em dispositivos legais e respeitar a diversidade de opinião na rotina hospitalar.

Cabem, também, outros deveres ao técnico em enfermagem, como o registro preciso do prontuário com as informações sobre o paciente e a documentação dos processos de cuidado hospitalar referentes à pessoa em atendimento.

Ao mesmo tempo, o profissional deve atualizar o paciente e sua família sobre os benefícios e os riscos envolvidos na assistência de enfermagem, exercida sem discriminação por qualquer natureza e respeitando, sempre, a intimidade humana.

O que não pode ser feito pelo técnico

Já no terceiro capítulo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, estão registadas as proibições referentes à profissão. Logo, está vedado o desrespeito à legislação e a toda forma de violência referente à pessoa em tratamento e a seus responsáveis.

Igualmente, o documento proíbe utilizar o poder conferido pelo ofício para ditar ordens que atentam à dignidade humana, determina que não se use conhecimentos em enfermagem para praticar ou ser conivente com o crime e, em especial, estabelece que o profissional não deve promover práticas que antecipem a morte do paciente.

As infrações e penalidades mais comuns

O Capítulo IV do Código de Ética estabelece as principais infrações e penalidades do exercício da enfermagem, como o desrespeito a qualquer um dos deveres previamente listados pelo documento.

Para combater possíveis infrações profissionais, o documento pauta uma série de penalidades que devem ser observadas e determinadas pelos conselhos regionais de enfermagem. As sanções podem ser multas, censuras, advertências verbais, suspensão do exercício profissional e, em último caso, cassação do direito à profissão.

Por isso, quem pensa em seguir a carreira de técnico em enfermagem deve conhecer as determinações do Código de Ética dessa profissão, mantendo-se atento à legislação, conhecendo seus direitos e compreendendo a importância das orientações legais para cuidar bem dos pacientes.

Quais são as principais funções do técnico em enfermagem?

Até aqui, você sabe quais são os principais direitos e deveres do técnico em enfermagem. Mas a dúvida que fica é em relação às atribuições desse profissional na equipe de trabalho, certo? Respondemos à questão com as funções normalmente executadas pelo técnico em enfermagem, principalmente em clínicas, ambulatórios e hospitais, isto é:

  • coletar material para exames laboratoriais;
  • registrar os sinais e os sintomas apresentados pelo paciente;
  • executar ações assistenciais, como ministrar medicamentos e fazer curativos no paciente;
  • realizar o controle da patologia do enfermo;
  • operar e conservar equipamentos de diagnóstico;
  • auxiliar no atendimento de urgência e emergência na unidade;
  • cooperar com tarefas de ensino, pesquisa e educação;
  • organizar a admissão, alta, transferência e óbitos no centro médico;
  • prestar auxílio aos serviços de rotina da equipe de enfermagem;
  • controlar possíveis danos físicos causados nos pacientes no período de assistência de enfermagem;
  • registrar o resultado de eletrocardiogramas;
  • auxiliar atividades de radiologia na unidade;
  • preparar o material e o instrumental cirúrgico nos centros médicos;
  • organizar e zelar pela conservação da unidade de trabalho;
  • auxiliar na prevenção e no controle de doenças transmissíveis no ambiente clínico-hospitalar;
  • verificar a esterilização de material de uso cirúrgico;
  • orientar os pacientes sobre a realização de exames específicos;
  • auxiliar os profissionais em intervenções médico-odontológicas;
  • realizar o preparo de pré e pós operatório;
  • responsabilizar-se pela preparação de pré e pós-parto.

É importante destacar que o trabalho do técnico em enfermagem deve ser sempre orientado e observado pelo enfermeiro. Dessa forma, o desempenho da equipe de enfermagem depende da qualidade do serviço prestado por enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, que têm o compromisso de cuidar e prezar pelo bem-estar do paciente e dos seus acompanhantes.

Qual é a importância da formação acadêmica do técnico em enfermagem?

Sem dúvidas, o técnico em enfermagem realiza um trabalho essencial em clínicas, hospitais e ambulatoriais, por exemplo, prestando um serviço assistencial e de preservação da saúde do paciente. No entanto, para atuar nessa importante carreira, é preciso, antes, ter uma sólida formação técnica e acadêmica, ministrada por uma escola profissionalizante.

Nesse sentido, o estudante deve procurar uma escola reconhecida pela qualidade do curso técnico em enfermagem, realizado, normalmente, em 2 anos ou quatro períodos, nos quais a turma tem acesso às disciplinas curriculares da enfermagem, como Anatomia, Ética na Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Farmacologia, Fisiologia Aplicada à Enfermagem e Enfermagem em Pacientes Críticos.

Ao longo da formação, o estudante deve, ainda, realizar uma prática profissional (estágio obrigatório) em uma unidade de saúde, na qual consegue aplicar a teoria aprendida em sala de aula e tem uma noção concreta de como funciona a rotina do técnico em enfermagem nos locais de trabalho.

Por isso, se você quer ter êxito nessa profissão, escolha uma escola profissionalizante com ampla reputação no mercado, seja pela qualidade de ensino, com um corpo docente experiente, seja pelo número de parcerias com hospitais e clínicas, em que os estudantes podem aumentar o networking (rede de contato profissional) e ampliar o conhecimento técnico e científico.

Neste texto, você entendeu o que são e como funcionam os direitos e deveres do técnico de enfermagem, por meio do Código de Ética. Além disso, observou sobre o papel desse documento para o desempenho dos profissionais de enfermagem, reconhecidos como essenciais para uma assistência hospitalar universal, e conheceu as principais atribuições do técnico no local de trabalho.

O tema foi útil para você? Se sim, continue se informando sobre a rotina de trabalho do técnico em enfermagem. Agora, curta a nossa página no Facebook e receba outros materiais interessantes sobre o tema!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
49 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tatyara
Visitante
Tatyara
3 anos atrás

Ótimo, gostei muito

Nair
Visitante
Nair
3 anos atrás

muito bom corretoquem for atuar tem que estar ciente como deve proceder.

Ana Paula Menezes Calderam Manzano
Visitante
Ana Paula Menezes Calderam Manzano
3 anos atrás

Sou estudante do curso de técnico de enfermagem e foi muito gratificante o conteúdo.

Alexandre Pereira oliveira
Visitante
Alexandre Pereira oliveira
3 anos atrás

Muito bom

Maria Alves
Visitante
Maria Alves
3 anos atrás

Ótimo Conteúdo..
Deu De Aprender Bastante Com Esse Conteúdo Muito Ótimo mesmo

Wellington Pereira dos Santos
Visitante
Wellington Pereira dos Santos
2 anos atrás

Visto que a área da enfermagem é bem extensa, o profissional técnico em enfermagem pode ser obrigado a trabalhar em determinado setor, sem treinamento?

Marica
Visitante
Marica
2 anos atrás

Informações muito úteis. Obrigada!

Stefane
Visitante
Stefane
2 anos atrás

Um cara atropela uma família, e dps entra no hospital com uma arna querendo tirar sua vida e ameaçando os funcionários. O técnico pode cometer a omissão de socorro?

Edilma
Visitante
Edilma
2 anos atrás

Bom dia! Técnico de enfermagem pode assumir sozinho setor?

Sandra
Visitante
Sandra
2 anos atrás

Muito obrigada, por esse conteúdo maravilhoso

Thamires
Visitante
Thamires
2 anos atrás

Se está prescrito um cuidado, pelo médico responsável. Eu como auxiliar de enfermagem devo verificar se o médico está correto no que prescreveu antes de executar ?

Thamires
Visitante
Thamires
2 anos atrás

É verdade que o detergente enzimático foi proibido o manuseio pela enfermagem fora de cme ?

Thamires
Visitante
Thamires
2 anos atrás

Trabalhei na área de ginecologia e obstetrícia, você sabe me dizer qual limite de pacientes na patologia obstetra é para cada auxiliar ? (Patologia obstetra: aborto em curso, trabalho de parto prematuro, diabetes gestacional, hipertensão gestacional, hiperemese gravídica, etc)

Thamires
Visitante
Thamires
2 anos atrás

Onde eu trabalhava, se você dava algum atestado, eles “puniam” os funcionários torando a folga no fim de semana e não deixava escolher as folgas na escala. É correto essa conduta ?

Last edited 2 anos atrás by Thamires
MAURI BRUM
Visitante
MAURI BRUM
2 anos atrás

ÓTIMO GOSTEI MARAVILHOSO

ynez
Visitante
ynez
1 ano atrás

Um artigo bem didático, gostei, . vou usá-lo com meus alunos.

Elisania
Visitante
Elisania
1 ano atrás

Adorei o conteúdo.

ELAINE
Visitante
ELAINE
1 ano atrás

FAZ PARTE DAS ATRIBUIÇÕES DO TEC DE ENFERMAGEM REALIZAR LIMPEZA CONCORRENTE E TROCA DE ROUPA DE CAMA DO ACOMPANHANTE?

Spaulusirejane@gmail.com
Visitante
Spaulusirejane@gmail.com
1 ano atrás

Tenho dúvida quanto a ser tecnico l não trabalhar em UTI e ter que cobrir esse setor onde só trabalham tecnico ll. Sabendo que não me sinto a vontade mesmo porque não tenho perfil nem escolhi trabalhar em UTI

Jorel de Sousa silva
Visitante
Jorel de Sousa silva
1 ano atrás

Fale sobre. Apurar o número e categoria de inscrição no Conselho regional de enfermagem em assinatura, quando no exercício profissional

luciene
Visitante
luciene
1 ano atrás

super ineressante me trouxe muito informaçaoes uteis.

Raul
Visitante
Raul
1 ano atrás

Queria saber se eu como profissional de enfermagem, e estando doente (tosse e gripe muito forte) estou obligado a atender aos pacientes, tendo o risco de espalhar minha doença

Alda
Visitante
Alda
1 ano atrás

Com quantos pacientes um tencnco tem que dar atenção por platao?

Ana
Visitante
Ana
1 ano atrás

Um técnico de enfermagem do sus fora do seu horário de trabalho quando se responsabilizar pode pegar um acesso em sua própria mãe quando esta for paciente em uma upa porque os técnicos da upa não estiverem conseguindo pra ajudar? Isso após tentarem por várias vezes machucando assim a paciente. Se não puder em qual parte ou área da legislação isso está escrito?

Daiana Sales
Visitante
Daiana Sales
1 ano atrás

Excelente estudo sendo assim, adquirindo conhecimento para servir com qualidade. Obrigada! Deus continue abençoando vocês.

Denson Ribeiro
Visitante
Denson Ribeiro
1 ano atrás

Bom Dia ..
O técnico pode ajudar os pais na troca do vestiário de cama meu filho é acamado (Especial)e tenho que colocar ele no poltrona com risco de queda, pq a técnica vem aqui põe o remédio e sai .. ele deve ajudar nessas tarefas??
Denuncia do hospital do Campo limpo ..

Luzia Célia da Silva
Visitante
Luzia Célia da Silva
1 ano atrás

Eu gostaria de saber se nós q travamos em hospitais somos obrigados acompanhar paciente de uma cidade p outra p realizar exames de imagem se não corre riscos de morte? E tranferir paciente p outro hospital c risco sem médico somos obrigados a ir?

Iramar
Visitante
Iramar
10 meses atrás

É sempre bom ter conteúdo que nos acrescenta, ótima matéria.

Janaina
Visitante
Janaina
10 meses atrás

Gostei muito, estou fazendo um trabalho, sobre diretos e deveres do técnico de enfermagem

Janaina
Visitante
Janaina
10 meses atrás

Estou fazendo o curso de técnica de enfermagem, é uma profissão que quero muito, e me dedicar o máximo que eu puder!

Rosimeyre
Visitante
Rosimeyre
4 meses atrás

Então tenho uma dúvida,TEC de Enfermagem pode transportar paciente,em ambulância 🚑 comum para outras cidades?

Hugo
Visitante
Hugo
2 meses atrás

sou ameaçado diariamente por uma paciente, ate onde vai meu direito e dever em relação a ela? posso me recusar a atende-la?

49
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x