fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Habilidades de um técnico em enfermagem: conheça as principais!

Você sabe quais são as habilidades de um técnico em enfermagem? Caso tenha vontade de atuar na área e construir uma carreira de sucesso, é necessário conhecer os atributos indispensáveis que esse profissional deve ter. Isso porque a sua atuação é muito importante no ramo da saúde, o que envolve prestar cuidados aos pacientes e assegurar uma atenção qualificada aos mais vulneráveis.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar as principais habilidades de um técnico em enfermagem para você desenvolver desde já. Acompanhe!

Facilidade para trabalhar em equipe

Nenhum profissional atua sozinho na área da saúde. Por esse motivo, o técnico em enfermagem precisa ser capaz de trabalhar bem em equipe, sempre respeitando os limites e as qualidades de cada integrante do time. Com isso, o clima laboral será mais saudável e harmônico, gerando segurança e confiança para os pacientes.

Comprometimento com a saúde

Como o técnico em enfermagem está sempre próximo dos pacientes, prestando toda a assistência necessária para o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, o comprometimento com a saúde é um aspecto primordial.

Nesse caso, o profissional precisa estar focado em fazer o seu trabalho de forma correta, com ética e sempre em busca da melhora do paciente. Além de desempenhar bem as atividades técnicas, é necessário se preocupar com as questões emocionais. Ao tratar o indivíduo em sua integralidade, as chances de ele se recuperar bem são muito maiores.

Capacidade de tomar decisões

Essa habilidade é importante porque várias situações do dia a dia vão exigir que o técnico em enfermagem decida o que é melhor para o paciente. Por exemplo, se houver algum problema relacionado às medicações recomendadas pelo médico, o profissional deve analisar o contexto e decidir o que deve ser feito, geralmente em conjunto com o enfermeiro supervisor e o médico responsável pelos cuidados à pessoa.

Vale ressaltar que nem sempre o enfermeiro e o médico estarão presentes em situações que requerem uma decisão rápida, e o técnico também precisa estar preparado para esses momentos.

Organização

Por tratar de vários pacientes ao mesmo tempo, o técnico em enfermagem precisa ser organizado. Por exemplo, tem que separar os medicamentos que serão administrados em cada um, entender os cuidados ofertados conforme as necessidades específicas dos indivíduos, entre outros.

Então, para não se confundir e realizar suas funções adequadamente, é importante estar sempre atento e manter todas as informações bem estruturadas.

Comunicação eficaz

Como o profissional lida com várias pessoas durante a sua rotina, é necessário que ele saiba se comunicar de maneira eficiente com cada um. Sendo assim, usar palavras simples de entender com os pacientes, mas sem deixar de dominar o vocabulário técnico, é essencial para bons diálogos, de fácil compreensão.

Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que é crucial para o bom desenvolvimento das funções do técnico em enfermagem. Por ele lidar com diferentes tipos de pacientes, cada um com suas adversidades, é importante demonstrar empatia com as dores de cada um, além de realizar as tarefas de forma ética e respeitosa.

Agora que você já sabe quais são as principais habilidades de um técnico em enfermagem, é necessário buscar desenvolver essas características. Afinal, esse cuidado significa comprometimento com a profissão, o que é indispensável para uma carreira promissora!

Achou este artigo interessante? Então, aproveite para conhecer os desafios e as atribuições do profissional de enfermagem em UTI!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Celma
Visitante
Celma
2 anos atrás

Gostei

FATHY
Visitante
FATHY
1 ano atrás

GOSTEI !!!

Elber
Visitante
Elber
1 ano atrás

Muito interessante mesmo

Damires
Visitante
Damires
1 ano atrás

Esse é o mesmo q requisitos básicos para técnico de enfermagem?

Last edited 1 ano atrás by Damires
6
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x