fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como fazer o planejamento da carreira na área da saúde? Veja aqui!

Fazer um planejamento da carreira eficaz é essencial para quem deseja ter um bom direcionamento e crescer na área da saúde, tendo em vista que o estabelecimento de metas proporcionará maior motivação para tornar todos os propósitos do profissional em realidade.

Devido essa importância, as metas devem ser claras, objetivas e alcançáveis. Por isso, existem algumas estratégicas que podem ser adotadas para que a projeção seja elaborada da melhor forma, atendendo suas necessidades.

Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar algumas dicas que contribuirão para que você faça um bom planejamento de carreira voltado para a área da saúde. Confira!

Determine objetivos pessoais

É fundamental determinar os objetivos pessoais que pretende atingir ao longo da sua trajetória como profissional da saúde. Pense sobre onde você quer estar em períodos preestabelecidos, por exemplo, 5, 7 e até 10 anos.

Os objetivos são necessários para nortear a busca por uma realização, principalmente porque é preciso parar, visualizar a posição atual e quanto falta para chegar onde deseja.

Por exemplo, se em 5 anos ainda não estiver na posição almejada para esse tempo, o planejamento deve ser revisto para identificar o que está dando errado, impossibilitando que a evolução aconteça.

Busque se autoconhecer

Fazer uma autoavaliação permitirá que você conheça melhor seu potencial e seus recursos. É necessário identificar suas aptidões, habilidades técnicas e comportamentais e adequá-las às exigências do mercado. Atributos como relacionamento interpessoal, boa comunicação, empatia, conhecimento específico na área, entre outras, são fundamentais.

Conheça as oportunidades da área

Procure informações acerca das oportunidades de atuação na área da saúde, sua realidade quanto a possibilidade de inserção no mercado, reconhecimento social, condições de trabalho, etc.

Responder essas indagações é indispensável para o seu planejamento. Para obter as respostas, você pode acessar sites, pesquisar sobre cursos e eventos na área de interesse e perguntar para colegas de profissão e demais. Tente obter o máximo de dados que puder.

Esteja sempre atualizado

A aquisição de conhecimento é muito importante para o profissional exercer suas atividades e garantir a atualização técnica necessária. É preciso buscar o aperfeiçoamento constante e acompanhar as inovações e desenvolvimento no ramo, afinal, com o avanço tecnológico, vários processos e procedimentos na área da saúde são renovados com rapidez.

Por este motivo, o ideal é ter proatividade, buscar informações relevantes e estar atento a qualquer tipo de novidade. Assistir palestras, participar de debates e ter uma rede de contatos que possibilite a interação com outros profissionais do mesmo segmento, fortifica a obtenção do conhecimento.

Então invista na capacitação profissional. Assim, já estará se preparando e aumentando as chances de chegar ao sucesso.

Realize estágios e experiências voluntárias

Ao longo da formação e da carreira, é normal aparecerem oportunidades de atuação voluntária e estágios remunerados ou não remunerados. Na maioria dos casos, essas propostas podem ser consideradas uma forma de complemento ao aprendizado, além de uma interessante fonte de networking no decorrer do tempo de estudo.

Pelo menos no início, essa experiência pode gerar bons frutos no desempenho das atividades profissionais, e isso pode ser o que faltava para começar atuar na carreira escolhida.

Estar aberto a todas oportunidades é fundamental, pois você deve aproveitar esse momento para focar mais nas experiências que podem ser desfrutadas.

Tenha motivação e inspire-se em profissionais bem-sucedidos

Essa dica é ideal para alimentar seu sonho e aumentar o entusiasmo. Fuja de pessoas pessimistas e que insistem em dizer para você o quanto o caminho que pretende seguir é difícil e que deve escolher outra profissão. Não se influencie por essas pessoas e releve os comentários destrutivos.

Procure saber das experiências e histórias de vida de profissionais referências, motive-se em cima dessas realizações e, assim, conquiste suas próprias vitórias. Com esse pensamento e foco, você poderá alcançar tudo aquilo que deseja.

Busque por informações adequadas

Você traçou metas e não sabe como atingi-las? Para isso, é preciso obter informações adequadas que orientem sobre os melhores caminhos a serem percorridos para alcançar os seus propósitos. Isso poderá ser adquirido com profissionais mais experientes e que já tenham enfrentado o mesmo desafio.

Contudo procure apenas uma orientação. Você deve traçar sua própria trajetória, passar pelas suas dificuldades e conquistar a sua vitória, que, com certeza, será diferente de qualquer outra pessoa.

Prepare-se para os imprevistos

O planejamento da carreira não pode ser rígido demais, pois as coisas podem mudar e estar preparado para possíveis imprevistos é o ideal.

O cenário econômico do país pode afetar a situação do ramo que atua, reduzindo as oportunidades, por exemplo. Seja flexível e aprenda adequar seu plano à medida que o tempo for passando.

Uma boa alternativa é tirar um tempo todo mês para avaliar seu projeto. Sente-se com paciência e coloque no papel tudo que foi feito nos últimos dias para atingir suas metas e objetivos na carreira. A oportunidade é boa para refletir nos momentos que, se pudesse voltar, faria algo de forma diferente.

Esse tempo servirá para trabalhar melhor o autoconhecimento e analisar como anda a sua carreira. Desse jeito, será possível adaptar o planejamento da carreira às suas atitudes cotidianas no trabalho para que elas fiquem cada dia mais alinhadas às suas ambições.

Planejar o futuro da sua carreira nada mais é do que estipular metas. Ao definir seus objetivos e se preparar de todas as maneiras para alcançá-los, você superará as perspectivas e conquistará novas chances.

Afinal, o planejamento é a ferramenta apropriada para você iniciar sua busca ao desenvolvimento profissional e se tornar diferenciado para o mercado de trabalho.

Viu que fazer um planejamento da carreira na área da saúde não é tão complicado assim? Ele permitirá que você reflita sobre seus sonhos e tudo que deve ser feito para realizá-los. Entretanto isso exigirá que você tome as medidas corretas e tenha motivação e comprometimento. O seu plano deve ser um guia, por isso, esteja preparado para as mudanças que possam ocorrer, abrace as oportunidades que surgirem e seja feliz.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite e leia agora mesmo o texto “Rotina de trabalho na saúde: saiba como potencializar sua carreira” e saiba mais sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x