Dicas valiosas para um bom estágio em enfermagem

dicas estágio obrigatório
O estágio curricular obrigatório momento mais aguardado pelos alunos do curso técnico, seja este de qual área for, é a etapa prática e que em alguns cursos acontece no último período do curso.

É aquele momento previsto no currículo no qual o aluno colocará em prática todos os conhecimentos teóricos apreendidos. No caso do curso Técnico em Enfermagem, aprendidas nas três etapas iniciais. É o estágio que irá mostrar a realidade de todos os procedimentos que se aprendem nas aulas teóricas do curso, como aferição de pressão, punção, banho de leito etc. Além de mostrar a realidade, é a oportunidade do aluno aperfeiçoar sua técnica que só pode ser feita com sucesso através de muita prática presencialmente com o paciente.

O Experiências de um Técnico de Enfermagem fez um material super bacana com dicas valiosíssimas conferidas e embasadas pela nossa Coordenadora de Estágio, Enfª Maria Regina Ferreira. Confere aí:

06 atitudes para aproveitar 100% seu campo de estágio

1. Tenha boa vontade de fazer as coisas

Se tiver que trocar uma fralda, não jogue para os colegas, vá lá e faça.

2. Domine as práticas dos procedimentos, como? Fazendo!

Faça questão de ajudar em um banho de leito, por exemplo, este é o momento que você tem para praticar, quanto mais realizar a prática, mais fácil será quando você estiver trabalhando. Afinal já dominará as práticas mais fáceis do procedimento.

3. Seja interessado em aprender as coisas

Se tiver uma coleta, curativo ou outros procedimentos, peça a sua supervisora para fazer, mostrará que está interessado em aprender.

4. Lembre-se que você está aqui para aprender

Se tiver dúvidas durante qualquer procedimento peça ajuda de sua professora, não faça nada tendo dúvidas.

5. Continue estudando

Revise tudo que aprendeu sobre sonda nasogástrica, sonda nasoenteral, cuidados de enfermagem com curativos abertos e fechados, relatório de enfermagem, terminologias, administração de medicamentos.

6. Comprometa-se!

Seja assíduo não falte, esta etapa é essencial e faz parte de seu aprendizado. Pensei que qualquer dia de estágio perdido é uma prática de procedimento perdido.

Tenha todas as suas dúvidas anotadas e esclarecidas no seu caderno. Elas servirão para o seu futuro profissional!

Condutas e vestimenta sem dúvidas 

Aparência - vestimento e cabelos

Uniforme obrigatório é:

  • Calça branca (não pode ser legging);
  • Camiseta branca;
  • Sapatos brancos e fechados;
  • Meia branca;
  • Jaleco.

Mantenha sempre o seu jaleco impecável, o branco designa limpeza e higiene. "Mas jaleco de manga curta ou manga longa?" Tenha sempre em mente que o melhor é que lhe oferecer maior mobilidade. Se for de manga curta, utilize sempre blusa de manga comprida abaixo para a sua segurança.

Os sapatos brancos e fechados para evitar queda de secreções, urina ou até perfurocortantes em seus pés, é um EPI – equipamento proteção individual! 

Lembre-se que jaleco é um dos seus itens de trabalho, não é para ser usado fora do ambiente de trabalho.

  • Meninas devem estar sempre com os cabelos presos, já os rapazes com as barbas feitas, este também é um meio de contaminação indireta, então se deve prevenir.

Acessórios/ Adornos

  • Por ser este também um meio de contaminação, ou seja, para a segurança do profissional. Também alguns acessórios podem trazer algum risco para o profissional: colares e pulseiras podem ser puxados por pacientes e machucar o profissional.

Material de bolso essencial

  • relógio com segundos;
  • uma caneta a mão – azul ou preta; - tenha sempre consigo!
  • caderninho para anotações; - tenha sempre consigo!

Se o aluno optar por montar seu próprio kit de enfermagem para o estágio obrigatório, ele deve conter:

  • um (01) aparelho de pressão e estetoscópio;
  • garrote;
  • tesoura sem ponta;
  • um termômetro analógico ou digital (de boa qualidade - sugestão marca BD);
  • e uma necessaire.

O aparelho de pressão e estetoscópio devem estar sempre no bolso, assim como uma tesoura sem ponta é uma ótima ferramenta que você usará no decorrer do estágio.

estetoscópio no bolso

Bom estágio!

conheça o mercado de trabalho da enfermagem

Comentários

Posts Relacionados