Dicas valiosas para um bom estágio em enfermagem

dicas estágio obrigatório

Conteúdo atualizado em 11/09/2019

estágio de enfermagem curricular obrigatório é o momento mais aguardado pelos alunos do curso técnico, tendo em vista ser a etapa prática e que, na maioria das vezes, acontece no último período do curso. É aquele momento previsto no currículo no qual o aluno colocará em prática todos os conhecimentos teóricos apreendidos. No caso do curso Técnico em Enfermagem, eles já são abordados nas três etapas iniciais.

É o estágio que vai mostrar a realidade de todos os procedimentos que se aprendem nas aulas teóricas do curso, como aferição de pressão, punção, banho de leito etc. Além de mostrar a realidade, é a oportunidade de o aluno aperfeiçoar sua técnica que só pode ser feita com sucesso por meio de muita prática presencialmente com o paciente.

Experiências de um Técnico de Enfermagem fez um material super bacana com dicas valiosíssimas conferidas e embasadas pela nossa Coordenadora de Estágio, Enfª Maria Regina Ferreira. Confere aí!

Como aproveitar bem o seu estágio de enfermagem?

Algumas medidas podem ser implementadas para ajudar você a realizar um bom estágio.

Tenha boa vontade de fazer as coisas

Se tiver que trocar uma fralda, não jogue para os colegas, vá lá e faça. Esteja sempre em busca de conhecimento relativo à sua área de atuação, observado a firmeza com que seus colegas e profissionais já formados atuam, sempre procurando aprender com eles.

Assuma responsabilidades e tome a iniciativa. Dessa forma, você vai entender sua capacidade de identificar diversas formas de realizar uma atividade, resolver problemas e evitar danos casos específicos.

Domine as práticas dos procedimentos

Faça questão de ajudar em um banho de leito, por exemplo, esse é o momento que você tem para praticar, quanto mais realizar a prática, mais fácil será quando você estiver trabalhando. Afinal já dominará as práticas mais fáceis dos procedimentos.

Seja interessado em aprender as coisas

Se surgir uma coleta, curativo ou outros procedimentos para lidar, peça a sua supervisora para fazer parte do processo, isso mostrará que está interessado em aprender coisas novas. O aprendizado é uma procura constante, por isso, você precisa participar do estágio ativamente, já que é a grande oportunidade dentro do curso para você aprender e estar perto da profissão que escolheu para seguir carreira.

Lembre-se que você está aqui para aprender

Se tiver dúvidas durante qualquer procedimento, não hesite em pedir ajuda do seu supervisor — nunca preste um atendimento com dúvidas e jamais tenha vergonha, pergunte! Como já foi falado, o estágio é o momento de aprendizado, então, é aceitável e natural que o estagiário tenha dúvidas ao longo dos processos.

Pergunte sobre tudo, mesmo que não seja algo ligado à tarefa que você precisa executar naquele momento, mas que sejam indagações relacionadas ao ambiente de trabalho. Seus professores estão preparados para solucionar todos os pontos.

Continue estudando

Revise tudo que aprendeu sobre sonda nasogástrica, sonda nasoenteral, cuidados de enfermagem com curativos abertos e fechados, relatório de enfermagem, terminologias, administração de medicamentos. Mantenha-se atualizado com os procedimentos realizados no exercício da enfermagem.

Anote todas as informações que obteve ao final do dia e dê uma estudada. É muito importante manter a frequência nos estudos nesse momento, afinal, você sempre terá muito o que aprender. Essa dedicação fará com que você fique sempre acima da média.

Comprometa-se

Seja assíduo e não falte, esta etapa é essencial e faz parte de seu aprendizado. Pense que qualquer dia de estágio perdido é uma prática de procedimento a menos. Tenha todas as suas dúvidas anotadas e esclarecidas no seu caderno. Elas servirão para o seu futuro profissional!

Anote tudo que puder

Uma recomendação é levar uma caderneta ou agenda para anotar as principais informações sobre determinados assuntos ou procedimentos. É muito útil registrar, por exemplo, os termos técnicos mais usados, patologias, medicações, cálculos das dosagens dos medicamentos e demais — isso contribuirá para o seu dia a dia.

Comunique-se bem

Em muitas situações é comum se deparar com conflitos no ambiente laboral, provocado por ruídos ou divergência de informações, por este motivo, é necessário sempre buscar a melhora na capacidade de comunicação.

No cotidiano da área da saúde, você precisa lidar com várias ocasiões e pessoas diferentes. Por isso, é preciso desenvolver essa habilidade para lidar com circunstâncias desafiadoras num público difícil.

Seja responsável

O estágio precisa ser levado a sério. Então, assuma a sua responsabilidade e pense que uma vaga dessas pode se transformar em uma oportunidade de emprego.

Entenda sua posição

Ao começar um estágio, você se encontra em uma situação de aprendiz, então, não chegue criticando as políticas e normas da instituição, muito menos reclamando sobre as atividades que precisa executar.

Você até pode expor suas sugestões para melhoria, mas cuidado para não fazer reclamações sem apontar uma solução. Com isso, você pode ficar com uma má fama, o que vai prejudicar sua imagem e reduzir suas oportunidades.

Seja pontual

Evite os atrasos, considerando que a pontualidade é primordial tanto para profissionais quanto para estagiários. Poucos minutos de atraso são até aceitáveis, mas é preciso se programar e ter atenção para que isso não se torne um hábito.

Como o estagiário deve cuidar da sua aparência?

 A aparência também faz parte dos aspectos que devem ser avaliados pelo aluno no estágio de enfermagem. Veja a seguir.

Vestimentas

Uniforme obrigatório é:

  • calça branca (não pode ser legging);

  • camiseta branca;

  • sapatos brancos e fechados branco;

  • meia branca;

  • jaleco da Instituição.

Mantenha sempre o seu jaleco impecável, o branco designa limpeza e higiene. É comum surgir a seguinte dúvida: "jaleco de manga curta ou manga longa?". Porém, tenha sempre em mente que o melhor é aquele que oferecer mais mobilidade, isso caso a instituição não tenha um modelo padrão. No caso de manga curta, utilize sempre blusa de manga comprida por baixo para a sua segurança.

Os sapatos brancos e fechados para evitar queda de secreções, urina ou até perfurocortantes em seus pés. Além do conforto, isso é também um EPI — equipamento proteção individual. Lembre-se também de que o jaleco é um dos seus itens de trabalho e não deve ser utilizado fora do ambiente de trabalho.

Cabelos

Cabelos presos e barbas feitas são um padrão da área de saúde. Afinal, os pelos também são um meio de contaminação indireta, então, deve-se prevenir.

Acessórios

Acessórios devem ser evitados por serem mais um meio de contaminação. Além disso, alguns acessórios podem gerar risco para o profissional — colares, pulseiras e, até mesmo, brincos podem ser puxados por pacientes, por exemplo.

Material de bolso essencial

  • relógio com segundos;

  • uma caneta a mão — azul ou preta; 

  • caderninho para anotações; 

Itens que devem estar sempre à disposição

  • um (01) aparelho de pressão — opcional;

  • um (01) estetoscópio;

  • garrote — 30cm;

  • tesoura sem ponta;

  • um termômetro analógico ou digital de boa qualidade;

  • um (01) oxímetro — opcional;

  • um (01) frasco pequeno de álcool gel;

  • necessaire.

O aparelho de pressão e estetoscópio devem estar sempre no bolso, assim como uma tesoura sem ponta é uma ótima ferramenta que você usará no decorrer do estágio. É importante ter em mente que o estetoscópio não é apenas um adorno para ser usado no pescoço. Leve-o junto com você no bolso do jaleco.

estetoscópio no bolso

Conseguiu entender como se portar bem no estágio de enfermagem? Essa é uma ótima oportunidade para analisar tudo que aprendeu em sala de aula e adquirir novos conhecimentos. Coloque as dicas apresentadas em prática e se prepare para se tornar um profissional de destaque no mercado. Bom estágio!

Gostou deste post? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba todas as novidades!

 

Comentários

Posts Relacionados