fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Desenvolvimento profissional: como alcançar o sucesso na área da saúde

Ter um bom desenvolvimento profissional e atingir um alto patamar na carreira são os sonhos de todo profissional, inclusive na área da saúde. Isso não é uma tarefa fácil, o que vai diferenciar aqueles que vão conquistar o sucesso dos demais é a capacidade de entender por completo a atividade que realiza e como aperfeiçoá-la dia após dia, assegurando um crescimento frequente.

Para se tornar um profissional bem-sucedido e que se destaca entre os concorrentes, conquistando as melhores vagas, é preciso ter muito foco e adotar algumas estratégias que são imprescindíveis nesse processo.

Quer saber quais são? Então, continue sua leitura!

Defina seus objetivos

É fundamental que você tenha objetivos concretos e saiba onde pretende chegar. Comece aos poucos, primeiro com metas atingíveis a curto prazo, depois com o tempo e um melhor planejamento, vá conquistando metas maiores.

Saber o que deseja alcançar vai ajudar você a conseguir definir os prazos e atingir mais rápido o seu objetivo. Reestruture o plano sempre que necessário, principalmente quando perceber que as coisas andam meio paradas. Nunca perca a motivação caso não consiga conquistar um objetivo muito alto em pouco tempo. Essa é a lógica de começar com metas menores, mas sempre fazendo o melhor para chegar lá.

Faça networking

Crie bons relacionamentos interpessoais nos locais de trabalho e fora dele. Busque manter contato com os colegas de faculdade, amigos, professores e outros profissionais. Para isso, você também pode frequentar palestras, simpósios, feiras e demais eventos sobre o segmento da saúde, já que nesses momentos podem surgir parcerias e oportunidades interessantes.

Tenha alguém como inspiração

É importante que você tenha fontes de inspiração profissional, alguém de sucesso, que admire e possa se espelhar. Veja o que essas pessoas têm de melhor e utilize como referência no seu próprio dia a dia. Fique sempre atento aos detalhes que levaram esses profissionais a se tornarem alguém de destaque.

Mantenha os estudos em dia

Todo profissional da área da saúde que busca por desenvolvimento profissional deve investir em seus estudos e procurar reunir a maior quantidade de conhecimentos técnicos e experiências práticas à sua rotina de trabalho. Isso fará toda a diferença em seu crescimento e levará a alcançar níveis cada vez mais elevados em sua profissão.

Busque por novas experiências profissionais

Muitos profissionais optam por realizar somente a mesma função, e isso pode ser um grande erro. Quando você procura por novas experiências em algo, pode ser uma excelente oportunidade para mostrar que pode ser bom executando várias atividades, abrindo novas portas dentro da empresa, úteis para sua carreira.

Seja disciplinado

Ter disciplina é primordial, independentemente do local de trabalho e relação com os superiores. Não seja acomodado nem tire proveito da confiança que o seu chefe possa ter por você. Seja sempre um profissional exemplar, não importa quanto tempo tenha na empresa. Chegue no horário, evite passar do tempo de almoço, seja prestativo, não falte sem justificativa, entre outros comportamentos positivos.

Saiba dar e receber feedbacks

O feedback é uma excelente ferramenta de desenvolvimento, tendo em vista que representa um retorno das suas ações, resultados, comportamentos, além de reconhecer os pontos fortes, assim como os de melhorias. Encare esse momento de maneira positiva e aprenda a dar e receber essa análise de forma adequada.

Esteja sempre antenado

Estar informado sobre as mudanças que podem ocorrer com a evolução da área da saúde pode ser bem vantajoso para quem busca o desenvolvimento profissional. Pesquise sobre seu ramo de atuação, quais são as principais tendências a respeito, e se reinvente. Para isso, além de estudar, você pode fazer uma pesquisa na internet, ler jornais e, se possível, realizar cursos para se aperfeiçoar ainda mais.

Sem dúvidas, é muito importante se qualificar e ter um diferencial, especialmente em um mercado tão competitivo. Nessa hora, qualquer detalhe pode fazer a diferença.

Saiba trabalhar em equipe

O seu comportamento tem um peso muito grande quanto à sua avaliação como profissional. Então, aprenda a ter um bom relacionamento com seus líderes, colegas e liderados. Seja ético, respeitoso e honesto e aprenda a conviver com modos diversos de agir e pensar. Isso é essencial para a construção de relacionamentos interpessoais duradouros.

Invista em uma marca pessoal

Um dos pontos-chave para o desenvolvimento profissional é a implementação de uma marca pessoal. Essa é a forma como você projeta para si mesmo o mundo. No momento em que divide suas experiências e conhecimentos para o público, a tendência é que se torne cada vez mais reconhecido pelo seu trabalho.

Desse modo, maiores são as possibilidades de se tornar referência naquilo que faz. É claro que essa não é uma tarefa de um dia para o outro, trata-se de um processo contínuo, de pouco em pouco. Separe um tempo do seu dia para mostrar para as pessoas suas descobertas e conquistas proporcionadas por sua carreira de sucesso.

Busque a inteligência emocional

É preciso controlar suas emoções e usá-las a favor do seu crescimento como profissional. Não se deixe levar por sentimentos negativos, como a tristeza, desanimo, raiva, entre outros. Procure ser uma pessoa correta e guiada por emoções boas, sempre com coerência e tranquilidade.

Comunique-se bem

Com uma comunicação eficiente, há mais chances de crescer na carreira, tendo em vista que saber se expressar bem faz toda a diferença nas horas de apresentar projetos e ideias, fazer reuniões, dar feedbacks e demais ações afins, já que sua oratória e persuasão contribuem para que consiga prender a atenção e ser ouvido por quem precisa.

Seja dedicado

As suas conquistas profissionais estão diretamente ligadas ao grau da sua dedicação. Por esse motivo, não meça esforços e dê sempre o seu melhor para crescer e aumentar as suas possibilidades de conquistar o mercado de trabalho.

Procure falar outro idioma

Falar outro idioma pode ser um diferencial que ainda conta muito em um processo de seleção. O inglês, por exemplo, abre várias portas e agrega muito valor ao currículo, já que é relativamente pequeno o número de profissionais com essa qualificação. Invista no aprendizado e domine algum idioma fluentemente.

É importante ter em mente que o desenvolvimento profissional vai acontecendo aos poucos, por isso requer paciência, foco e planejamento adequado. Com essas dicas, você poderá ter uma base do que pode ser feito para alcançar o sucesso e montar a sua própria estratégia.

Agora que já sabe o que pode ser feito, acesse nosso site, conheça nossos cursos e aproveite a oportunidade de se tornar um profissional mais qualificado!

 

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x