fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Dietas das Cores em Nutrição aplicada à Enfermagem

frutas e verduras verdes amarelas e vermelhas separadas em linhas

Você deve imaginar que o profissional de enfermagem é crucial para manter o bem-estar de pacientes em unidades hospitalares ou clínicas. Contudo, o que muita gente desconhece é a importância da nutrição aplicada à enfermagem, tema sobre o qual este texto trata.

Adiante, você descobre como funciona a ciência da nutrição para a enfermagem, entende por que o conhecimento nutricional é importante para as carreiras da enfermagem e descobre como funciona a dieta das cores, a partir de cada grupo alimentar. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a nutrição aplicada à enfermagem?

Nutrição é considerada a prática que investiga a interação e a atuação de alimentos, nutrientes e outras substâncias no corpo humano, dedicando-se desde a etapa de ingestão do produto alimentar até a absorção e a excreção alimentar.

Aplicada à enfermagem, a ciência da nutrição pode contribuir para entender a relação entre bem-estar e alimentação ou, por outro lado, lançar ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio da comida saudável e de uma dieta equilibrada.

Por que o conhecimento em nutrição auxilia o profissional de enfermagem?

Profissionais de enfermagem têm a função de garantir a qualidade de vida de pessoas com a saúde debilitada, seja supervisionando, seja observando sinais, ministrando medicamento ou fazendo curativos, quando necessário.

A partir do contato com disciplinas que reforçam a aplicação do conhecimento nutricional na enfermagem, é possível relacionar o consumo de alimento com a melhoria de saúde do paciente, por exemplo, aprendendo quais são as funcionalidades de cada grupo alimentar e conhecendo a relação entre a cor dos insumos (verde, vermelha, amarela etc.) e a presença de nutrientes e outras substâncias.

Dessa forma, o conhecimento em nutrição desperta o olhar do profissional nos cursos ligados à enfermagem, para a composição e as funções dos alimentos no corpo, além de contribuir para uma ampla formação na área da saúde.

Como funciona e qual é a importância da dieta das cores para o organismo?

Até aqui, você já sabe por que a nutrição tem muito a oferecer para a carreira na enfermagem. Mas como funciona e qual é a função da dieta das cores para o corpo humano? Para responder a questão, separamos os insumos por coloração, mostrando quais são os benefícios naturais e os componentes de cada grupo alimentar.

Alimentos brancos

Os alimentos de coloração branca devem essa tonalidade clara a um pigmento chamado de flavina. Tal substância indica a presença de minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Além disso, legumes e vegetais brancos têm, geralmente, cálcio e fósforo, que ajudam na formação e na manutenção dental, aumentando, também, a elasticidade dos músculos.

Portanto, alimentos como algas marinhas, alho, chuchu, cogumelo, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão-branco, maçã, mandioca, rabanete, nabo, palmito, pera e pinha são indicados para fazer parte da sua dieta das cores, acarretando a renovação celular e a proteção do sistema imunológico, com melhorias na defesa do corpo a microrganismos externos.

Alimentos amarelos

O tom amarelo ou alaranjado, que indica que o alimento é rico em betacaroteno ou pró-vitamina A e vitamina C, é um indício para inúmeros benefícios, a exemplo da manutenção dos tecidos e dos cabelos, da ampliação da visão noturna e da atuação no metabolismo de gorduras. A vitamina C, por outro lado, participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

Alimentos desse grupo são: carambola, damasco, cenoura, abacaxi, pimentão amarelo, abóbora, ameixa, caju, laranja, limão-cravo, mamão, milho, nêspera, pêssego, manga, maracujá, melão, e tangerina.

Alimentos pretos ou roxos

Alimentos de coloração preta ou roxa contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença de vitamina B1. Nesse sentido, o grupo de alimentos pretos ou roxos, que inclui insumos como a jabuticaba, o feijão-preto, a berinjela, o figo, a uva, a alcachofra e o repolho roxo, é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. No entanto, a falta desse nutriente pode levar à perda brusca de apetite e à redução do peso.

Alimentos marrons

Os alimentos de cor marrom, em geral, são ricos em fibras. A dica é incluir esse grupo alimentar na sua dieta colorida, já que os insumos ajudam a regular o intestino, prevenir problemas, como prisão de ventre e até o câncer, controlar o colesterol, o diabetes e melhorar a flora intestinal.

As semestres oleaginosas, a exemplo da castanha, são fontes de mineral selênio e de vitamina E, que têm um efeito vasodilatador, anticoagulante, antioxidante e, ainda, atuam contra a fadiga. Alimentos desse grupo são: aveia integral, avela, pão integral, pinhão, amêndoas, amendoim, arroz integral, grão-de-bico, feijão, canela, castanha, centeio, cevada, lentilha, nozes, soja, tamarindo, trigo.

Alimentos verdes

O pigmento que define a cor deste grupo é a clorofila, considerada um potente energético celular. Alguns benefícios de insumos verdes são o aumento na oxigenação das células e a melhoria no metabolismo da energia. Além disso, os alimentos dessa tonalidade potencializam alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

Alimentos desse grupo são: abacate, quiabo, repolho, abobrinha, acelga, alface, salsa, agrião, couve, kiwi, ervilha, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, espinafre, limão, manjericão, pepino, rúcula e escarola.

Alimentos vermelhos

A cor vermelha nos alimentos é consequência do licopeno, um pigmento com ação semelhante ao betacaroteno, também presente nos alimentos pretos ou roxos. As qualidades dos alimentos avermelhados estão associadas à vitamina C (presente nos insumos amarelos ou alaranjados), que forma uma poderosa dupla com efeito antioxidante, colaborando na prevenção do câncer e do estresse.

Pertencem a esse grupo: goiaba, melancia, beterraba, caqui, cereja, framboesa, morango, nectarina, romã, tomate, pimentão e pitanga.

Neste texto, você aprofundou o conhecimento sobre nutrição aplicada à enfermagem, um encontro de duas áreas do saber, que proporciona uma melhor formação do técnico em enfermagem e de outros profissionais de saúde, ampliando o entendimento sobre a relação da dieta das cores com o bem-estar dos pacientes.

O artigo foi realmente interessante para você? Se sim, não perca outros materiais com conteúdos relevantes sobre disciplinas aplicadas à enfermagem. Siga, agora, as nossas redes sociais e receba informações em primeira mão. Estamos no Facebook e no Instagram!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rose
Visitante
Rose
1 ano atrás

Muito obrigado esse conteúdo Foi muito ultil para meu conhecimento

ytegner
Visitante
ytegner
1 ano atrás

Artigo muito bom

Mira
Visitante
Mira
7 meses atrás

Ótimo

5
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x