fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como os profissionais de saúde podem melhorar a saúde mental? Entenda aqui

O Setembro Amarelo é uma campanha comemorada todo ano, no dia 10 deste mês, com o intuito de conscientizar, prevenir e combater o suicídio, por ser uma situação que acomete milhares de pessoas no mundo inteiro. Entre os principais motivos, está a depressão. Porém, com o impacto da pandemia provocada pelo coronavírus, esse índice se tornou ainda mais preocupante. Por isso, é fundamental saber como melhorar a saúde mental dos profissionais de saúde.

O isolamento social, o medo de contágio e as perdas de pessoa queridas são motivos que têm levado a população a precisar cada vez mais de ajuda. Enquanto essa pressão só aumenta, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais precisam trabalhar nos seus limites físicos e psicológicos, considerando que estão na linha de frente, por meio de carga de trabalho elevada e exaustiva.

Dessa forma, é primordial adotar uma estratégia eficiente para superar esse desafio. Para ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo. Confira!

Qual é a importância da manutenção da saúde mental do trabalhador na área da saúde?

Como já foi dito, por fazer parte da linha de frente no combate à Covid-19, além de conviver com diversas situações estressantes que fazem parte do dia a dia de trabalho, é imprescindível que o profissional da saúde esteja fortalecido psicossocialmente para que possa exercer suas funções com equilíbrio e segurança. Para melhorar a saúde mental desses colaboradores, existem várias ações que podem ser implementadas. Veja algumas delas a seguir!

Promover o autocuidado

É necessário que o profissional saiba ter autocuidado para lidar com situações tão desgastante. Por exemplo, ele pode descansar entre os turnos de trabalho, fazer a pausa para almoço e café adequadamente, manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, ter momentos de lazer, estar em contato com familiares e amigos, entre outros.

É importante ressaltar que alguns profissionais estão impossibilitados de manter contato com pessoas queridas devido às chances de contaminação, tornando esse momento ainda mais complicado. Nesse caso, existe a possibilidade de utilizar a tecnologia, já que ela também proporciona várias formas de comunicação.

Evitar formas erradas de lidar com a ansiedade e o estresse

É fundamental evitar o uso de álcool e tabaco para conduzir com os problemas, já que essa prática pode causar vários problemas futuros. Existem várias formas de lidar com isso de maneira saudável, por exemplo, realizando meditação ou ioga, assistindo à série preferida, entre outras opções.

Buscar ajuda profissional

Apesar de existirem inúmeras alternativas para manter o estresse, a depressão e outros males sobre controle, em alguns casos, isso pode não ser suficiente. Então, caso sinta que a saúde mental está comprometida, é preciso procurar ajuda profissional. Afinal, existem muitas pessoas qualificadas no assunto disponibilizando consultas e apoio específico para quem precisa. Então, por que não aproveitar dessa oportunidade?

Como é possível ajudar os pacientes neste período?

Os profissionais da saúde são essenciais para ajudar os pacientes que sofrem com alterações psíquicas, visando à orientação e prevenção em relação às suas capacidades mentais. É muito comum que os pacientes se sintam inseguros, ansiosos e desconfortáveis emocionalmente durante a pandemia. E é imprescindível que a equipe responsável pelo seu cuidado esteja preparada para ajudá-lo a criar uma nova maneira de pensar e agir.

A conversa pode ser um fator relevante, considerando que, muitas vezes, essa prática pode ser mais eficaz do que o início de um tratamento. Entre as práticas mais utilizadas, está a conscientização sobre ações de prevenção ao suicídio, a análise do comportamento da pessoa atendida, o direcionamento para um profissional especializado etc.

Não existe um formato pronto de atendimento a ser aplicado pelo profissional da saúde. Por isso, é relevante que ele busque manter uma saúde mental equilibrada, aprimore-se sobre o tema e esteja disposto a ajudar seus pacientes.

Qual é a importância de o profissional da saúde preparar-se para lidar com instabilidade psicológica dos seus pacientes?

Os profissionais da área da saúde são um dos principais agentes no combate à pandemia causada pelo coronavírus. No entanto, para que o sucesso seja alcançado, é interessante que eles tenham boas condições física e mental. Com um dia a dia agitado, em meio a tantos desafios e responsabilidades, preparar-se para lidar com a instabilidade psicológica dos pacientes tornou-se algo elementar, já que assim fica mais fácil entender os comportamentos e sentimentos das pessoas e manter uma vida mais equilibrada.

Considerando o fato de os profissionais da saúde estarem diretamente envolvidos com as dores dos indivíduos que recebem os cuidados, buscar formas de como melhorar a saúde mental pode fazer toda a diferença. Veja seus principais benefícios.

Auxilia na superação das adversidades

Um bom suporte psicológico ajudar o profissional a entender melhor a si mesmo, questões que influenciam diretamente da rotina de trabalho. Esse cuidado ajuda a lidar com traumas, medos, inseguranças e demais conflitos mentais, abrindo oportunidades para uma vida mais integrada.

Gera um maior cuidado

É comum que, com tantos afazeres no dia a dia, o profissional da saúde deixe a própria saúde de lado, principalmente pela alta carga emocional que envolve os atendimentos, o que leva a um maior dano psicológico e à falta de motivação e produtividade no trabalho.

Ao cuidar da saúde mental, é viável melhorar o desempenho, já que, além de solucionar as suas próprias questões pessoais, o trabalhador conseguirá ajudar os pacientes de forma mais efetiva. Por exemplo, ele pode estar passando por uma situação semelhante à do seu paciente e não se abater por isso, além de propor as melhores alternativas para a situação em questão.

Aprimora o trato com os pacientes

É fundamental que os profissionais que fazem parte do ramo da saúde saibam lidar com seus pacientes da melhor maneira possível. Diante de tantas situações que integram a rotina, a necessidade de salvar vidas e demais, esse trato pode ser prejudicado. Ao manter um bom equilíbrio mental, fica mais fácil contornar esses problemas. Lembre-se de que esses agentes lidam com a dor e o sofrimento de terceiros, e ter uma mente sã vai contribuir efetivamente para a superação dos desafios pessoais e os do exercício da profissão.

Não há dúvidas de que a pandemia é um conflito novo para todos os profissionais da saúde. Para evitar que esse processo gere danos mentais irreversíveis, é primordial buscar as melhores formas de melhorar a saúde mental, que vai fortalecer o emocional dos colaboradores, que passam a estar mais dispostos e preparados a tratar seus paciente por meio de um método mais humanizado e acolhedor.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de novos assuntos!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luiz
Visitante
Luiz
1 ano atrás

Não é de hoje que estes profissionais da saúde vem fazendo um ótimo trabalho. Por mais que tenha um e outro problema a maioria dos Funcionários são super competentes. Quando envolvem os problemas de saúde mental que atenção a empatia é fundamental a importância de um bom atendimento é muito significativo para recuperação do paciente. Informação e conhecimento sobre saúde mental como medida preventiva também é outro aspecto que vale a pena ser citado. Pensando, neste sentido, eu venho fazendo minha parte tentando ajudar pessoas escrevendo artigos relacionando caso tenha interesse venha conferir segue o link: https://akitabem.com.br/mental/

2
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x