fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Trabalho e vida pessoal do técnico em enfermagem: como conciliar os dois?

Conciliar trabalho e vida pessoal é um grande desafio para muitos técnicos em enfermagem, tendo em vista a rotina intensa e corrida desses profissionais.

No entanto, saber manter o equilíbrio entre essas áreas, organizá-las e oferecer a dedicação necessária a cada uma é muito importante para ter uma qualidade de vida melhor e preservar a saúde — tanto a física quanto a psicológica.

Apesar de não ser uma tarefa simples, existem algumas estratégias que podem ser implementadas para facilitar esse processo. Confira!

Saiba dizer não

Em alguns momentos, seja no trabalho ou na vida pessoal, por falta de uma negativa necessária e não dada, você pode perder um tempo valioso. Um exemplo envolve aceitar a execução de tarefas além das delegadas a você sem que isso seja acordado com antecedência.

É importante saber dizer não em situações como essa para que você consiga equilibrar suas atividades e concluir todas dentro do que foi planejado, sem precisar comprometer seus dias de folga.

Planeje seus horários

Planejar seus horários e manter uma disciplina pode contribuir bastante nessa busca pela conciliação entre trabalho e vida pessoal. Por isso, defina uma rotina diária para cumprir suas atividades profissionais e obrigações e ainda ter um tempo com sua família.

Para isso, tenha sempre em mente quais são as suas tarefas e dê prioridade conforme o grau de necessidade, o que vai manter sua agenda controlada.

Busque o equilíbrio

Nada em excesso traz os resultados esperados. Isso significa que é necessário entender como equilibrar as mais variadas áreas da sua vida, de modo a evitar que os exageros se tornem prejudiciais.

Esse é um processo que você vai se desenvolvendo aos poucos, sendo que, no começo, é mais difícil encontrar esse ponto de equilíbrio. Assim, saiba que esse será um desafio diário.

Cuide da sua saúde e alimentação

Os técnicos de enfermagem dedicam tantas horas da sua vida em prol do cuidado com os pacientes que, muitas vezes, esquecem de cuidar da própria saúde. Não cometa esse erro: ao sentir algum sintoma suspeito, não deixe de procurar a ajuda de um médico. Seu trabalho é importante, mas, sem uma saúde perfeita, não será possível executá-lo com eficácia.

Além disso, seus pacientes e familiares querem vê-lo sempre saudável, não é mesmo? Assim, busque manter uma alimentação balanceada, beba muita água, pratique exercícios físicos e não se esqueça de dormir a quantidade de horas necessárias para o seu corpo descansar.

Separe um tempo para você

Apesar de ter que cumprir com suas obrigações profissionais e pessoais, saiba que é importante reservar um tempo só para você. Dê uma pausa no dia ou na semana para refletir, fazer novos planos e tomar decisões, entre outras coisas.

Além disso, é possível aproveitar esse momento para se divertir, passear com a família, viajar, ouvir música ou assistir àquele filme que você tem adiado há muito tempo. Esse é o momento ideal para passar com aquelas pessoas que você ama e com as quais se importa!

Assim, fica claro que é possível equilibrar trabalho e vida pessoal, não é? Então, não espere mais para colocar essas dicas em prática. Afinal, viver só em função da carreira pode gerar consequências graves para a sua integridade física e mental e prejudicar suas relações interpessoais.

Sem equilíbrio, é praticamente impossível ter sucesso em todas as áreas da vida. Por esse motivo, se atente mais a esses pontos e tome os cuidados necessários, pois você merece ser muito feliz!

Quer entender um pouco mais sobre a carreira de técnico em enfermagem? Então, aproveite para baixar o nosso guia de profissões com as principais áreas de atuação do técnico em enfermagem e esclareça suas principais dúvidas!

Técnico em Enfermagem
Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Dienifer da Silva Nascimento
Visitante
Dienifer da Silva Nascimento
3 anos atrás

Muito bom! Gostei muito das dicas.

2
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x