fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Vagas de técnico em enfermagem: veja em quais áreas e lugares trabalhar depois do curso

Procurar vagas de técnico em enfermagem, ao concluir os estudos, nem sempre é uma tarefa fácil, visto que muitas pessoas não sabem onde devem fazer essa busca e em quais as áreas de atuação são possíveis de ingressar. Esse é um momento de muita incerteza, afinal é o início de uma nova etapa: a era pós-curso, de muita expectativa quanto ao êxito da colocação profissional no mercado de trabalho.

Pensando em ajudá-lo nessa jornada, preparamos este artigo para que descubra onde é possível encontrar vagas de técnico em enfermagem. Vamos lá?

Veja em quais lugares é possível trabalhar sendo técnico em enfermagem

O profissional técnico em enfermagem pode trabalhar em diversos locais que contemplem a área da saúde e auxiliem no bem-estar dos pacientes. Confira alguns deles:

  • clínicas;
  • laboratórios;
  • trabalhos em casa (cuidador ou home care);
  • hospitais.

Em todos esses lugares, o profissional de saúde pode auxiliar o trabalho do enfermeiro e do médico. Entre as atribuições mais requisitadas, estão: aplicar injeções e vacinas no enfermos, colher sangue e outros materiais para análise, ajudar na locomoção das pessoas, preparar medicamentos e administrá-los etc.

Confira onde encontrar vagas de técnico em enfermagem

É notório que, quando se termina um curso, a primeira coisa que vem em mente é: “e agora, onde eu vou procurar vagas de técnico em enfermagem?” Essa é uma pergunta muito comum entre todos os profissionais. Mas calma! Para que não entre em desespero nessa nova etapa da sua vida profissional, veja, a seguir, como é possível encontrar seu emprego dos sonhos!

Sites de oferta de vagas

Na hora de buscar por vagas de técnico em enfermagem, saiba que os sites de oferta de emprego podem ser um grande aliado nesse momento, como é o caso do Catho, Infojobs, Linkedin, Cia de Talentos, Vagas. Dessa forma, se você fizer uma simples busca na internet, é possível encontrar esses e outros portais que contemplam várias oportunidades.

Entretanto, fique atento, pois existem sites que são específicos para vagas na área de saúde. Então, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada na web para encontrar o emprego ideal.

Networking

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em networking. Essa é uma ótima estratégia para conseguir uma boa colocação profissional. Isso porque ela é uma forma fazer contatos com pessoas da sua área de atuação, seja por meio de workshops, congressos, eventos ou conversas com amigos.

A partir disso, você consegue criar um elo com outros profissionais e se torna conhecido no ramo, e assim fazer com que o mercado de trabalho lembre-se de você na hora que surgir uma oportunidade que se encaixe ao seu perfil. Portanto, não se esqueça de, sempre trocar contatos e ter uma boa relação com todos os profissionais próximos a você, esta pessoa pode ajudá-lo a conquistar um cargo na enfermagem no futuro.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas aliadas na otimização da busca por emprego. Isso porque, cada vez mais, as empresas investem nesse tipo de comunicação para divulgar a si e as vagas em aberto. Por isso, a dica é: siga todos os perfis das empresas em que deseja trabalhar e dos portais de emprego da sua região. Assim, você saberá, em primeira mão, de todas as oportunidades que a organização divulgar.

Descubra quais são as áreas de atuação desse profissional

Como vimos anteriormente, as vagas de técnico em enfermagem podem ser encontradas de diferentes formas. Contudo, para que consiga achar uma no seu perfil, é preciso que tenha em mente o que você quer e o que não quer, quais são as principais áreas de atuação profissional. Então, continue a leitura!

Enfermagem geriátrica

Na enfermagem geriátrica, o profissional de saúde é responsável por fornecer cuidados básicos à saúde do idoso, como ajudar na higiene pessoal, alimentação, locomoção, entre outros procedimentos. Entretanto, antes de iniciar o trabalho, é fundamental que o técnico saiba como estão as condições emocionais, físicas e mentais dos pacientes, para que ele possa executar as atividades de forma correta.

Saúde da família

Quem trabalha na saúde da família faz visitas nas casas das pessoas para avaliar como está a qualidade de vida dos moradores da residência. Entre as atividades que os técnicos de enfermagem promovem nos lares, estão: monitoramento da glicose e aferição da pressão arterial. A partir de uma triagem, eles encaminham os enfermos para uma unidade de saúde pública.

Enfermagem em infectologia

Aqui, os profissionais de saúde trabalham diretamente com pessoas que têm alguma doença infecciosa. Esses técnicos em enfermagem, geralmente, estão alocados em clínicas e hospitais, onde buscam deixar os doentes isolados dos outros pacientes. Além disso, prezam pelo cuidado na hora de passar as orientações sobre as visitas e os materiais de proteção que devem ser utilizados.

Materno infantil

Com atuação em hospitais e clínicas do setor materno infantil, os técnicos tendem a ser responsáveis por monitorar as gestantes, trazendo orientações sobre como deve ser feito o aleitamento materno, além de dar instruções sobre os cuidados necessários com os recém-nascidos. Isso torna seu trabalho fundamental para ajudar os médicos e enfermeiros nas emergências obstétricas e na UTI neonatal.

Assistência em urgência e emergência

Na urgência, ocorre um evento grave, no qual o paciente precisa de atendimento para que não venha a morrer. Já na emergência, temos um evento gravíssimo, que precisa de atendimento rápido.

Independentemente da situação, o técnico deve prestar assistência aos demais profissionais, ao ajudá-los a fazer curativos e realizar o monitoramento dos sinais vitais dos enfermos, assim como aplicar medicamentos, transportar os pacientes etc.

Enfermagem médico-cirúrgico

Os técnicos de enfermagem tem um papel muito importante no centro cirúrgico, visto que é nesse local que eles auxiliam os demais profissionais de saúde a realizarem os procedimento com excelência. Entre suas atribuições, estão:

  • ver se o sistema de gases está funcionando corretamente;
  • organizar a sala de operação;
  • registrar os dados dos pacientes nos prontuários;
  • dar assistência ao anestesiologista e ao enfermeiro;
  • ajudar no transporte do enfermo na maca até a sala de cirurgia, entre outros.

Ao descobrir quais são os lugares e as áreas de atuação do profissional de saúde, você consegue encontrar as melhores vagas de técnico em enfermagem, para que consiga ingressar na profissão de forma efetiva. Por isso, não se esqueça de ver em qual setor pretende trabalhar e busque um bom curso para aprimorar seus conhecimentos.

Quer entender melhor sobre como é possível ingressar na profissão de técnico em enfermagem? Então, entre em contato conosco e descubra o que temos para lhe ofertar! Esperamos por você!

Técnico em Enfermagem
Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
María Xislis Gomes pessoa
Visitante
María Xislis Gomes pessoa
2 anos atrás

Boa noite estou aprocura de trabalho sou formada em técnica de enfermagem

2
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x